Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tiro meu pc da tomada e ele não liga mais


Posts recomendados

Olá, hoje desliguei meu computador, e retirei a tomada do filtro de linha para colocar o carregador do meu notebook, porém, quando coloquei a tomada de volta, o computador não ligava mais, fiz todos os tipos de teste possíveis, limpar memória RAM, verificar os cabos, tirar bateria da BIOS e etc, porém, o computador não ligava, descansei por um tempinho para ver se ele voltava a funcionar, mas o problema não foi resolvido, ele voltou a funcionar só agora às 17:40, o problema se iniciou às 12:30, penso que é a fonte por ela ser uma fonte de 200w genérica, porém, minhas configurações são bem fracas e tenho essa fonte a 3 anos e só veio dar esse problema agora, se alguém souber do assunto e puder me explicar o que pode ser agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, só podemos supor e dar dicas. São inúmeras possíveis causas: tomada, extensão, filtro de linha, cabo do PC, fonte, botão LIGA/DES, cabo do botão à placa, conexão ruim ou mal encaixada, defeito na entrada de energia da placa (ver se tem capacitores estufados). É por aí os caminhos por onde começar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu já passei por alguns casos assim e é como descrito acima, são muitas possibilidades:

Uma vez o problema era o plug da tomada que estava oxidado e não deu contato para passar a energia, nesta primeira vez foi na parede, resolvi trocando a tomada, numa outra vez era no plug do computador, ficou preto e raspei com uma faca.

Numa outra situação, quando ligava na tomada acendia o LED da placa-mãe mas, ao acionar o botão o PC não ligava, levou um bom tempo para descobrir que os terminais do botão de ligar e desligar estavam oxidados e num outro evento simplesmente o fio do chicote deste botão se rompeu por dentro.

Teve também uma vez que o sensor de temperatura no processador pifou e a máquina não ligava, esse deu uma dor de cabeça, foram dois dias testando com multímetro até chegar no sensor.

Na questão da fonte em si, tem um método para testar fora do computador, ou pelo menos com os fios desencaixados da placa-mãe, eu não me lembro mais como é mas, bastava jampear dois fios que a fonte ligava ou não ligava como deveria, se pesquisar no google tem as dicas, eu até comprei um testador de fonte que fazia este trabalho e mostrava uma tela com as tensões.

Também me deparei com inúmeros problemas na placa-mãe como trilhas rompidas, curto e capacitores estufados.

Já tive casos de componentes ou periféricos como leitor de CD, monitor, teclado e até mesmo o mostrador de velocidade impedirem de ligar por algum motivo e para chegar no problema o pessoal aqui do CDH me aconselhou a desconectar tudo e ir inserindo um a um e tentando ligar, até chegar ou identificar o motivo.

Hoje em dia eu tenho quase tudo em pares ou de reserva, ai fica fácil e rápido identificar tirando um e pondo o outro.

Você tem que ter uma boa disposição para investigar estas muitas possibilidades.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/04/2023 às 18:21, Mega Blaster disse:

Bom, só podemos supor e dar dicas. São inúmeras possíveis causas: tomada, extensão, filtro de linha, cabo do PC, fonte, botão LIGA/DES, cabo do botão à placa, conexão ruim ou mal encaixada, defeito na entrada de energia da placa (ver se tem capacitores estufados). É por aí os caminhos por onde começar.

Tomada não é pois eu sai testando em todas as tomadas da casa para ver se ligava e não funcionou, cabo do pc eu ja troquei e continuou com o problema, filtro de linha tá ok e é de qualidade boa, extensão não uso, botão de ligar pode ser uma das causas pois ele tá meio frouxo, os cabos estão muito bem encaixados e foi uma das primeiras coisas q eu fui verificar, capacitores estufados tambem pode ser, só não sei como identificar, vou dar uma pesquisada aqui e volto com a resposta

Em 25/04/2023 às 21:27, Pincipi disse:

Eu já passei por alguns casos assim e é como descrito acima, são muitas possibilidades:

Uma vez o problema era o plug da tomada que estava oxidado e não deu contato para passar a energia, nesta primeira vez foi na parede, resolvi trocando a tomada, numa outra vez era no plug do computador, ficou preto e raspei com uma faca.

Numa outra situação, quando ligava na tomada acendia o LED da placa-mãe mas, ao acionar o botão o PC não ligava, levou um bom tempo para descobrir que os terminais do botão de ligar e desligar estavam oxidados e num outro evento simplesmente o fio do chicote deste botão se rompeu por dentro.

Teve também uma vez que o sensor de temperatura no processador pifou e a máquina não ligava, esse deu uma dor de cabeça, foram dois dias testando com multímetro até chegar no sensor.

Na questão da fonte em si, tem um método para testar fora do computador, ou pelo menos com os fios desencaixados da placa-mãe, eu não me lembro mais como é mas, bastava jampear dois fios que a fonte ligava ou não ligava como deveria, se pesquisar no google tem as dicas, eu até comprei um testador de fonte que fazia este trabalho e mostrava uma tela com as tensões.

Também me deparei com inúmeros problemas na placa-mãe como trilhas rompidas, curto e capacitores estufados.

Já tive casos de componentes ou periféricos como leitor de CD, monitor, teclado e até mesmo o mostrador de velocidade impedirem de ligar por algum motivo e para chegar no problema o pessoal aqui do CDH me aconselhou a desconectar tudo e ir inserindo um a um e tentando ligar, até chegar ou identificar o motivo.

Hoje em dia eu tenho quase tudo em pares ou de reserva, ai fica fácil e rápido identificar tirando um e pondo o outro.

Você tem que ter uma boa disposição para investigar estas muitas possibilidades.

entendo, fico com medo de fazer teste com fonte, pois eu preciso do computador para estudar, e se acontecer alguma coisa eu não poderei arranjar outro computador ou fonte tão cedo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!