Ir ao conteúdo

Datasheet de LR44 (A76) muRata

Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Não estou sabendo ler completamente este simples datasheet de uma pilha LR44.

1) O eixo X para a curva de descarga, está em que?

Cf. "update 2" (abaixo).

2) Por que os 108 mAh divergem dos 120 mAh?

Estou presumindo: 120 mAh é a capacidade nominal, enquanto 108 mAh é um número de capacidade mínima obtido em teste, com 4.7 KOhms de carga, parando-se o teste aos 0.9V.

3) Por que os 0.9V divergem dos 1.1V?

Estou presumindo: "0.9V" foi um critério para o teste de descarga padrão, com a carga de 4.7 KOhms, e para informação nominal; enquanto "1.1V" foi o benchmark encontrado no teste arbitrário com 200 Ohms de carga por 5s.

4) O que é OCV?

Tensão em circuito aberto.

5) O que é CCV?

Tensão em circuito fechado.

Estou presumindo: quando nova, essa LR44 da muRata deve ser capaz de segurar tensão em 1.1V por 5s, caso o circuito seja fechado com carga de 200 Ohms. Seriam 5.5 mA (6 mW).

Update 

Para ilustrar o tópico, temos curvas de descarga de "amarelinhas" AA:

Screenshot_20230513-175145.jpg.988b9d009d15281f0143238af825eccb.jpg

Fonte: Datasheet

Update 2

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

1) O eixo X para a curva de descarga, está em que?

Está em horas mesmo! O gráfico considera uma carga de 4.7 KOhms, então aos 1.6V arredondados iniciais, do teste, estarão sendo drenados apenas 340 uA aprox.

Screenshot_20230513-182414.jpg.63905702a9cb027ed424ee30a328cb00.jpg

Aos 1.2V arredondados finais, do teste, serão apenas 255 uA aprox. Nesse "ritmo" (nesta carga) a LR44 da muRata vai durar umas 430 horas, e morrer de vez.

@PedraX, você pode medir a corrente de consumo da sua calculadora. Um multímetro comum dá conta.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

A pilha LR44 foi desenhada para baixa descarga e longa vida, o teste de 4k7 corresponde a 300uA de consumo médio. Um exemplo típico de aplicação é o relógio dos computadores, a pilha aguenta anos. 

120mAh e 108mAh corresponde ao valor típico e ao mínimo garantido. Não é um produto de precisão. Também tem que entender que a capacidade da bateria leva em consideração a taxa de descarga. Quanto mais lenta for mais carga consegue entregar. A curva da pilha AA mostra bem isso. Com 250mA suporta 2,5 horas. Se fosse linear com 1/5 de carga aguentaria 2,5h x 5 = 12,5h e o gráfico indica 18h. 

O teste com 200R por 5s indica desempenho em breve sobrecarga. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...