Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, 

Comprei e instalei o water cooler MasterLiquid ML240L V2 ARGB da Cooler Master e o mesmo não está iniciando a bomba no primeiro boot do dia (normalmente pela manhã). 

Ontem meu processador chegou a 100º e desligou. 

Aguardei um minuto para religar a máquina e aí a bomba já funcionou normalmente. 

O curioso é que é apenas quando ligo a máquina pela manhã. No restante do dia ele funciona normalmente. 

Minha dúvida é: Isso é um defeito ou configuração???

Obs.: Resolvi o problema parcialmente usando o software FANCONTROL. Quando o windows inicia o programa já carrega automaticamente e força a bomba do WC a trabalhar. 

Se alguém tiver outra solução (configuração na BIOS) pra indicar serei imensamente grato. 

Postado

Verifique no BIOS como esta o ajuste do CPU_FAN ou PUMP_FAN (depende da placa-mãe) - o conector em que provavelmente ligou a bomba;

pode ser que esteja ajustado pra air cooler, para iniciar com temperatura alta e não da tempo do WC entrar em ação antes  tens do CPU se desligar.

Via de regra se recomenda-se deixar a bomba em 100%, mas se a bomba ficar ruidosa pode reduzir 5%. O importante é que não varie a RPM.

• Amei 1
Postado

@1lokos Então mano, assim que postei aqui acabei percebendo o erro. Na minha placa-mãe as fans do radioador (ligadas no CPUFAN) estão setadas pra monitorar o sensor da CPU. Então elas já vinham trabalhando corretamente. Mas a bomba tá na SYSFAN então tava sendo administrada pelo sistema. Eu setei para o sensor do CPU e agora ela já começa funcionar assim que liga a máquina. 

De qualquer forma agradeço pela dica e vou ficar monitorando pra ver se não volta acontecer. 

P.S.: Toda a máquina é nova. Quando montei e instalei o windows isso não aconteceu. Só que a memória é 3200hz e só tava dando 2400. Quando fui corrigir a memóra mexi no lugar errado e a máquina não quis ligar. Eu dei um CLEAR no CMOS pra resetar e corrigi a memória. Porém eu acho q baguncei a configuração de fan's. Aí começou esse problema na bomba kkkkkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!