Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu computador atual é um Ryzen 5 5600g com SSD M.2 de 1tera. Tenho uma fonte slim de 300w. 

Atualmente o micro só funciona com um par de memórias DDR4 2400 de 4gb cada. Se eu coloco o par DDR4 3200 de 8gb cada não dá vídeo. Pode ser a fonte?

• Solução
Postado

@Valter45 Improvável ser fonte.

Ryzen costuma ser chato com RAM,  uso um 2990wx e esse aprendizado me deu alguns cabelos brancos.

O que eu faria... Primeiro certifique-se que todos pentes são iguais etc... não misture o 4gb e 8gb aquela coisa toda...

Instale primeiro 1 pente de 3200, confirme no manual o banco certo para esse pente, veja se da o post.

Se deu, instale o outro de 3200, confirme, se não deu o post... retire ele, confirme o XMP da memória e veja quais frequências tem disponíveis, tente da mais baixa e suba até onde vai.

O que eu acho que pode ser... Ryzen costuma ser chato com ram pois a velocidade da ram é atrelada a um monte de coisas, pode ser que o controlador de memória não tenha tensão suficiente para carregar 2 pentes, um OC resolveria... Para ter uma info a mais, confirme o QVL da sua placa-mãe e veja se sua memória está ali.

Postado

@Rolf William Gewers Já consegui fazer o Ryzen funcionar com esses pentes, dois Jazer 3200 MHz de 8gb cada. Mas agora não funcionam mais. As memórias estão boas, funcionam muito bem com o sistema antigo que era um Pentium g4560.

Agora não carrega nem um pente.

@Gabriel Torres Estou usando esse tutorial.

Obrigado.

Postado

Realmente o problema estava na tensão de alimentação. Um pente funcionava a 2666 com tensão de alimentação de 1,2v o outro pente só funciona a 1,35v, a 3200. Com o primeiro pente liguei o xmp, e acertou as frequências e tensões.

O tópico pode ser fechado.

Obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!