Ir ao conteúdo

Reestruturar WiFi de uma casa grande

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Estou reestruturando o WiFi daqui de casa e gostaria de mais opiniões, coloquei um diagrama da minha casa aqui em anexo

House_Diagram_Portugues.thumb.png.215f7528df8b7de065b1e0987777506e.png

• Atualmente o WiFi funciona bem até o Quarto 3/Cozinha
  • Os ultimos comodos não recebem sinal
  • O quarto 3 recebe sinal mas fica caindo
  • Possuo fibra de 300mbps 

Eu estava pensando em colocar um sistema Mesh para tentar resolver todos esses pontos cegos de WiFi e melhorar a qualidade/velocidade também

Gostaria de seguir com uma solução sem fio, mas caso precise cabear, em quais pontos eu deveria colocar?

Qual a opinião de vocês?

Abraços!

Postado

Sistema mesh é a solução, mas do meu ponto de vista, quanto mais cabo conseguires passar, mais estabilidade dará à rede. A parte física é a base anti falhas. Minha sugestão é: Passe tantos cabos quanto  forem possíveis para alimentar os mesh onde o wifi não possa resolver.

Postado
Em 09/06/2023 às 23:39, TecnicoRodrigo disse:

Estou reestruturando o WiFi daqui de casa e gostaria de mais opiniões, coloquei um diagrama da minha casa aqui em anexo

• Um diagrama não ajuda a dar uma opinião razoável. A escala das coisas é essencial e assim uma planta seria o caso. E a escala.
  • Também ajudaria saber o que tem lá em termos de equipamento e como está instalado.
    • Quantos dispositivos?
    • Quantos roteadores? Como estão ligados? É uma única rede IP? Tem múltiplo NAT?
    • Switches?
    • Servidores DHCP?

Eu estava pensando em colocar um sistema Mesh para tentar resolver todos esses pontos cegos de WiFi e melhorar a qualidade/velocidade também

A ideia de uma rede mesh não é de eliminar pontos cegos. Pode ser que melhore a velocidade. AP mesh tem alcance menor e não maior, e de propósito.

A ideia da rede mesh é outra. Em particular

• permitir o deslocamento de um dispositivo e fazer a transição de conexão de um nó para outro sem interromper a conexão do dispositivo. Isso é feito usando algoritmos complicados, muita matemática e inteligência artificial. Isso é feito  partir de um canal de controle (backhaul) que continuamente monitora os dispositivos, clientes e AP, e percebe os deslocamentos e procura melhores rotas
  • perceber uma falha em um nó e redirecionar os dispositivos ligados nele, possivelmente sem perdas e de modo transparente.
    • Claro que pode não ser possível.
    • Claro que a velocidade deve cair
  • permitir uma configuração simples em redes pequenas. Em geral basta apertar um botão no aparelho e esperar acender uma luzinha verde, mesmo quando agrega novos POD

Mas nem tudo é alegria

• Alguém tem que pagar a conta pelo tráfego extra, o canal de controle, e não é pouca coisa. E vai ser o dono.
  • Isso quer dizer que para uma performance similar à de um aparelho não-mesh um POD tem que ter (muito) maior capacidade de processamento e memória
  • vai custar muito mais caro
  • se não puder interligar os POD via cabo vai ter todo esse tráfego adicional rodando na mesma rede wifi e gastando parte da capacidade de tráfego deles. Claro que os que permitem isso --- ethernet backhaul na documentação --- custam mais caro e são mais complicados de instalar, apenas pela presença dos cabos

Gostaria de seguir com uma solução sem fio, mas caso precise cabear, em quais pontos eu deveria colocar?

Deve considerar obstáculos físicos para o rádio, coisas como

• posição de pilares e colunas de sustentação da construção
  • poços de elevadores, já que tem uma estrutura com muito metal em volta
  • geradores de interferência como grandes motores e transformadores, e coisas que operam ou interferem em 2.4Ghz como telefones sem fio e fornos de microondas

No geral deve considerar que as antenas são omnidirecionais, e transmitem sinal pra todo lado, tipo um cone, então é ligeiramente melhor se estiverem no teto. Dentro do forro de gesso é uma opção comum porque tem bom alcance e não fica visível. Claro que nem sempre dá.

Considere usar cabo sempre que possível, em especial para dispositivos que gastam muita banda, e isso implica em usar cabos nas TV, em especial se usa 4K ou resolução superior...

Reserve o wifi para aparelhos que não tem opção.

Entenda que se a rede mesh cai cai todo mundo e se precisar de alguma redundância é melhor planejar antes.

E claro que não precisa de mesh para ligar aparelhos enormes e que estão grudados na parede em um suporte aparafusado. Os POD mesh tem em geral uma ou mais saídas ethernet, mas só deve usar em última instância. Muita gente liga a TV nisso para poder se gabar de ligar tudo sem fio, mas não é nada inteligente.

Para ajudar no lance das antenas considere por exemplo algo empírico assim:

• 5Ghz vai até a sala ao lado
  • 2.4GHZ vai até a sala ao lado E a próxima

Então deve colocar no fundo da casa um ponto de acesso no penúltimo ambiente. E usar a mesma ideia para a rede toda. 

Uma coisa ingênua que funciona na maioria das casas é colocar roteadores atrás das TV, desde que não sejam muito próximas. Assim um cabo ao menos fica curtinho e fácil 😉 de passar. E bem onde tem muito tráfego. Em pequenos escritórios e lojas usar dentro do forro de gesso ou dry-wall também é o simples muitas vezes.

• Obrigado 2
Postado

@arfneto muito obrigado pela sua resposta mega completa!!

Tentei fazer o diagrama meio parecido com uma planta de casa, coloquei perto do "chão" as médidas de distancia para dar uma ideia mas realmente, precisaria de uma planta da casa para poder ter melhor compreensão

8 horas atrás, arfneto disse:

Também ajudaria saber o que tem lá em termos de equipamento e como está instalado.

• Quantos dispositivos?
  • Quantos roteadores? Como estão ligados? É uma única rede IP? Tem múltiplo NAT?
  • Switches?
  • Servidores DHCP?
  • Hoje são: 2 TVs, 2 notebook's, 1 pc, 3 celulares 
  • Tenho o modem/roteador da Vivo, 1 roteador TP-Link Archer C60 e um repetidor de sinal TP-Link
  • O TP-Link Archer C60 está conectado via cabo com o modem da Vivo
  • É uma única rede IP
  • Se não me engano seria apenas 1 NAT, o modem da Vivo
  • Não tenho switches nem servidor DHCP

Entendi!

Então a melhor solução. pensando com cabeamento, seria usar um roteador + Access Points cabeados, colocando cabo no que não move, tipo as TVs

E caso fosse seguir sem cabeamento, ideal também seria usar um roteador +Access Points?

• Solução
Postado
1 hora atrás, TecnicoRodrigo disse:

Então a melhor solução. pensando com cabeamento, seria usar um roteador + Access Points cabeados, colocando cabo no que não move, tipo as TVs

E caso fosse seguir sem cabeamento, ideal também seria usar um roteador +Access Points?

Bem, se leu o que eu escrevi já deve imaginar o que vou escrever a seguir: ligue toda a infraestrutura via cabo. Descarte o repetidor e compre outro roteador. Repetidores são algo pra usar em algum tipo de emergência. Vão repetir um sinal quando começar a degradar? E o máximo que vão repetir é o que chega até ele. E o tráfego do que vier a ser ligado nele vai todo passar por ele.

Coloque um roteador perto de cada TV e um outro lá pro fim da casa. Esse terceiro pode ser um AP wifi mesmo, mas um roteador é melhor porque o preço é parecido e o roteador vai te dar mais 3 portas LAN, já que cada roteador tem um switch embutido.

Se for comprar algo wifi não compre NADA que não seja wifi6 ou wifi6E. Sobre onde colocar apenas use um celular e um aplicativo como o wifi analyzer que tem pro telefone do robo e o da frutinha. Coloque seu Archer onde quer medir o sinal e simplesmente veja na tela do celular os valores em dbm. Nem precisa saber o que é bom. Pode só conectar e ver as barrinhas. E claro que não precisa de internet. A rede wifi é um subconjunto da rede local. Nada tem a ver com a internet.

• É uma única rede IP
  • Se não me engano seria apenas 1 NAT, o modem da Vivo
  • Não tenho switches nem servidor DHCP

Deve estar enganado quanto ao DHCP. Fixou mesmo endereços para os celulares e as TV?

Como sabe se tem uma única rede IP?

Não teria ligado o C60 ou o tal repetidor via porta WAN teria? Usou aquela porta azul????

Como te expliquei cada roteador inclui um switch. O da VIVO tem 3 portas LAN o C60 tem 4. Como tem que ligar um ao outro vai usar uma de cada.

• Amei 1
Postado

Olá, pessoal!

• Atualmente o WiFi funciona bem até o Quarto 3/Cozinha
  • Os ultimos comodos não recebem sinal
  • O quarto 3 recebe sinal mas fica caindo
  • Possuo fibra de 300mbps 

Qual a opinião de vocês?

Abraços!

Como você escreveu

Atualmente o WiFi funciona bem até o Quarto 3/Cozinha.

Se está funcionando bem com equipamentos não tão bons assim, com um roteador de ponta não vai ter problemas.

Esse repetidor WA850RE é muito ruim, só funciona em 2.4 e o sinal dele é fraco. Com certeza ele mais atrapalha do que ajuda.

Acho desnecessário colocar cabos para cada aparelho, aqui em casa não uso cabo em nada. Vou te dar uma dica de como fiz aqui em casa.

Roteador da vivo em Bridge wifi desativado, 2 roteadores AX3 pro ligados por cabo fazendo a rede mesh e meus problemas acabaram. Em 2.4GHz e em 5GHz ficou perfeito, tenho 300 mega e funciona muito bem. Em 2 computadores coloquei placas intel AX200 wifi 6 e ficou lindo. São 4 celulares, 2 Tvs, 2 Pcs. Não tenho ponto cego em um terreno grande com algumas paredes.

Esse kit mesh que te mandei o vídeo é um excelente custo-benefício. Se no seu caso ficar ruim, pode colocar mais um roteador para aumentar a rede.

Postado

Sobre sua configuração e sugestões vou te explicar algumas coisas que pode sim achar também "besteira":

• Em 12/06/2023 às 21:26, edu.dnb disse:
    • Roteador da vivo em Bridge wifi desativado

pode ser ingênuo colocar o roteador em modo bridge. Vai perder acesso às portas LAN, ao wifi dual band que acho que tem 300 ou 600 mbps em 2.4 GHz e acho que 800 a 5Ghz e vai ter um problema do inferno em configurar as VLAN para usar a TV ou o telefone. E acho que a VIVO não vai te dar suporte nenhum se usar o modem em bridge.

2 roteadores AX3 pro ligados por cabo fazendo a rede mesh e meus problemas acabaram

Não sabemos quais eram os seus problemas e assim não se pode dizer se sua solução foi boa em simplesmente pegar uma certa quantia de dinheiro e converter em equipamentos.

Em 12/06/2023 às 21:26, edu.dnb disse:

Em 2 computadores coloquei placas intel AX200 wifi 6 e ficou lindo

• Imagino que goste das antenas ou algo assim. Mas computadores da última década ou mesmo mais antigos já tem placas de rede gigabit (de 99) que são suficientes em uma LAN em que o gateway roda a modestos 300mbps com a internet. 
  • Considerando que essas placas que usou são PCIx e esses slots vem em número de UM na maioria das MB pode não ser esperto gastar o único slot de expansão em algo que já tinha tinha (conexão de rede) e potencialmente melhor em suas máquinas. É difícil esses roteadores irem até gigabit, acho que já sabe disso. Claro que seus PC podem ter vários slots PCIx e aí não faz diferença 

E os roteadores tem 4 portas LAN que está guardando para alguma ocasião mais inteligente de uso, imagino.

São 4 celulares, 2 Tvs, 2 Pcs. Não tenho ponto cego em um terreno grande com algumas paredes

Como eu disse, mesh nada tem a ver com redução de pontos cegos. Na verdade um POD mesh tem menor alcance do que um AP convencional. Porque é melhor assim.

E ligar as TV via rádio (wifi) quando tem dois roteadores que poderiam estar do lado delas (e talvez estejam) pode ser considerado ingênuo, ou um simples modismo. As TV não vão se mover e podem gastar mais de 30mbps cada uma: candidatas ideais ao uso de um cabo de 8 reais.

Postado

Boa noite, pessoal!!

@arfneto suas respostas são incriveis e extremamente ricas em detalhes!! Muitissimo obrigado! Está bem claro para mim já!

Apenas de curiosidade, respondendo as suas perguntas:

P: Deve estar enganado quanto ao DHCP. Fixou mesmo endereços para os celulares e as TV?

R: Estava mesmo, não fixei os endereços em cada dispositivo

P: Como sabe se tem uma única rede IP?

R: Sendo bem sincero, não sei te responder! Preciso estudar mais sobre esse assunto de redes!

P: Não teria ligado o C60 ou o tal repetidor via porta WAN teria? Usou aquela porta azul????

R: Sim! Ligueio C60 pela porta WAN/azul 

@edu.dnb obrigado pelas recomendações!

Vou seguir aqui nas compras e nos ajustes, qualquer coisa abro um novo tópico

Vocês são demais!! Valeu gente!

• Obrigado 1
Postado

P: Como sabe se tem uma única rede IP?

R: Sendo bem sincero, não sei te responder! Preciso estudar mais sobre esse assunto de redes!

P: Não teria ligado o C60 ou o tal repetidor via porta WAN teria? Usou aquela porta azul????

R: Sim! Ligueio C60 pela porta WAN/azul 

Pois é: não tem uma única rede IP. Ao ligar o C60 pela porta azul criou uma segunda rede IP e tudo que ligar no C60 estará nessa segunda rede. E pode ter uma perda de até metade da capacidade de tráfego para tudo que estiver ligado nessa segunda rede. Isso porque esses aparelhos são projetados para ligar a porta AZUL no provedor, que vai te dar um endereço IP, o tal endereço público, que você vê ao acessar por exemplo https://www.myipaddress.com/ 

E com isso vem uma outra série de problemas. Já expliquei isso com muitos detalhes, exemplos e desenhos aqui e parei de repetir. Mas para dar uns exemplos: streaming a partir de celulares numa rede para uma TV que esteja na outra rede não vai rolar. Compartilhamento de arquivos entre computadores em redes distintas não vai rolar. Automação não vai rolar. Uma impressora wifi na segunda rede não vai aparecer na primeira...

Postei também roteiros de como fazer isso by the book. Vou copiar os endereços dos tópicos e poderá ver lá. Se tiver alguma dúvida adicional pode me perguntar de novo. Mude isso. A diferença é grande em termos de performance.

Entenda que todos os tópicos a seguir tratam do MESMO assunto. Não é preciso ler tudo, não é preciso entender tudo. E, claro, pode não ler nenhum 😉 . 

Alguns números

Outro caso

detalhes aqui 

exemplo 

Obrigado por se dar ao trabalho de responder às perguntas. Isso pode ser importante para alguém que tenha um problema similar e esteja acompanhando a discussão. É a razão do forum afinal!

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!