Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou em dúvida sobre o modo de entrada e saída de ar e também sobre a posição do Water Cooler está correta, pois a montagem foi feita de acordo com o gabinete que tinha pegado e acabou que esse foi o unico posicionamento que consegui colocar o watercooler, de outras maneiras não eram possíveis pois não cabia (gabinete muito pequeno). 
Meu setup: AMD Ryzen 5 5600G 16gb (2x8) / MB AORUS B550m ELITE / watercooler isengard 240mm/ Gabinete Gamer Ninja Prime, RGB, Mid Tower

image.thumb.png.6f42463470f28f192170b0a0f60459f8.png

Postado

@Wgbs Se a bomba estiver na CPU como 99% dos casos, nesse setup você corre o risco de matar sua bomba rapidão, pois todas bolhas de ar estarão indo para ela...

Levanta o radiador para ficar acima da bomba.

Sobre os outros coolers, deixe os de cima com 50% da capacidade do fundo para ajudar no ar pelo vrm.

• Obrigado 1
Postado

@rodrigo.dcvieira Se eu inverter então e colocar os 3 fans jogando ar para dentro e os dois fans do watercooler tirando fica melhor?
E essa posição do watercooler ta boa? porque eu tava lendo que a bomba n poderia ficar acima do radiador da forma que está, para que não ficasse ar naquela região

Postado
agora, Wgbs disse:

Se eu inverter então e colocar os 3 fans jogando ar para dentro e os dois fans do watercooler tirando fica melhor?

não, senao você vai contra a fisica

ar quente tende a ser mais leve e subir.. logo, todos os cooles posicionados na parte de cima devem tirar ar quente, não jogar pra dentro do gabinete

1 minuto atrás, Wgbs disse:

E essa posição do watercooler ta boa? porque eu tava lendo que a bomba n poderia ficar acima do radiador da forma que está, para que não ficasse ar naquela região

se é a unica q você pode deixar, sim.. normalmente o ideal seria colocar o radiador no topo..

se der para subir o radiador e colocar ele no mesmo nivel da bomba, é melhor

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@Wgbs Se a bomba estiver na CPU como 99% dos casos, nesse setup você corre o risco de matar sua bomba rapidão, pois todas bolhas de ar estarão indo para ela...

Levanta o radiador para ficar acima da bomba.

Sobre os outros coolers, deixe os de cima com 50% da capacidade do fundo para ajudar no ar pelo vrm.

Entendi!! É bem o que eu estava pensando mesmo 😕 vai ser complicado porque esse gabinete não está favorecendo muito. Queria deixar na parte superior porém as ram estão ocupando o espaço do radiador . Valeu demais!! 

Postado

A orientação do fluxo de ar esta OK, mas tem um problema grave com esta montagem, a bomba esta acima do ponto mais alto do radiador. Isso faz com que as bolhas de ar do circuito vá para a bomba e prejudica o fluxo, podendo vir danificar a bomba.

Esse gabinete é o Ninja Prime?

Se for da para mover o radiador para cima.

O fan de cima vai ficar mais abafado, mas é melhor do que ar na bomba.

gabinete-gamer-ninja-prime-rgb-mid-tower

23 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

...nunca jogue o ar quente do WC pra dentro

Isso é válido para o radiador no teto ou na traseira, já na frente a orientação do OP esta correta, por isso é importante as fans na traseira e no teto soprando para fora para expulsar o ar aquecido que sai do radiador, mantendo o "airflow" (fluxo de ar).

Se ele colocar os fans do radiador soprando para fora e os fans do topo e da traseira soprando para dentro, haverá colisão dos dois fluxos - estão deslocados 90 graus; o que cria turbulência dentro do gabinete, e o fluxo do ar deixa de ser laminar, que proporciona melhor troca térmica.

Inclusive com placa de vídeo tipo "shroud" (carenagem aberta) - o ar dos fans da VGA não é direcionado para fora como nas placa de vídeo tipo "blower";  a posição do radiador na frente, soprando na direção da placa de vídeo, mantem a temperatura do CPU mais baixa do que se o radiador for instalado no topo, soprando para fora - porque neste caso o radiador no topo recebe o ar aquecido pela VGA. Neste teste deu diferença de 10 graus entre as duas posições, com vantagem para o radiador posicionada na frente. Já a temperatura da placa de vídeo não foi  alterada.

Open-Xblower.jpg

48 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

Não, senao você vai contra a fisica

ar quente tende a ser mais leve e subir.. logo, todos os cooles posicionados na parte de cima devem tirar ar quente, não jogar pra dentro do gabinete

Contrariando a física neste teste do Linus Tech Tips não fez diferença os fans do radiador no topo estarem soprando para fora ou para dentro.

A única vantagem detectada no teste foi que com os fans soprando para fora, mas instalados por cima do radiador -puxando o ar através das aletas ao invés de soprar ar através das aletas; minimiza o acumulo de poeira.

Porém isso não é regra, gabinetes diferentes poderão dar resultados diferentes.

Neste assunto todo mundo e a suas avós tem a "receita certa". 😜 

Postado

kkk O water cooler do meu pc esta na mesma posicao, mas eu não uso o computador ate o talo.

o gabinete e da pichau uma atx ( os caras falo que tinha espaço ) alem dele não ter fan o minimo que posso deixar e sem a tampa. assim a cpu fica entre 38 a 40 e a minha RTX 2060 super em 39 graus

Postado

Jogando uma infos que são de minha experiência.

Usei um H110 tempos atrás, deixei o radiador bem para baixo, fazia um barulho de agua danado, radiador entupiu ou algo do tipo, não sei se o motivo foi a posição ou não, suporte da corsair BR pediu vários testes, virar o gabinete etc... no final me deram um novo, mas veio um h115pro, depois soube que o h110 era meio problemático mesmo, então pode ter sido posicionamento ou não.

Temperatura, sempre usei CPU robusta devido ao meu trabalho, já usei radiador em cima, na frente, no fundo (aqueles AIO intel) e sinceramente, nunca notei diferença alguma na temperatura, onde eu notei diferença é ajustando o exaustor, esse sim fez a diferença, conto mais abaixo.

Aquela coisa do ar quente sobe etc... dentro do pc isso não diz muita coisa, mas o que eu vejo uma diferença ABSURDA é a altura do PC em relação ao piso, quanto mais baixo, mais poeira, a diferença é brutal, tenho um PC na mesa e outro a uns 30cm do chão, um em cima do outro, mesmos coolers noctua 140mm, é insano ver a diferença de poeira de um para o outro.

No meu PC atual, um 2990wx rodando com 400w, gera um calor grande, se eu ajusto o exaustor de cima diferente, meu VRM sobe 10 graus mas a temperatura da cpu fica igual, com ele vi bem a importância de entender por onde o ar quente vai embora, quiçá mais importante do que como o ar frio entra.

Postado
1 hora atrás, Rolf William Gewers disse:

Usei um H110 tempos atrás, deixei o radiador bem para baixo, fazia um barulho de agua danado, radiador entupiu ou algo do tipo, não sei se o motivo foi a posição... 

Parece ser o que o Gamer Nexus explica aqui (17:56), com o radiador baixo e os tubos na parte de cima as bolhas de ar entram na bomba, e começa a fazer barulho - borbulhar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...