Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVMe não reconhecido pela MB e impactando no boot do PC.


Posts recomendados

Salve galera, tudo beleza? 

 

Vou fazer um relato de uma situação que ocorreu com uma máquina que montei recentemente, primeiramente vou passar as especs:

 

ASUS Prime A520M-E - BIOS atualizada mais recente (3002)

Ryzen 5 5500

M2 NVMe Kingston 500GB

Kingston Fury DDR4 16GB 3200Mhz

ASUS Phoenix RX 550 4GB DDR5

Fonte Corsair 500w 

 

1 - Fiz a montagem da máquina normalmente, instalei o sistema operacional e funcionou redondo durante 1 semana.

2 - Na última sexta-feira, deixei a máquina ligada e fui fazer outras coisas, passando-se mais ou menos 1 hora da última utilização. (ficou na área de trabalho, sem rodar nenhum processo específico)

3 - Quando retornei, a máquina estava ligada na tela da BIOS e o NVMe não reconhecido pela placa-mãe. (ele aparecia tipo "NVMe 1mb", parece que o sistema detecta que tem alguma coisa ali, mas ele não consegue ler os chips de memória)

4 - Fiz todos os troubleshooting padrão, reinstalei o NVMe, resetei a BIOS da placa-mãe, e nada de reconhecer. Não consegui testar o NVMe em outra placa-mãe, porque o outro pc que tenho a disposição é antigo e não tem socket M2.

5 - Enfim, como precisava da máquina rodando, comprei um SSD Sata 2,5' Kingston e instalei normalmente, fiz a formatação e tudo rodou 100%.

6 - Agora vem a parte bizarra, se eu retiro o NVMe do socket, a máquina simplesmente NÃO DA TELA, não entra na BIOS, simplesmente roda os coolers do processador e da placa de vídeo, mas não da tela.

7 - Se eu coloco o NVMe de volta no lugar, a máquina liga normal, como se nada tivesse acontecido, porém, o NVMe não é reconhecido pela BIOS e muito menos pelo Windows.

 

Alguém tem alguma ideia do que pode ter acontecido?

 

Estou utilizando a máquina normalmente, com o sistema instalado no SSD Sata 2.5', porém com o NVMe instalado no socket m2 ( se não ela não liga kkkkkkk)

 

Quem puder me dar uma ajuda ai, todas as peças estão sob garantia e preciso saber o que deu problema para requisitar a troca junto da Pichau.

 

 

Abraços,

 

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!