Ir ao conteúdo

Java Sobre Programação Orientada Objeto

Ir à solução Resolvido por ss_cwb,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou começando a estudar orientada objeto. E resolvi começar a fazer um exercício da minha cabeça. Ele é simples, apenas uma soma de 2 números que o usuário desejar, só que agora eu reparei que não consigo entrar com esses 2 numeros por janela. Apenas inserindo no código. E estou procurando matéria pela internet e não encontrei nada. Alguém saberia me dizer como faria isso?

• Solução
Postado

Primeiro, a programação orientada a objetos é uma abstração que busca mapear ações e estados dentro de um sistema. Um exemplo na linha que você está começando seria criar um objeto chamado Calculadora e atribuir a este objeto ações e características.

Para fazer a soma de dois números, você cria uma instância do objeto, e passa os valores para o objeto armazená-los. Depois, chama uma função desse objeto que faz uma operação com os valores que ele já tem.

Vamos fazer um exemplo em Java para exemplificar (fiz de cabeça, talvez tenha erros):

1. Crie uma classe para definir o objeto

Class Calculadora {
// Crio variáveis privadas, que só posso acessar pelos métodos get e set
  private Double numero1;
  private Double numero2;

// Para cada variável, eu crio um get e um set
  public void setNumero1(Double numero) {
    numero1.setDouble(numero);
  }

public Double getNumero1() {
    return numero1;
  }

// Depois crio os métodos públicos ou privados da classe
  public Double getSomaValores() {
    return this.numero1 + this.numero2;
  }

public Double getSubtraiValores() {
    return this.numero1 - this.numero2;
  }
}

Depois de criada a classe Calculadora (arquivo com o mesmo nome da classe, Calculadora.java) você vai instanciar essa classe no seu sistema:

public void outraClasse() {
// Instancio o objeto que quero criar (maiúsculo para Classe, minúsculo para instância)
Calculadora calculadora = new Calculadora();

// Agora posso atribuir os valores para a classe:
  calculadora.setNumero1(4);
  calculadora.setNumero2(3);

// E chamo o método que quero usar
  System.out.println(calculadora.getSomaValores());
}

Para inserir os número por uma janela, você pode criar uma interface como um applet, e esse applet vai receber os valores que o usuário inserir na tela e vai chamar as funções de atribuição da classe Calculadora (isso é a separação entre apresentação e lógica de negócio). Ou seja, o applet tem a interface gráfica, e ele instancia o objeto, passando os valores através do método set (setNumero1 e setNumero2) e depois chama a função que retorna a soma dos valores (getSomaValores).

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!