Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VisualG Ler 6 números e listar quais são pares e ímpares


Ir à solução Resolvido por Simon Viegas,

Posts recomendados

Crie um programa que leia 6 números inteiros e no final mostre quantos deles são pares e quantos são ímpares.


      

Apenas coloquei [] e {} para destacar os pares e ímpares, mas como faço o programa dizer quais são os pares e ímpares? Muito obrigado pela ajuda 😀

 

algoritmo "semnome"
var
   contador, N: inteiro
inicio
      contador <- 1
      Enquanto (contador <= 6) faca
               contador <- contador + 1
               Escreval ("Digite o número desejado: ")
               Leia (N)
               Se (N%2 = 0) então
                  Escreval ("[",N:1,"]")
               senao
                    Escreval ("{",N:1,"}")
               FimSe
      Fimenquanto
      
fimalgoritmo


fimalgoritmo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Dúvida:

47 minutos atrás, eulercruz_ disse:

Apenas coloquei [] e {} para destacar os pares e ímpares, mas como faço o programa dizer quais são os pares e ímpares? Muito obrigado pela ajuda 😀

 

O segredo para resolver qualquer problema é saber do que o problema se trata.

 

Enunciado:

45 minutos atrás, eulercruz_ disse:

Crie um programa que leia 6 números inteiros e no final mostre quantos deles são pares e quantos são ímpares.

 

Em qual momento estaria solicitando "quais"? Entende?

 

Imagine um cliente pedir um cachorro quente simples num restaurante, daí o garçom entrega um delicioso hambúrguer! "Oras! Meu consagrado, eu te pedi um cachorro quente. O que é isso?". 🙂

 

A tua dúvida seria apenas um detalhe para finalizar o algoritmo... mais abaixo exemplifico como poderia ficar. Vou aproveitar para citar como sugeriria criar esboços:

 

- como são 6 números inteiros, ou seja, um quantidade fixa de leitura, ficaria mais simples utilizar para, em vez de enquanto.

- para simplificar os testes, utilizar uma quantidade menor, como apenas 2.

 

algoritmo "Quantidade de pares e ímpares"
//Crie um programa que leia 6 números inteiros e no final mostre quantos deles
//são pares e quantos são ímpares.

var
   i, numero : inteiro
inicio
   para i de 1 ate 2 faca //testando com 2, depois muda para 6
      leia(numero)
   fimPara

fimAlgoritmo

 

Daí só adicionar a verificação e exibir o resultado:

algoritmo "Quantidade de pares e ímpares"
//Crie um programa que leia 6 números inteiros e no final mostre quantos deles
//são pares e quantos são ímpares.

var
   i, numero : inteiro
   qtdPares, qtdImpares : inteiro
inicio
   qtdPares <- 0 //[1]
   qtdImpares <- 0

   para i de 1 ate 2 faca //testando com 2, depois muda para 6
      leia(numero)

      se (numero % 2 = 0) então
         qtdPares <- qtdPares+1
      senao //[2]
         qtdImpares <- qtdImpares+1
      fimSe
   fimPara

   escrevaL("Quantidade de pares   : ", qtdPares:1)
   escrevaL("Quantidade de ímpares : ", qtdImpares:1)
fimAlgoritmo

//1. como está funcionando como um contador, precisa* inicializar as variáveis
//   obs.: o VisualG já zera automaticamente, mas vai acostumando com a boa prática

//2. todo número inteiro OU é par, ou é ímpar. É uma dicotomia, logo, se não
//   for par, será necessariamente ímpar. Não precisa retestar

 

 

 

 

Sobre "dizer quais são os pares e ímpares", uma forma seria simplesmente exibir:

 

algoritmo "Quantidade de pares e ímpares"
//Crie um programa que leia 6 números inteiros e no final mostre quantos deles
//são pares e quantos são ímpares.

var
   i, numero : inteiro
   qtdPares, qtdImpares : inteiro
inicio
   qtdPares <- 0 //[1]
   qtdImpares <- 0

   para i de 1 ate 2 faca //testando com 2, depois muda para 6
      escrevaL("Digite o número desejado")
      leia(numero)

      se (numero % 2 = 0) então
         qtdPares <- qtdPares+1
         escrevaL("O número ", numero:1, " é par")
      senao //[2]
         qtdImpares <- qtdImpares+1
         escrevaL("O número ", numero:1, " é ímpar")
      fimSe

      escrevaL()
   fimPara
   escrevaL()
   escrevaL("Quantidade de pares   : ", qtdPares:1)
   escrevaL("Quantidade de ímpares : ", qtdImpares:1)
fimAlgoritmo

//1. como está funcionando como um contador, precisa* inicializar  as variáveis
//   obs.: o VisualG já zera automaticamente, mas vai acostumando

//2. todo número inteiro OU é para, ou é ÍMPAR. É uma dicotomia, logo, se não
//   for par, será necessariamente ímpar. Não precisa retestar

 

image.png

 

 

Após testar direitinho, muda para 6 números e testa.

 

Ah! para facilitar os testes, é possível gerar números aleatórios. Uma forma simples e rápida seria assim:

 

image.png

 

Para parar, só desativar novamente.

 

Aí vai ajustando até ficar da forma que desejar.

 

ADENDO: lembrando que o enunciado NÃO pede quais são pares ou ímpares, portando não devem ficar na versão final.

 

Um outro exemplo:

image.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se estiver estudando enquanto... pode usar ele mesmo! Um outro princípio do dia a dia seria: se está estudando sobre um determinado tema, tecnicamente os exercícios são para serem aplicados com ele... mesmo que exista algo mais simples, por exemplo. Isso também parece óbvio depois que percebe. 😄

 

Tipo... se rola um plano de estudos, quando "chegar no estudo do para", ficaria ainda mais claro porque o uso dele seria mais "adequado" para algumas situações (como desse exercício)... O para é para contextos mais específicos (basicamente que tem uma quantidade determinada de repetições), ao mesmo tempo, torna ele mais limitado (menos flexível em nível de condições de parada) que o enquanto ou repita. É análogo ao uso do escolha, que para situações mais específicas, pode substituir bem um conjunto de se/senão, mas fica limitado a poucos casos gerais. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Simon Viegas alterou o título para Ler 6 números e listar quais são pares e ímpares

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!