Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

hd com zumbido ao encostar na mesa


Posts recomendados

Meu HD é mt antigo, é do meu primeiro PC daqueles da casa bahia e ele fica com um zumbido/barulho ao encostá-lo em uma superfície. Isso acontece desde sempre, mas achei q era por causa do gabinete antigo.

 

Quando eu estava sem gabinete eu deixava o HD em um pedaço de papelão em cima da mesa e o barulho ainda continuava, ao tirá-lo da mesa o barulho parava, a mesma coisa ocorre agora quando eu levanto o gabinete novo da mesa. A única solução foi colocar uma borracha de escola em um dos pés do gabinete, mas ainda sim fica fazendo um barulho de estalo (baixo, como se você fizesse o barulho com a língua) q parecer se sincronizado (da um tá-tá-tá (3x) e para, dps volta).

 

Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Semnet Cara, HD é uma peça mecânica, tem discos rodando e cabeças de leitura.

Geralmente barulhos no HD indicam problemas, e isso pode causar perda de dados.
Esse barulho quer comentou (tá, Tá, Tá) geralmente é a cabeça que está batendo e isso é um perigoso indicio de problemas. Geralmente sem solução.

FAÇA O BACKUP DAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES IMEDIATAMENTE.

Recomendo primeiramente trocar por um SSD. Você vai ter um ganho inimaginável de velocidade no seu PC.
Também sugiro rodar CrystalDiskInfo para verificar se há algum indicio de falha. pois HD com esses barulhos, podem parar a qualquer momento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Semnet Bom dia

 

Como o colega acima falou, HD é um item que possui peças mecânicas e se bem cuidados pode durar ano, porém um dia ele vai apresentar problemas e quando o PC apresenta muitos travamento mais que o normal ou ruídos (tec, tec, tec) então o HD pode morrer uma hora ou outra.

Recomendo fazer backup o mais rápido possível e fazer sua troca de preferência por um SSD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Considerando que seu único problema é o barulho, você tem dois caminhos a seguir; tentar suprimir o som ou tentar disfarçar o som.

O modo mais radical de eliminar o som é trocar por um SSD, ai nunca mais vai ouvir o barulho das agulhas batendo e do motor dos discos girando (No meu caso estes barulhos são música para meus ouvidos).

Agora, mantendo seu HDD em uso você tem que entender porque e como os sons ocorrem, basicamente são de dois tipos:

1- As agulhas batendo, para este caso não há o que ser feito, alguns HD tinham o freio ou batente que amenizava o som até o momento em que o desgaste era tão grande que não amenizava mais o som. Não compensa abrir a caixa do HD e trocar os batentes porque a possibilidade de entrar um grão de poeira é muito grande e qualquer contaminação vai estragar os discos.

2- O giro do motor; aqui ainda dá para se tentar algo, quando o motor gira acaba fazendo o movimento de um giroscópio e este movimento gera uma certa vibração que é transmitida para a carcaça, quando você segura o HD nas mãos, seus dedos servem como amortecedores da vibração e quando coloca sobre a mesa a carcaça passa a vibrar e fica batendo na mesa.

Num outro momento, quando o HD é fixado por parafusos no gabinete, a mesma vibração se transfere para o gabinete, em alguns as partes internas ficam se debatendo como um carro velho, em outros gabinetes mais firmes, todo ele vibra e inclusive podem afetar as ventoinhas fazendo com que elas também façam barulho, geralmente se tem um pé do gabinete fora de nível em relação aos outros três pés e juntamente ali é que a vibração produz o barulho de bater.

Se o seu gabinete vibra e ao colocar a mão sobre ele a vibração para, então, seu gabinete está firme e se ao colocar a mão, as partes internas continuam a vibrar, então, seu gabinete está frouxo.

No caso dos pés a solução é encontrar algum material que sirva de amortecedor igual aos seus dedos, adesivo de feltro pode resolver assim como espuma, borracha ou o pad do mouse. No caso do chassis apertar os parafusos internos pode ou não resolver, geralmente um simples desempenar de pontos chave no alumínio resolve vibrações da tampa ou de partes internas.

Eu já tentei fixar o HD através de pedaços de borracha igual se faz com coxim de motores, até que amenizou mas, não impediu que alguma vibração ainda se manifestasse.

A última alternativa que conheço é deixar o HD sobre uma base de ventilador, daquelas usadas para se por o notebook por cima, por incrível que pareça o plástico do suporte absorve a vibração do HD e o barulho da ventoinha encobre ou disfarça o som da vibração, além do que o ventilador faz com que o ar circule melhor e acabe por refrigerar o HD, o que em tese iria prolongar a vida útil dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!