Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Recentemente temos conversado no sub-fórum Eletrônica a respeito de vestíveis e materiais tais como linhas ou tecidos condutivos.

Encontrei um vídeo que paga um tópico:

O projeto é um Instructable.

Com tudo isso, essa linha condutiva ainda me é intangível. @ricaardo, eu estava a procurar um vídeo que centrasse no manuseio dela, nas suas características como insumo.

Update

Outro projeto @.if, batida do som numa matriz rítmica vestível de LEDs RGB, acendendo à altura do abdômen, por baixo da camiseta:

Screenshot_20230505-130756.jpg.54318f00a60a2f4f82069003a3e54e50.jpg

Link para vídeo em russo

Obs.: cada LED está em módulo de LilyPad.

• Membro VIP
Postado

Da hora... Será que existe caneta com tinta condutiva para tecidos? (não googlei) ; Se durar um carnaval tá bom 🤪

• Membro VIP
Postado

@Thiago Miotto , são todos produtos diferentes.

Aquela linha para LilyPad é de "cabelos" (fibra) de aço inoxidável. O primeiro tecido que você apontou é tingido com material condutivo que não é um metal comum tal como cobre ou prata. E essa fita que você achou no Aliexpress, o anúncio chega a afirmar que é de chumbo, mas também diz ser de cobre.

Acredito que os vídeos que abriram o tópico estão usando a linha de aço.

Esse vídeo seguinte exemplifica o trabalho de costura:

• Membro VIP
Postado

Me fez lembrar... Há algumas décadas atrás tinha 'sucatinhas' de rádios, tvs e afins a válvula. Haviam bobinas de fi com fios trançados tipo H7932ffeff1604d2f855245fb7e36e004o.jpg

Nota-se a espessura dos filamentos o que o tornaria algo como uma linha condutiva bem flexível e bem durável à dobras e redobras constantes. Algo como...

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

"cabelos" (fibra)

... de cobre.

ok ... um comentário tradicionalmente meio (ou inteiramente) bobo e semi inútil mas me deu vontade relativizar o passado sempre presente .🤪

• Membro VIP
Postado

@.if, na verdade seu comentário foi muitíssimo oportuno. O seguinte rádio tem uma bobina de "linha":

256141196_Screenshot_20230507-1544333.jpg.8f2c60404f2092d53c7195074f9239a6.jpg

Tenho na sucata! Vou olhar...

A tal bobina parece "antena de loop para ondas médias".

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!