Ir ao conteúdo

O que de fato o G-sync resolve??

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa madrugada pra todos! Vou criar um cenário hipotético aqui, por favor não se prendam nos detalhes, tentem apenas seguir a lógica.

Pensem comigo uma situação onde tenho um monitor de 75hz com g-sync, mas está desativado. Logo está travado em 75hz (fixo).

Daí meu jogo está dando 94 FPS. Desta forma terei o famoso tearing = placa de vídeo mandando mais quadros do que o monitor "aguenta".

Resolvo ativar apenas o gsync, o que em teoria criaria uma range variável de X - 75hz e eu teria um jogo bem mais fluído caso meu FPS fique dentro do range.

Logo, se eu ativar o gsync neste monitor e o game ainda der 94fps, eu AINDA vou ter tearing. Pois estou mandando FPS acima do range criado pelo gsync.

Então como em nome de Deus o gsync resolve o tearing se o bendito do tearing apenas ocorre justamente fora do range que o gsync atua? Pelo que sei, se estou com o gsync desativado e meu fps iguala com o Hz do monitor eu não terei artefato; e caso ele caia abaixo do Hz do monitor eu talvez tenha algum lag gráfico jogando. Caso eu ative o gsync, terei gameplay fluída onde eu não vou mandar mais fps do que meu monitor aguenta pois estão sincronizados, então onde eu vou ter tearing especificamente?

Daí você pode ter a explicação:

"Mas o gsync apenas resolve o tearing que ocorre dentro do range".

Mas então é possível ter tearing dentro do range do gsync? Por quê?

Se você me disser que o G-syng resolve o sluttering aí tudo bem, pois este é um artefato que ocorre por conta de atraso e tal. Mas eu não consigo entender como ele resolve tearing, já que o tearing ocorre quando a placa manda mais fps que o range do monitor que o gsync atua.

• Solução
Postado

Tanto o G-Sync quanto FreeSync só funcionam dentro de um range, e esse range tem o valor máximo sendo a taxa de atualização máxima da tela. No caso do seu monitor, até 75 FPS você verá os efeitos do G-Sync, acima disso, não. A taxa mais comum é de 48-75 FPS, mas alguns modelos de monitores mais caros chegam até mais baixo que isso.

Eu não tenho certeza, mas pelo minha experiência, creio que só funcione também se o V-Sync estiver ativado. Ontem mesmo estava jogando um pouco de Forza Horizon 5, sempre tinha jogando com o V-Sync ativado, o FPS variava um pouco entre 60-75 FPS, mas tudo fluido. Testei com o V-Sync desativado e apenas com a limitação do próprio jogo a 75 FPS e comecei a notar tearing quando caia abaixo dos 75. Eu tento sempre ativar o V-Sync nos jogos single-player, para ter uma experiência mais fluida até 75 FPS, e mesmo às vezes se o jogo cai para 50 e poucos FPS, eu não percebo nenhum stuttering ou teraring.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!