Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compra de um novo computador


Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Boa noite turma. Recentemente montei um computador e até comprei as peças já (aguardando chegar). Primeiramente agradecer ao @Pedroou por tirar as dúvidas e indiretamente ao @Kohari porque vi um post dele ajudando outra pessoa e mudei algumas configurações do meu. 
 

Vou usar o computador para jogar dota 2 e uso diário normal. 

Meu computador ficou o seguinte:

 

Ryzen 5 5500

A520M-a Pro

Memória XPG Gammix D10 3200 (8gbx2)

Fonte MSI MAG A550BN

SSD 500 nv2 kingston

Gabinete Gamer Mancer Hexer, Rainbow, Mid-Tower, Lateral de Vidro, Com 3 Fans

Placa de Vídeo GTX 1650 4gb

 

Minhas dúvidas são as seguintes, vou precisar comprar algum aircooler ou o que vem no processador aguenta ?

 

Vou precisar adicionar algum fan ? ( vi alguns gabinetes com fan na traseira )

 

Sobre a BIOS da placa-mãe, aqui na cidade está na faixa de 350,00 a 400,00 para atualização dela, tem alguma maneira de eu saber se a placa que comprei tem suporte para o processador ou devo esperar chegar para ter alguma identificação e procurar sobre ?

 

Obrigado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo! 

 

Sobre o resfriamento do processador: O cooler que vem junto com o Ryzen 5 5500 é o Wraith Stealth, que é adequado para resfriar o processador em condições normais de uso. A menos que você planeje fazer overclock ou viver em uma região com temperaturas muito altas, o cooler incluído deve ser o suficiente para manter a temperatura do processador sob controle.

Adicionar fans extras: O gabinete que você mencionou, o Mancer Hexer, já vem com 3 fans, o que é uma quantidade razoável para a maioria dos sistemas. Se você achar que a temperatura interna está muito alta durante o uso intenso, você pode adicionar mais fans, especialmente na parte frontal, para melhorar o fluxo de ar. Mas é importante verificar a capacidade do gabinete para suportar fans adicionais.

Atualização da BIOS: A placa-mãe A520M-a Pro é compatível com os processadores Ryzen de 3ª geração (Zen 2) e 4ª geração (Zen 3), incluindo o Ryzen 5 5500. No entanto, pode ser necessário atualizar a BIOS para garantir a compatibilidade com o seu processador específico. Antes de gastar dinheiro para atualizar a BIOS em uma loja, sugiro que você aguarde a chegada do seu processador e tente instalá-lo na placa-mãe. Se ele funcionar sem problemas, então não será necessário atualizar a BIOS. Caso contrário, você pode pesquisar no site do fabricante da placa-mãe ou entrar em contato com o suporte para obter mais informações sobre como atualizar a BIOS.

Espero que isso ajude! Se você tiver mais dúvidas, é só perguntar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo A.R Então, não planejo fazer overclock não, moro em MG, aqui a temperatura é normal, nada muito quente. Vou observar a temperatura dele então, creio que não será necessário colocar outra fan não.

 

No caso da BIOS, foi o que mais fiquei em dúvida, então eu posso esperar chegar, montar o pc normalmente e tentar ligar ? caso não ligue, ai eu tenho q procurar sobre atualizar a BIOS ?  Não corre risco ligar não ne ? So não vai reconhecer o processador e não ligar ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

Algumas lojas como a Pichau e Terabyte cobram uma taxa de R$ 20 a R$ 40 para atualizar, precisa ver na loja (ou no suporte) como você solicita. Recomendo você morrer com R$ 40,00 reais do que correr o risco de gastar R$ 350,00.

Suporte ela tem, precisa ver e a versão que vem já é a compatível.

2 horas atrás, Vinícius Bobbia disse:

Vou precisar adicionar algum fan ? ( vi alguns gabinetes com fan na traseira )

Esse seu vem 3, devem vir os 3 na frente. Quando chegar, centralize 2 na frente e coloque um atrás.

mcr-hex-rb01.jpg

2 horas atrás, Eduardo A.R disse:

Antes de gastar dinheiro para atualizar a BIOS em uma loja, sugiro que você aguarde a chegada do seu processador e tente instalá-lo na placa-mãe.

Eu recomendo você já gastar um pouco agora do que muito depois.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Certo, so que comprei o processador na Kabum! , la eles não oferecem suporte sobre isso da BIOS, e procurei e não tinha a opção de atualização. 

 

Tem algum problema eu montar o pc e der algum defeito por causa disso ? Ou pode tentar ligar ele, se ele não ligar, ai eu devo procurar alguém que atualize ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vinícius Bobbia disse:

@Eduardo A.R Então, não planejo fazer overclock não, moro em MG, aqui a temperatura é normal, nada muito quente. Vou observar a temperatura dele então, creio que não será necessário colocar outra fan não.

 

Se o gabinete Hexer (é apertado) vier com os 3 fans na frente e você não quiser comprar mais um para colocar na traseira como exaustor, mude um dos 3 frontais para traseira. É importante ter fan de entrada e de saída.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou placa-mãe ***. Digitei errado, o processador e o gabinete eu comprei na pichau. Beleza. Vou esperar chegar, vi que tem opção na Msi de cadastrar o número de série da placa e pedir suporte pra saber sobre o que ela suporta, qual a BIOS e etc… vou esperar chegar e faço esse procedimento. Muito obrigado a todos !!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou  bom dia. Chegou as peças do computador. Comecei a montar ontem a noite e me apareceu outra dúvida.


IMG_7843.thumb.jpeg.7df8266cf3ce5a3d5cb55b728601aff3.jpeg


 

Vou montar as fans da maneira que você indicou, tirei 1 fan e vou colocar na traseira como exaustor e deixarei 2 fan na frente. Agora a duvida, eu deixo como ta na imagem ( com a ideia de jogar o ar frio embaixo e o ar quente subir pra exaustão) ou eu deixo as 2 fan da frente em cima mesmo ( uma no meio e uma nessa parte que ta livre ) ?

 

obs : a fan que ta fora vai ser a que vou colocar pra exaustão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico resolvido ! 
 

Considerações finais, resolvi a duvida da BIOS da placa-mãe, cadastrei a placa no site da Msi e pedi suporte sobre a BIOS (me responderam bem rápido e bem específico) , no meu caso a placa-mãe que comprei ja veio com a BIOS para suportar o Ryzen 5 5500. Então aconselho quem tem dúvidas fazer o mesmo (com o número de série da placa consegue suporte bem tranquilo). 
 

Obrigado !

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!