Ir ao conteúdo

As memórias RAM tem que ser do mesmo lote/kit para o sistema ficar estável?

Ir à solução Resolvido por franciscaum,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Eu tenho dois pentes de memória RAM, cada um de 8gb, ambos da mesma fabricante e com a mesma frequência; contudo, o meu computador fica instável em jogos multiplayer que requerem muito processamento. Problemas com  CPU e GPU estão descartados. O que há de diferente é que esses pentes não são do mesmo lote/kit, e, provavelmente, não têm o mesmo chip. Isso é fato suficiente para provocar stuttering nos jogos? Ou não é bem assim?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não deveria ser, tem gente com 2 memórias de marcas difeferentes, até especificações diferentes usando sem problemas.

Tentou remover os drivers e baixar novamente?

• Curtir 1
Postado

Olá, boa tarde.

Sim, pode haver instabilidades por não serem do mesmo lote, as vezes sendo exatamente o mesmo modelo pode vir com chips diferentes mas com as mesmas espcificações e isso dependendo da placa-mãe e processador pode ocasionar em instabilidades, uma coisa que daria pra fazer é deixar esse sistema com uma memória e estável e fazer a atualização de BIOS para ver se melhora.

11 minutos atrás, Pedroou disse:

Não deveria ser, tem gente com 2 memórias de marcas difeferentes, até especificações diferentes usando sem problemas.

Tentou remover os drivers e baixar novamente?

Depende bastante, isso pode acontecer, se pegar a 1 geração Ryzen por exemplo que era bem sensível a memórias e isso era até que comum de acontecer.

Pórem essa situação do @Josué Éusojpode não ser algo da memória RAM, ai fica a pergunta também, essas instabilidade é apenas stuturings? Ou está ocorrendo telas azuis e outros programas apresentando problemas?

• Curtir 1
Postado

@Alisson Henrique Sonntag

1 hora atrás, Alisson Henrique Sonntag disse:

Olá, boa tarde.

Sim, pode haver instabilidades por não serem do mesmo lote, as vezes sendo exatamente o mesmo modelo pode vir com chips diferentes mas com as mesmas espcificações e isso dependendo da placa-mãe e processador pode ocasionar em instabilidades, uma coisa que daria pra fazer é deixar esse sistema com uma memória e estável e fazer a atualização de BIOS para ver se melhora.

Depende bastante, isso pode acontecer, se pegar a 1 geração Ryzen por exemplo que era bem sensível a memórias e isso era até que comum de acontecer.

Pórem essa situação do @Josué Éusojpode não ser algo da memória RAM, ai fica a pergunta também, essas instabilidade é apenas stuturings? Ou está ocorrendo telas azuis e outros programas apresentando problemas?

Não ocorreram telas azuis, nem outros problemas, até o presente momento.

• Solução
Postado

fala Josue! 🙂

tudo beleza?

qual sua placa-mãe?:

instalou em quais slots as memórias?

manda foto ai pra gente ver, passa o modelo da placa,

as vezes coloca em slots não indicados pelo fabricante, geralmente é alternado.

abraço

• Obrigado 1
Postado
11 horas atrás, franciscaum disse:

fala Josue! 🙂

tudo beleza?

qual sua placa-mãe?:

instalou em quais slots as memórias?

manda foto ai pra gente ver, passa o modelo da placa,

as vezes coloca em slots não indicados pelo fabricante, geralmente é alternado.

abraço

Eu tenho uma placa-mãe Aorus B550, e, de fato, eu li no manual que os pentes deveriam ser encaixados nos slots A2-B2, e eles estavam nos A1-B1. Alterei os slots, e melhorou muito a performance.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...