Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, tenho uma AMD Radeon RX 550 4Gb em meu Athlon 3000G numa placa-mãe mini ATX AM4 A-320, com 12Gb de RAM DDR4, SSD 480Gb e dois HDs SATA (1Tb e 250Gb). Aqui está instalado o Windows 11 22h2 Moment 2 (acho que o 3 ainda não chegou aqui). Ah e minha fonte é de 500W e minha tela é uma TV LED Panasonic Viera 32 pol.

Ocorre que estou tendo problemas com minha placa gráfica. Aqui tem ocorrido o seguinte:

• Tempo limite do driver AMD (esporádico)
  • Erro de Hardware, código 141 (aparece com mais "frequência" no registro de erros do sistema)
  • Travamentos seguido de reinicialização (em alguns esporádicos momentos isso ocorre)
  • Tenho presenciado o que penso ser princípio de artefatos no uso (no momento que escrevo este tópico presenciei isso)

A temperatura da placa "sem uso" fica na casa dos 28º com a ventoinha rodando entorno de 1220 á 1520 rpm. Quando uso alguma aplicação que exige mais da GPU a temperatura vai para entre 40º e 55º com a ventoinha girando entorno de 2500 à 3000 rpm.

É notório saber que AMD e Windows 11 não tem tido uma relação muito boa. Inclusive é de conhecimento público que o Windows 11 tem desinstalado o driver proprietário AMD mais recente e colocado qualquer outro, geralmente um problemático da própria Microsoft.

Pois bem, até o momento anterior a escrita desse post eu estava usando o driver Pro da AMD (do ícone azul o qual não me recordo a versão, mas era a mais recente). Ocorre que estes dias eu passei a presenciar os problemas, acima descritos, com mais "frequência". Hoje, no momento que escrevo esse tópico enfrentei a seguinte situação. Estava usando uma aplicação 3D e do nada a tela ficou cinza por alguns segundos e depois a imagem sumiu (tela preta em seguida). Simplesmente isso! O sistema não desligou nem travou. De pronto pensei que tivesse perdido a placa de vez. Ai eu mandei reiniciar o PC pelo botão próprio, presente no meu teclado multimidia (que tem botão de desligar, reiniciar e hibernar). O PC reiniciou e o vídeo voltou. Então eu fiz o seguintes passos:

• Removi todo o driver AMD pelo D.D.U. (Display Driver Uninstaler)
  • Baixei o driver da RX 550 direto pela AMD, novamente
  • Instalei a versão Adrenaline, do ícone vermelho, que estava como opção recomendada
  • Carreguei novamente o perfil de configuração da placa que uso (nele está desabilitado o RPM 0 e a curva da dissipação ativa configurada)

Bom habilitei o painel de medição do funcionamento da placa e ao rodar a referida aplicação 3D, novamente, tive as seguintes métricas, constantes na imagem em anexo. O que percebi é que a RX fica constantemente em 100% de uso com a aplicação estando com a configuração que pode ser vista na 2ª imagem anexada. Então eu gostaria de saber o seguinte:

1. Diante do que aqui relato e das informações prestadas a minha GPU RX 550 pode estar com problemas?
  2. Diante do exposto, pode ser minha placa-mãe o problema (no caso referindo-se ao slot PCI-Express) ou até mesmo o processador?
  3. Tudo isso que estou relatando aqui está relacionado ao sistema, no caso o Windows 11, e o driver AMD?

Sinceramente eu não sei mais o que pensar. Não estou querendo ir para o Windows 10 agora, pois estou aguardando chegar um Core i5 de 6ª geração e este PC, aqui citado, vou passar pra minha esposa. Ele possui uma IGPU Vega 3 até bem boa. Ocorre que o I5 que está vindo não tem vídeo integrado, então eu vou passar a RX 550 para ele. Ai sim irei colocar Windows 10 nos dois PCs.

Finalizando, só a título de comparação, o PC da minha esposa que é um AMD Athlon x3 antigo com 8Gb de RAM e uma GPU N-Vidia GT 210 de 1Gb DDR-3, com Windows 10 22H2, roda tudo sem maiores problemas. Até a aplicação 3D que citei aqui, roda. Claro que a performance e o gráfico fica bem baixo em relação ao meu PC. Porém, lá dificilmente dá problema e nunca travou rodando nada. O outro PC também usa uma TV LED 32 pol. só que da Philco.

Agradeço quem leu meu post e puder dar alguma fagulha de luz.

imagem_2023-06-07_015156407.png

imagem_2023-06-07_015406435.png

Só pra esclarecer a cerca da configuração da aplicação cujo print está anexado ai acima, essa é a configuração padrão que ele detecta como a ideal baseando-se no equipamento.

Fiz um teste com uma distribuição Linux e essa mesma aplicação. O gráfico setado, por padrão, foi entre o Higth e o Ultra.

Bem é isso.

• 2 semanas depois...
Postado

Fonte 500w cujo a marca não foi especificada é genérica? Chegou a diminuir o clock da gpu para ver se estabiliza? Por exemplo deixar em 1060~1050.

Uma pratica legal que você pode monitorar através do hwinfo64 no campo de erros de gpu caso saia do 0 é indicativo sobre instabilidade. 

De primeira mão entende-se que:

1ª sua fonte provavelmente é genérica e não entrega conforme especificado

2ª Em comparação com a GPU da sua esposa (GT 210) TDP 31 W, e o seu (RX 550) TDP 50 W é mais 1 ponto argumentativo sobre a fonte pode estar influenciando sobre instabilidade.

Você pode fazer seguinte rotina de teste: Colocar a RX550 no pc da sua esposa (caso a fonte não seja genérica) e fazer stress test é identificar especialmente no hwinfo64 se acusa erro de GPU.

O ponto principal é identificar se essa fonte não especificada no seu relato é de procedência ou não, também é importante citar sobre uso de estabilizadores que de forma alguma não pode ser usado junto com a fonte e sim filtro de linha por exemplo o da clamper

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...