Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, hoje ao desmontar um PC com MB LGA 775 tive que desmontar o CoolerBOX Intel  e aí as "pernas" no encaixe da trava  saíram , calculo que foi ressecamento do material.

Dei uma olhada na Internet para repor essas travas mas ví que elas são muito diferentes do material original e calculo que não passem pela furação original na MB.

Por outro lado encontrei outro Cooler aquí comigo, mas de um PC Dell, acontece que esses Coolers são feitos sob medida para uma furação diferente(mais finas, e tem um sistema de molas para dar aperto).

Tenho também um "back plate" que encaixa perfeitamente e serve para aparafusar esse Cooler Dell.

Perguntas:

1) Tem algum fornecedor em São Paulo que tenham essas travas desse tipo de Cooler BOX, mas que cobre um preço razoável e tenha boa qualidade, já que estão cobrando preço de Cooler novo nesses kits de travas

2) O problema do "back plate" que eu tenho é que ele é metálico e já ví que na MB tem muitos contatos(devem ser de capacitores soldados, ficam uns "espetinhos") na região, então suponho que tenha que isolar da placa-mãe, mas fiquei em dúvida do material que posso usar.Pelo amor de deus, não digam que é fita isolante !

3) Por fim, alguém tem sugestão de alguma "gambiarra" a ser feita para fixar o bloco do CoolerBOX e seja confiável?

Postado

@PedraX Eu já arrumei muito cooler intel trocando a trava por um parafuso com porca a arruelas, acredito que 4 parafuso comum de 3/32 x 1" ou M3x30mm já resolve e se acha fácil em casa de parafuso, arruma também arruelas plásticas pra isolar o parafuso da placa-mãe e na hora de apertar aperta em cruz pra garantir que a pasta térmica espalhe por igual.

Fica melhor que o cooler original pois o parafuso consegue dar alguma pressão no cooler, e não solta durante o transporte do gabinete, só não exagera no aperto pra não empenar a placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

Desconheço algum fornecedor, e é bem provável que ninguém trabalhe com isso. Um cooler box custa cerca de R$ 15,00 ou menos, de tão descartável.

Seria mais viável financeiramente comprar outro ao invés de tentar reparar um. Você pode até encontrar a peça que quebrou, mas foi removida de outro cooler box.

Geralmente o backplate vem com um material plástico para isolar. Se não vem, é porque foi projetado para ser instalado sem entrar em contato (com standoff).

A chance do cooler se soltar fazendo alguma gambiarra enquanto em uso é grande. 

Postado
1 hora atrás, Razzee disse:

Geralmente o backplate vem com um material plástico para isolar.

Esse que eu tenho não vem com isolamento.

1 hora atrás, Razzee disse:

A chance do cooler se soltar fazendo alguma gambiarra enquanto em uso é grande. 

Estou olhando para a MB e o Cooler, notei que os pedaços que quebraram-quebraram duas bem em uma das diagonais( é aquela parte branca que serve mais como um tipo de bucha para tirar a folga entre o furo e a haste preta central que é pressionada para baixo ao girar as travas) apenas preenchem a folga do furo, então estou pensando em usar um pedacinho de bucha comum, dessas de parafuso de parede.

Medí no paquímetro e parece que o furo é de 3,5mm, vou usar metade de uma bucha de 5mm.

Amanha posto se conseguí algum resultado.

Postado
6 minutos atrás, PedraX disse:

Esse que eu tenho não vem com isolamento.

Estou olhando para a MB e o Cooler, notei que os pedaços que quebraram-quebraram duas bem em uma das diagonais( é aquela parte branca que serve mais como um tipo de bucha para tirar a folga entre o furo e a haste preta central que é pressionada para baixo ao girar as travas) apenas preenchem a folga do furo, então estou pensando em usar um pedacinho de bucha comum, dessas de parafuso de parede.

Medí no paquímetro e parece que o furo é de 3,5mm, vou usar metade de uma bucha de 5mm.

Amanha posto se conseguí algum resultado.

Te entendo, porque essa presilha de plástico é um lixo completo, independentemente do cooler, se é stock ou aftermarket.

Esse cooler é do computador de um cliente? Nesse caso, eu evitaria ao máximo fazer uso de alguma gambiarra. Se der problema eventualmente, ele vai falar mal de você.

O cooler box custa R$ 15,00 em média e imagino que qualquer loja de informática de esquina tenha um monte sobrando. 

Postado
7 minutos atrás, Razzee disse:

Esse cooler é do computador de um cliente? Nesse caso, eu evitaria ao máximo fazer uso de alguma gambiarra.

Tem toda razão, mas como existe uma certa pressa vou testar, ciente que pode dar problema. Acredito que a buchinha vai dar certo, porque cada peça tem duas perninhas e nos dois casos sobrou uma delas, então a bucha é só para "prensar o pino central e a montagem é fora do gabinete, tive a pachorra de desmontar tudo e então quando montar o cooler vai ser tudo bem visível e controlado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...