Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Por muito tempo eu tenho usado o codec h264 para transmitir gameplays, mas eu não sei direito qual dos dois(H265 e VP9) usar pois apesar do meu hardware suportar, ainda há uma duvida... o meu processador é i7-7700 e a placa de vídeo é GTX 1070.

Pelo que eu tenho pesquisado, tanto o processador quanto a placa de vídeo podem codificar e decodificar o H265 em 8bit em 4:2:0.

Mas apenas o processador pode codificar e decodificar o VP9, a placa de vídeo apenas decodifica...

Os vídeos comparativos de bitrate sobre estes dois é escasso e quando tem é difícil ver a comparação.

Mas qual dos dois é o melhor codec? e também devo usar o processador ou a placa de vídeo?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

São mais ou menos equivalentes. Use o que for suportado no hardware da GPU, pois é mais eficiente.

Codificação de VP9 via hardware é incomum. Seu sucessor, o AV1 (superior ao H.265), está ganhando suporte nos modelos novos: Nvidia na microarquitetura Ada Lovelace e AMD na RDNA 3.

H.264 e H.265 são codecs cujo uso da especificação requer pagamento de royalties. Parece que abriram uma exceção para uso não comercial (decodificação apenas?), mas é um campo minado.

VP9 e AV1 são concorrentes livres de royalties. O primeiro, desenvolvido majoritariamente pelo Google, vingou meio que na marra por causa do YouTube. Decodificação via hardware teve que ser implementada nos SoCs de dispositivos móveis por causa da popularidade do YouTube basicamente. Nas GPUs dos PCs, Nvidia e AMD só se importaram com decodificação, desistindo da codificação.

Isso mudou no AV1, que teve um desenvolvimento mais plural, com mais empresas participando[1]. Tende a ser muito mais popular, tanto que codificação via hardware já está dando a caras.

[1] https://en.wikipedia.org/wiki/Alliance_for_Open_Media

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...