Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AK400 para Ryzen 5700X


Posts recomendados

Planejo montar um PC com um Ryzen 5700X com as seguintes specs, inicialmente, vou rodar tudo em stock

 

Processador: Ryzen 7 5700X
Placa de vídeo: Rx 6750 Xt
Memória: 2x8Gb XPG Gaming 3200MHz

Fonte: XPG 650W 80 Plus

placa-mãe: B550 Aorus Elite

 

Queria indicações de bom aircooler pra levar essa processador, inicialmente pensei no AK400, vou adquirir esse gabinite que teoricamente tem um bom airflow, e também tenho 3 fans básicas de 120mm da noctua que vou instalar nesse gabinte, porém moro no rio de janeiro que é um lugar bem quente as vezes, acham que é suficiente pra não esquentar muito? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mathsilvak O AK400 vai dar conta desse CPU sim, pode ficar tranquilo!

 

Mas vou aproveitar para sugerir uma alteração na config, caso ainda não tenha adquirido essa fonte de 650W, recomendo a Fonte XPG Core Reactor, 850W que está em promoção na Kabum, você terá uma fonte com mais potência (200W a mais) para estar de boa em possíveis upgrades ao longo dos anos e por um valor praticamente igual (cerca de 60,00 a mais).

 

OBS- Não é uma necessidade a fonte de potência maior, mas pela pequena diferença de preço, acredito que vale muito a pena!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@mathsilvak Vai dar conta desse CPU, pode ficar tranquilo!

 

Mas vou aproveitar para sugerir uma alteração na config, caso ainda não tenha adquirido essa fonte de 650W, recomendo a Fonte XPG Core Reactor, 850W que está em promoção na Kabum e você terá uma fonte com mais potência para longo prazo e possíveis upgrades ao longo dos anos por um valor praticamente igual (cerca de 59,90 a mais).

 

OBS- Não é uma necessidade a fonte de potência maior, mas pela pequena diferença de preço, acredito que vale muito a pena.

 

Abraços!


Obrigado pela indicação! É que eu planejo montar essa máquina lá perto da black friday (espero que tenha promoções decentes), já que agora não é tão urgente pra mim, mas vou ficar com ela no meu radar caso o preços das duas esteja parecido

18 minutos atrás, Pedroou disse:

Sim, ele é suficiente.


Mantém o processador a pelo menos 70ºC em jogos mesmo que a sala esteja um forno? Tava pensando em ir pra um air de 6 heatpipes, mas n sei se seria overkill

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste do Guiga Games jogando com o Ryzen 5700X com o AG400 e o AK400 - são basicamente iguais, o AG400 tem zero de interferência do fan com memória. Ele disse que se for só para jogar o AG400/Ak400 são OK até para o Ryzen 5800X3D - TDP 105w.

 

 

Teste do AK400 com um Ryzen 5800X pelo Pipoca Tech, a temperatura ficou OK no Cinebench R23.

Não rodaram jogos, alguns alegam que neste cenário o gabinete tende a ficar mais quente devido ao uso intenso da VGA.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, 1lokos disse:

Teste do Guiga Games jogando com o Ryzen 5700X com o AG400 e o AK400 - são basicamente iguais, o AG400 tem zero de interferência do fan com memória. Ele disse que se for só para jogar o AG400/Ak400 são OK até para o Ryzen 5800X3D - TDP 105w.

 

 

Teste do AK400 com um Ryzen 5800X pelo Pipoca Tech, a temperatura ficou OK no Cinebench R23.

Não rodaram jogos, alguns alegam que neste cenário o gabinete tende a ficar mais quente devido ao uso intenso da VGA.

 

 


Valeu mano, eu encontrei esse air cooler que parece ser um pouco mais forte, só não sei se iria caber no gabinite que mencionei acima, mas como eu disse, 6 heatpipes pode ser overkill

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Pedroou disse:

Aí já custa quase o dobro de um AK400, com esse valor poderia comprar um water cooler.


Po, admito que não sou dos maiores fãs de WC, mas se valer a pena... No caso de um wc de 240mm, ele pode substituir duas ventoinhas frontais que eu colocaria na frente? Ficaria o radiador na frente e uma ventoinha de exaustão atrás

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, mathsilvak disse:

encontrei esse air cooler que parece ser um pouco mais forte, só não sei se iria caber no gabinite que mencionei acima

 

Chegando a esse valor, no seu lugar eu iria de WC 240mm.. da uma olhada no Deepcool LE500, é o mesmo que eu uso no meu PC, recomendo!

 

25 minutos atrás, mathsilvak disse:

Po, admito que não sou dos maiores fãs de WC, mas se valer a pena... No caso de um wc de 240mm, ele pode substituir duas ventoinhas frontais que eu colocaria na frente? Ficaria o radiador na frente e uma ventoinha de exaustão atrás

 

Eu instalaria o WC no topo e deixaria a frente do gabinete para jogar ar fresco no interior, com três fans.. é a melhor configuração para um WC 240mm.

Não vai ter problemas de temperatura!

 

Aproveito e deixo a indicação do gabinete que eu também uso: Gabinete Gamer SuperFrame Overtake, ótimo espaço e fluxo de ar.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Chegando a esse valor, no seu lugar eu iria de WC 240mm.. da uma olhada no Deepcool LE500.

 

Tem algum modelo equivalente de mesmo desempenho sem RGB? Ou é possível desligar o RGB desse?

 

8 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Eu instalaria o WC no topo e deixaria a frente do gabinete para jogar ar fresco no interior, com três fans.. é a melhor configuração para um WC 240mm.

Não vai ter problemas de temperatura!


Faz sentido. Uma fan de 120mm + o radiador na parte frontal, e uma fan exaustora atrás? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mathsilvak disse:

Tem algum modelo equivalente de mesmo desempenho sem RGB? Ou é possível desligar o RGB desse?

 

Então, não há como desligar o RGB desse WC.. só cortando o cabo do led, o que NÃO RECOMENDO fazer por diversos motivos, mas principalmente a perda de garantia e a possibilidade de erro e danificar a funcionalidade do produto.

Ou então poderia também substituir as fans, mas também não seria uma boa ideia, a não ser que coloque fans de boa qualidade e alto CFM, mas aí estaria gastando o equivalente a um WC topo de linha somente para retirar a iluminação desse. 🙃

 

Não consigo pensar em nenhum modelo equivalente a esse (em qualidade) sem RGB para recomendar, já se tornou um padrão básico WC virem com Leds.

 

1 hora atrás, mathsilvak disse:

Uma fan de 120mm + o radiador na parte frontal, e uma fan exaustora atrás? 

 

Também é possível é claro, mas continuo achando a melhor configuração possível para um WC de 240mm a instalação dele no topo do gabinete, jogando o ar quente para o exterior e adicionar três fans extras na parte frontal jogando ar fresco para o interior do gabinete.

 

Mas assim, você realmente não precisa de um WC para essa configuração e o Ak400 ou o Ag400 irão atender super bem a térmica, além de economizar uma grana.. Afinal, normalmente WC em situações como essa, em que não há a necessidade de se utiliza-los, só são opção visando também a parte estética e você aparentemente não liga para isso.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Então, não há como desligar o RGB desse WC.. só cortando o cabo do led, o que não recomendo fazer ou substituir as fans, mas também não seria uma boa ideia, a não ser que coloque fans de boa qualidade e alto CFM.

Não consigo pensar em nenhum modelo equivalente a esse (em qualidade) sem RGB para recomendar, já se tornou um padrão básico WC virem com Leds.

 

Achei um com preço parecido da PcYes, só que vi uns reviews e parece bem furreca

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, mathsilvak disse:


Valeu mano, eu encontrei esse air cooler que parece ser um pouco mais forte, só não sei se iria caber no gabinite que mencionei acima, mas como eu disse, 6 heatpipes pode ser overkill

 

A questão é, você não precisa de mais do que o AG400/AK400 de R$ 150,00 -170,00 para o 5700X, então estará gastando dinheiro à toa, tal como com um WC.

 

"No papel" seis heatpipes parece ser vantagem, mas na prática tem casos casos não é, pois os heatpipes da extremidades ficam fora da area do die do CPU, vide a explicação neste teste do Hardware Canucks:

 

6hp.jpg

 

Vídeo. O melhor custo/beneficio dos vários air cooler "high end" testados no vídeo ficou sendo Thermalright Frost Spirit FS 140, que tem quatro heatpipes.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, guilherme_dr disse:

Então, não há como desligar o RGB desse WC.. só cortando o cabo do led,

 

Nestes fans RGB Rainbow (6 cores fixas) da DeePcool se cortar algum fio o fan para de funcionar, os LEDs são ligados em paralelo nos fios que alimentam o motor da ventoinha. O tipo não é "inclusivo", mas força a... "agenda RGB'tiqxyz". 😛 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, 1lokos disse:

 

Nestes fans RGB Rainbow (6 cores fixas) da DeePcool se cortar algum fio o fan para de funcionar, os LEDs são ligados em paralelo nos fios que alimentam o motor da ventoinha. O tipo não é "inclusivo", mas força a... "agenda RGB'tiqxyz". 😛 

 

Olha aí, não sabia disso.. 😅

Mas como eu disse para o amigo, não recomendo fazer esse tipo de coisa, sempre há risco envolvido e sem falar na garantia do produto que se vai.

 

  

11 horas atrás, mathsilvak disse:

Achei um com preço parecido da PcYes, só que vi uns reviews e parece bem furreca

 

Também acho uma ideia ruim, não iria!

 

Como estou tentando lhe dizer @mathsilvak e o @1lokos também já comentou, você não tem necessidade de gastar com um WC, pode ir no AK400 ou AG400 de boa.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, guilherme_dr disse:

Também acho uma ideia ruim, não iria!

 

Como estou tentando lhe dizer @mathsilvak e o @1lokos também já comentou, você não tem necessidade de gastar com um WC, pode ir no AK400 ou AG400 de boa.

 

Abraços!

 

Faz sentido, só dá um pouquinho de medo por morar em um lugar muito quente. Mas vou na indicações de vocês mesmo, qualquer coisa irei para um mais forte da scythe. Obrigado pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!