Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Brenofga , eu também acredito bastante nisso. Fiz muitas pesquisas e descobri uma falha que, no meu ver, é bem grave por parte da Dell: eles dizem que o notebook suporta SSDs de alto desempenho, incluindo os NVMe Gen4.

Todavia, quando você faz o uso de algum (tentei os Kingston KC3000 e o Fury Renegade), as telas azuis começam a aparecer.

O engraçado é que há várias reclamações no site da Dell - tanto aqui, quanto fora do país - e ela sempre diz que o culpado é o fabricante do SSD ou o próprio Windows!

Nas pesquisas, vi que todo mundo alega o mesmo problema de BSOD ao realizar a troca por um SSD de alto desempenho, mas um post em especial me chamou a atenção: uma pessoa fez um teste com as configs de BIOS alterando o modo de uso híbrido das GPUs da NVidia e Intel.

No teste, ele concluiu que a maioria das vezes que os BSODs ocorrem, a GPU da NVidia estava sendo chamada em função de alguma demanda. Em suma, é como se a GPU dedicada estivesse em conflito, disputando os mesmos recursos com o SSD.

Por isso, estou cada vez mais inclinado a acreditar que o HW desse note é preparado para operar seguramente apenas com SSDs Gen3 (Até 3500 MB/s).

Para SSDs mais recentes (Gen4), a alta taxa de transferência de dados parece provocar o problema que mencionei acima.

Neste sentido, seria muito desejável que a Dell investigasse o problema e, se não puder resolver através de SW, tivesse a decência de refazer a especificação do note para orientar os clientes corretamente.

• mês depois...
Postado

Gente, eu estou com o mesmo problema.

E estou bem triste e decepcionada.

Meu Dell g15 chegou ontem, ele veio com Linux de fábrica e eu formatei ele e coloquei windows. 

Inicialmente foi o windows 10, estava funcionando tranquilo até que me deparo com a primeira tela azul com o código: WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR. 

Depois disso não parou de dar tela azul com diferentes erros. Eu tava achando que o windows estava corrompido, tentei reinstalar o windows com um pendrive bootavel e deu tela azul na instalação.

Já não sei mais o que fazer, porque o notebook é novo e com menos de 24h de uso já tá dando esse tanto de problema?

Pra fazer a formatação eu fiz um pendrive bootavel com a própria ferramenta da Microsoft mesmo.

Já tentei instalar o win 10 e 11 também, os dois dão o mesmo problema.

Ele veio com Linux Ubuntu de fábrica no SSD NVMe original com 240gb.

Como ele vem com 2 slots pra SSD NVMe, eu adicionei um SSD de 1tb da marca Kingston.

Eu instalei o windows no SSD original que veio de fábrica nele e estava usando o de 1tb pros meus arquivos pessoais e programas.

Não sei o que está acontecendo, e só consigo entrar em contato com a garantia amanhã.

Fora que ele está esquentando MUITO, mas muito mesmo. Só de entrar na BIOS (que é o único lugar que consigo acessar) ele já fica super quente.

Será que pode ser algum defeito de fábrica?

Espero que alguém possa me ajudar 😭

Postado

@Karine Prevatto posso te dizer com certeza absoluta que o SSD que você colocou é o culpado da tela azul. volte para o SSD de fabrica se quiser resolver seu problema e use o SSD com SSD externo comprando uma case que você encontra em qualquer loja de informática ou lojas online ( shoppe)

• Haha 1
  • Moderador
Postado

@Brenofga A Dell também utiliza SSDs da marca Kioxia na fabricação dos seus notebooks.

https://www.dell.com/support/home/pt-br/drivers/driversdetails?driverid=7whp4

https://www.dell.com/support/home/pt-br/drivers/driversdetails?driverid=6xk3n

O seu notebook veio com um SSD da marca Adata, simplesmente porque as marcas de SSDs utilizadas por ela são sortidas, podendo ser da Samsung, Adata, Micron, Kioxia, etc. Sei disso pois trabalhei por quase 2 anos no suporte técnico da Dell.

Fora isso, o usuário não mencionou em momento algum que trocou o SSD..

• 9 meses depois...
Postado

Bom dia a todos!

Me chamo Max e sou técnico em T.i, trabalho com manutenção de computadores e notebooks e ontem(09/08/2024, peguei um Dell G15 5530 de um cliente com esse mesmo problema relatado aqui no fórum, após várias e várias tentativas e testes identifiquei que o problema é configuração na BIOS, pelo menos foi o que resolveu aqui, pois sempre que a máquina bootava pelo SSD e tentava iniciar o Windows já dava tela azul, após realizar algumas configurações na BIOS consegui reinstalar o Windows e a máquina está funcionando perfeitamente, basicamente fiz o seguinte:

1- deixei o tipo de leitura do SSD como AHCI

2- desabilitei o Secure Boot

3- na aba “Performance” desabilitei tudo

Após realizar essas configurações consegui instalar o Windows tranquilamente, espero ter ajudado e qualquer dúvida estou a disposição!

• 3 meses depois...
Postado

Primeiramente, obrigado GabrielLV pelo auxílio. 

No meu caso, ao fazer a varredura pelo SupportAssist, o erro de tela azul estava indicando problema no SSD. Vi em outro fórum que o recomendado é deixar de 10 a 15% do espaço livre, para alocação do software. No meu caso, só tinha 5gb livres, no SSD de 500gb. Dei um limpa para ajustar às porcentagens pedidas e até então não aconteceu mais o problema.

Além da gestão de espaço, atualizei a BIOS e também todos os drivers, conforme passo a passo do camarada citado. 

• Amei 1
  • 3 meses depois...
Postado

No meu caso isso começou a acontecer quando eu instalei um novo pente de memória. Formatei a máquina em vez de só continuar usando com o novo pente e resolveu.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...