Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, como o próprio título do post diz, eu quero uma dicas para posicionar melhor meu fans no gabinete, no momento eu tenho três e os coloquei da seguinte forma:

e371d738-e904-4746-8cfc-d7b0b7480452.thumb.jpg.464f0e16ae8a5cfc8205bf835a909b8e.jpg

Meu plano inicial era por 2 exaustores ( um atrás e um em cima ), mas achei que seria melhor dessa forma, o que vocês acham ? 

Devo colocar 1 ventilador na lateral e outro em baixo ( no piso ) ? devo por 2 exautores em vez de 2 ventiladores ? 

Agradeço desde já pela opinião de vocês.

Postado
4 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Gabriel Graciolli Noite

Opa, obrigado pela resposta, mas sinceramente não ajudou muito.

Meu gabinete não tem entrada de ar frontal e não responde minha pergunta ( se é melhor ter mais exaustores do que ventiladores, se devo por as fans no piso em vez da lateral, etc).

Postado

Tendo só 3 fans em um gabinete com tanto buraco, não tem muito o que fazer... você pode talvez colocar esses dois da lateral na parte inferior para ajudar a GPU, que é quem precisa de mais ar. De resto, tá suave.

• Curtir 1
Postado

Na verdade você deveria dizer o modelo exato desse gabinete, pois não é convencional. Tenho a impressão da entrada de ar mais para a frontal(se é que pode dizer isso é lateral do lado onde a MB se apoia. Tem entrada na base e no topo aparentemente.

O que pode-se dizer: o fluxo do ar deve passar pelo radiador do Cooler de CPU e outra parte deve passar pelo radiador do Cooler da GPU(a placa de vídeo).

Outra coisa importante: ar quente sempre sobe.

Conclusão: do jeito que está não está ruim.

O que poderia melhorar: colocar um FAN na base(desde que tenha espaço para entrar ar(ou seja pézinhos no gabinete) e outro no topo, mas na direção do radiador da placa de vídeo.

Monitore as temperaturas. Caso esteja comtemperaturas boas não insista em colocar FAN's demais pois fica um gabinete muito barulhento.

É impressão ou esse gabinete é todo plástico?

• Curtir 1
Postado
39 minutos atrás, Imakuni disse:

Tendo só 3 fans em um gabinete com tanto buraco, não tem muito o que fazer... você pode talvez colocar esses dois da lateral na parte inferior para ajudar a GPU, que é quem precisa de mais ar. De resto, tá suave.

Sim, pretendo comprar mais fans no futuro ( se necessário ), por enquanto vou testar os dois ventiladores no piso.

24 minutos atrás, PedraX disse:

Na verdade você deveria dizer o modelo exato desse gabinete, pois não é convencional. Tenho a impressão da entrada de ar mais para a frontal(se é que pode dizer isso é lateral do lado onde a MB se apoia. Tem entrada na base e no topo aparentemente.

O que pode-se dizer: o fluxo do ar deve passar pelo radiador do Cooler de CPU e outra parte deve passar pelo radiador do Cooler da GPU(a placa de vídeo).

Outra coisa importante: ar quente sempre sobe.

Conclusão: do jeito que está não está ruim.

O que poderia melhorar: colocar um FAN na base(desde que tenha espaço para entrar ar(ou seja pézinhos no gabinete) e outro no topo, mas na direção do radiador da placa de vídeo.

Monitore as temperaturas. Caso esteja comtemperaturas boas não insista em colocar FAN's demais pois fica um gabinete muito barulhento.

É impressão ou esse gabinete é todo plástico?

É só impressão mesmo, só a frontal ( onde ta esse led) é de plástico.

41f40a73-c954-43e4-b6ca-454e8441e2bc.thumb.jpg.008752ace985c52337fccf39cfa712d8.jpg

Coloquei agora pra testar as duas no piso ( o gabinete tem pézinho ), só que uma ficou bem em baixo da placa de vídeo, a um certa distância claro, será que tem problema ? 

Postado
6 minutos atrás, Gabriel Graciolli disse:

Coloquei agora pra testar as duas no piso ( o gabinete tem pézinho ), só que uma ficou bem em baixo da placa de vídeo, a um certa distância claro, será que tem problema ? 

Mas é justamente isso que você quer, colocar os fans o mais próximo da GPU para que ela consiga o máximo de ar possível.

• Amei 1
Postado
10 minutos atrás, Imakuni disse:

Mas é justamente isso que você quer, colocar os fans o mais próximo da GPU para que ela consiga o máximo de ar possível.

por um momento eu esqueci que as fans da placa de vídeo puxa ar pra resfriar a placa de vídeo, mas eu também quero que suba ar frio pro exaustor do processador também ( o que eu acho que consegui pelos testes ).

Será que tem problema eu por um filtro de poeira em baixo dos ventiladores ? será que atrapalha ?

Postado
agora, Gabriel Graciolli disse:

por um momento eu esqueci que as fans da placa de vídeo puxa ar pra resfriar a placa de vídeo, mas eu também quero que suba ar frio pro exaustor do processador também ( o que eu acho que consegui pelos testes ).

Não se preocupe com o processador. Ao contrário da placa de vídeo, que perde desempenho com cada grau que esquenta, o processador em tese não é afetado pela temperatura.

1 minuto atrás, Gabriel Graciolli disse:

Será que tem problema eu por um filtro de poeira em baixo dos ventiladores ? será que atrapalha ?

Naturalmente que vai atrapalhar... mas é um sacrifício necessário para se manter o PC limpo.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, Imakuni disse:

Não se preocupe com o processador. Ao contrário da placa de vídeo, que perde desempenho com cada grau que esquenta, o processador em tese não é afetado pela temperatura.

Naturalmente que vai atrapalhar... mas é um sacrifício necessário para se manter o PC limpo.

Nesse caso, será que é bom eu colocar os dois ventiladores exatamente embaixo da placa de vídeo ? o processador não está passando nem dos 60c com o uso.

Postado

Mas com a mudança dos fans de posição como ficaram as temperaturas - da VGA e do CPU, sob estresse, reduziu?

Neste gabinete de design semelhante - Phanteks NV7; testando só com 3 fans usaram 1 no fundo como admissão de ar, e 2 como exaustores - não disse a posição, consideraram a eficácia do gabinete mediana, disse que o tipo de gabinete trabalha quente.

Observaram também que esse  tipo de gabinete é para entusiastas, que por estética quer encher de fans - embora neste caso possam fazer mais barulho do que redução de temperatura. 😜 

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Gabriel Graciolli disse:

Nesse caso, será que é bom eu colocar os dois ventiladores exatamente embaixo da placa de vídeo ? o processador não está passando nem dos 60c com o uso.

Possivelmente. Não custa nada tentar.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, 1lokos disse:

Mas com a mudança dos fans de posição como ficaram as temperaturas - da VGA e do CPU, sob estresse, reduziu?

Neste gabinete de design semelhante - Phanteks NV7; testando só com 3 fans usaram 1 no fundo como admissão de ar, e 2 como exaustores - não disse a posição, consideraram a eficácia do gabinete mediana, disse que o tipo de gabinete trabalha quente.

Observaram também que esse  tipo de gabinete é para entusiastas, que por estética quer encher de fans - embora neste caso possam fazer mais barulho do que redução de temperatura. 😜 

Colocando os dois fans no piso como ventiladores a temperatura diminui uns 2 graus comparado com a primeira foto, mas como o @Imakuni disse, se a temperatura do processador não influencia no desempenho ( claro, estando longe da temperatura limite ) , vou por as duas fans bem embaixo da placa de vídeo para ver se tem uma melhora significativa.

Postado
45 minutos atrás, Gabriel Graciolli disse:

Não tem problema a distancia.

Duas observações: os dois FAN na base vão garantir um bom fluxo na direção da placa de vídeo. Só lembrar que a placa de vídeo também tem FAN.

Eu tentaria colocar os FAN  nessa base mais para o fundo do gabinete, na verdade está sobrando espaço no gabinete, ficou um "vazio"na frontal.

E o FAN na traseira eu colocaria no topo, "tirando" ar.

Vai acabar saindo ar para todos os lados porque o gabinete não tem na verdade um direcionamento bem definido, o resfriamento vai ser feito, mas não é muito eficiente em termos energéticos.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

Não tem problema a distancia.

Duas observações: os dois FAN na base vão garantir um bom fluxo na direção da placa de vídeo. Só lembrar que a placa de vídeo também tem FAN.

Eu tentaria colocar os FAN  nessa base mais para o fundo do gabinete, na verdade está sobrando espaço no gabinete, ficou um "vazio"na frontal.

E o FAN na traseira eu colocaria no topo, "tirando" ar.

Vai acabar saindo ar para todos os lados porque o gabinete não tem na verdade um direcionamento bem definido, o resfriamento vai ser feito, mas não é muito eficiente em termos energéticos.

Bom, deixei dessa maneira agora, não sei se fiz da maneira que você disse.

3b35c097-a71e-4916-8e4f-1772c87e14a5.thumb.jpg.eafa1018d6b0efc7d0cbcaef08e7c8dc.jpg

Ainda vou fazer os testes.

• Curtir 2
Postado
11 horas atrás, Gabriel Graciolli disse:

3b35c097-a71e-4916-8e4f-1772c87e14a5.thumb.jpg.eafa1018d6b0efc7d0cbcaef08e7c8dc.jpg

Muda o fan do topo o mais para trás possível, assim ajuda a extrair melhor o ar quente soprado para trás pelo fan do Air Cooler.

Do jeito que esta, ficou na "sombra" do Air Cooler.

Esta VGA é do tipo "blower" - o fan sopra o ar quente para fora do gabinete, ou do tipo "Open Air" - os fans sopram o ar quente dentro do gabinete?

BxOA.png

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Gabriel Graciolli Bom dia

Você mudou a configuração das fans mais o principal de tudo, você teve alguma melhora de temperatura da placa de vídeo e do processador?

Opa, tive sim, na terceira foto a gpu foi a mais beneficiada ( obviamente ) mas a cpu ainda consegue "pegar" um pouco do ar, até o momento não passou dos 60c ( vou realizar alguns teste hoje mais exigentes ).

6 horas atrás, 1lokos disse:

Muda o fan do topo o mais para trás possível, assim ajuda a extrair melhor o ar quente soprado para trás pelo fan do Air Cooler.

Do jeito que esta, ficou na "sombra" do Air Cooler.

Esta VGA é do tipo "blower" - o fan sopra o ar quente para fora do gabinete, ou do tipo "Open Air" - os fans sopram o ar quente dentro do gabinete?

BxOA.png

Muito provavelmente é do tipo Open air cooler, já que é uma RTX 2060 6gb zotac.

51decTIPeqL.thumb.jpg.97a70b37ea45b28095bb4ef7b106595f.jpg

E fiz como falou, mas está pensando em por as 3 como ventiladores e deixar o air cooler do processador agir como "exaustor", será que fica ruim ?

Postado
19 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Qual gabinete é esse seu? Achei interessante, bem clean hehe

Gabinete Gamer Rise Mode Galaxy Glass, tem na kabum.

Eu peguei o rosa porque ele ta 300 reais mais barato que as outras cores ( já te adianto, ele é enorme ).

Ta na promoção por 11 dias a partir de hj (31/05)

• Curtir 1
Postado
23 horas atrás, Gabriel Graciolli disse:

Gabinete Gamer Rise Mode Galaxy Glass, tem na kabum.

Eu peguei o rosa porque ele ta 300 reais mais barato que as outras cores ( já te adianto, ele é enorme ).

Ta na promoção por 11 dias a partir de hj (31/05)

Já removeram o desconto... Agora tá o mesmo valor o gabinete Rosa...

• Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!