Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As memórias RAM tem que ser do mesmo lote/kit para o sistema ficar estável?


Ir à solução Resolvido por franciscaum,

Posts recomendados

Boa tarde!

 

Eu tenho dois pentes de memória RAM, cada um de 8gb, ambos da mesma fabricante e com a mesma frequência; contudo, o meu computador fica instável em jogos multiplayer que requerem muito processamento. Problemas com  CPU e GPU estão descartados. O que há de diferente é que esses pentes não são do mesmo lote/kit, e, provavelmente, não têm o mesmo chip. Isso é fato suficiente para provocar stuttering nos jogos? Ou não é bem assim?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, boa tarde.

Sim, pode haver instabilidades por não serem do mesmo lote, as vezes sendo exatamente o mesmo modelo pode vir com chips diferentes mas com as mesmas espcificações e isso dependendo da placa-mãe e processador pode ocasionar em instabilidades, uma coisa que daria pra fazer é deixar esse sistema com uma memória e estável e fazer a atualização de BIOS para ver se melhora.

11 minutos atrás, Pedroou disse:

Não deveria ser, tem gente com 2 memórias de marcas difeferentes, até especificações diferentes usando sem problemas.

Tentou remover os drivers e baixar novamente?

Depende bastante, isso pode acontecer, se pegar a 1 geração Ryzen por exemplo que era bem sensível a memórias e isso era até que comum de acontecer.

Pórem essa situação do @Josué Éusojpode não ser algo da memória RAM, ai fica a pergunta também, essas instabilidade é apenas stuturings? Ou está ocorrendo telas azuis e outros programas apresentando problemas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alisson Henrique Sonntag

1 hora atrás, Alisson Henrique Sonntag disse:

Olá, boa tarde.

Sim, pode haver instabilidades por não serem do mesmo lote, as vezes sendo exatamente o mesmo modelo pode vir com chips diferentes mas com as mesmas espcificações e isso dependendo da placa-mãe e processador pode ocasionar em instabilidades, uma coisa que daria pra fazer é deixar esse sistema com uma memória e estável e fazer a atualização de BIOS para ver se melhora.

Depende bastante, isso pode acontecer, se pegar a 1 geração Ryzen por exemplo que era bem sensível a memórias e isso era até que comum de acontecer.

Pórem essa situação do @Josué Éusojpode não ser algo da memória RAM, ai fica a pergunta também, essas instabilidade é apenas stuturings? Ou está ocorrendo telas azuis e outros programas apresentando problemas?

 

Não ocorreram telas azuis, nem outros problemas, até o presente momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, franciscaum disse:

fala Josue! 🙂

tudo beleza?

 

qual sua placa-mãe?:

instalou em quais slots as memórias?

manda foto ai pra gente ver, passa o modelo da placa,

as vezes coloca em slots não indicados pelo fabricante, geralmente é alternado.

 

abraço

Eu tenho uma placa-mãe Aorus B550, e, de fato, eu li no manual que os pentes deveriam ser encaixados nos slots A2-B2, e eles estavam nos A1-B1. Alterei os slots, e melhorou muito a performance.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!