Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC dando tela preta e travando


Posts recomendados

Olá! Esse sábado teve uma troca de alguns componentes do meu pc e depois disso ele dá uma tela preta de 1 segundo e volta, e quando volta, fica meio travado. O que foi trocado foi apenas o cooler box do processador e 3 fans! Além disso, eu tinha um HD de 500gb que acabou caindo e estragou. O windows tá no meu SSD e além disso eu tenho um HD de 1TB, e esse que estragou não tinha nada importante, mas mencionei porque antes dessas trocas e do HD queimar, estava tudo funcionando perfeitamente. 

 

Contexto: Ele não dá toda hora essa tela preta que dura 1-2 segundos e volta. As vezes que aconteceu foram nas seguintes situações: Photoshop aberto, editando bastante foto e spotify aberto. Depois de um tempo editando e ouvindo podcast, a tela ficou preta por 1 segundo e voltou com tudo travado. Fechei o photoshop e voltou ao normal. Além disso, apareceu um erro que nunca tinha aparecido antes ''Não foi possível salvar 'caminho da pasta onde o arquivo tava sendo salvo' porque não há memória RAM'', mas depois de fechar e abrir o photoshop, voltou a salvar normalmente. Essa pasta estava no HD de 1TB, que tem mais de 400gb livres. 

 

A outra situação foi com o League of Legends aberto, porém, não travou. A tela ficou preta, novamente por 1 segundo, e voltou normal. Não teve queda de fps nem nada do tipo. E foi somente em uma partida. Depois dessa eu joguei mais umas 4 e não aconteceu nada.

 

As temperaturas do CPU e GPU estão normais, alí na casa dos 40~60C°. O PC não está desligando sozinho, nem dando tela azul. O processador tá em clock e undervolt por conta do cooler box anterior que não era muito bom e eu não voltei ao que era depois de instalar o novo. Pode ser isso? Lembrando novamente que estava normal antes das trocas que eu mencionei no começo. Agradeço quem tiver alguma ideia do que pode ser ❤️ 

 

Minhas configs:

 

ASUS Tuf Gaming B550M-PLUS

Ryzen 5 3600 

RTX 3060 Ti

2 memórias de 8GB

Fonte 600w 80 plus bronze

 

Componentes adicionados: 

 

3 Uni-fans da Lian li

Air cooler AK400 da Deepcool

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tespok Estranho..

 

Se fosse apenas a tela preta ocorrendo, eu indicaria verificar as conexões da GPU com a placa-mãe, pois poderia ter ficado com algum tipo de mau contato devido a atualização das peças em uma possível remoção temporária da GPU para tal, mas...

 

Como você menciona "travadas", me leva a acreditar que possa ter algo em relação a memória RAM, apesar de ser estranho não ocorrer isso antes das alterações no PC. Tente remover os pentes, dar uma limpada com um pincel macio e conectar novamente, se atentando em conecta-los nos slots 2-4 para que possam trabalhar em dual-channel corretamente (acho que nessa sua placa-mãe os slots estão em uma cor mais clara do que os outros dois).

 

Ainda sobre a RAM, sabe dizer a marca, modelo e frequência do seus pentes?

 

Abraços! ✌️

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@tespok Estranho..

 

Se fosse apenas a tela preta ocorrendo, eu indicaria verificar as conexões da GPU com a placa-mãe, pois poderia ter ficado com algum tipo de mau contato devido a atualização das peças em uma possível remoção temporária da GPU para tal, mas...

 

Como você menciona "travadas", me leva a acreditar que possa ter algo em relação a memória RAM, o estrado é não ocorrer isso antes do upgrade. Tente remover os pentes, dar uma limpada com um pincel macio e conectar novamente, se atentando em conecta-los nos slots 2-4 para que possam trabalhar em dual-channel corretamente (acho que nessa sua placa-mãe os slots estão em uma cor mais clara do que os outros dois).

 

Ainda sobre a RAM, sabe dizer a marca, modelo e frequência do seus pentes?

 

Abraços! ✌️

 

 

É essa daqui: ''Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL19, Cinza''. E eu não sabia dessa de 2-4, desde que eu comprei que está no 3-4 mas como eu mencionei estava normal até então... A frequência eu não lembro onde vê mas se eu não me engano tá em XMP. Também vi aqui que tá com 8,4gb de cache mas não faço ideia de como limpar ou se pode ser isso. E sim, pra instalar o cpu cooler teve que tirar a placa de vídeo, inclusive foi bem chatinho pra sair. Vai fazer 2 anos que eu estou com essas memórias e a placa de vídeo não tem nem 4 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!