Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Por favor alguém me ajuda aqui, montei meu primeiro pc e não dava vídeo, o ezdebug led da placa-mãe mostrava como problema no dram (led amarelo-estático), o RGB da ram não estava funcionando, só estava conectando o placa-mãe, cpu, ram e cooler da cpu (sem mouse, teclado ou qualquer coisa assim). Não consigo nem entrar na BIOS então não é o SSD (já testei sem SSD)

o que tentei fazer:

- Eu testei cada pente de ram individualmente

- Já testei colocando em apenas um slot ram da placa-mãe e depois testando com o outro slot (minha placa-mãe tem apenas 2 slots ram)

- Já testei retirando a bateria para limpar o CMOS, deixei 5 minutos desligado e depois esperei 10 minutos para inicializar, não funcionou

- Já testei removendo e recolocando o cpu e cabos

- Não tentei ver se algum metal na placa traseira do cooler está encostando na placa-mãe mas acho que não ta, e também estou usando uma moldura de contato thermoright no cpu/socket, não testei sem

observacoes:

***Eu tentei várias vezes fazer o clear CMOS removendo a bateria e em uma dessas vezes ao invés de ter apenas o led amarelo sólido ezdebug em "DRAM", ele mudou para "CPU->DRAM", onde o led "CPU" estava vermelho e o "DRAM" era amarelo, mas eles alternavam entre si, acho que o led "DRAM" ficou aceso por mais segundos que o led "CPU", mas não tenho certeza, e também a memória RAM RGB finalmente funcionou, mas ainda o led ezdebug indicava erro (alternando "CPU->DRAM" infinitamente). E quando desliguei e liguei novamente, o pc voltou para o debug led estático amarelo na "DRAM" e com o RGB da ram não funcionando, esse "estado de alternância" do led debug só aparecia de vez em quando nos testes.

***quando tirei o cpu para recolocar notei que a parte traseira estava "riscada" ou algo assim, como está nas fotos, não sei se veio assim ou se fui eu, é difícil ver sem zoom e flash do celular, a cpu quebrou? Achei que estava com sujeira mas tentei limpar aos poucos e não mudou nada, alguém sabe uma maneira eficiente e segura de limpar essa parte da cpu? Tenho medo de piorar a situação.

-Uma coisa que não testei foi para ver se o processador esquentava, não tenho placa-mãe agora para testar isso, e não sei se minha memória RAM é compatível mas acho que é compatível sim.

-se eu conectar o mouse e o teclado, o mouse RGB não funciona e o teclado RGB só funciona quando eu aperto uma tecla (talvez seja só uma função do teclado, pois o teclado tem uma opção exatamente igual nos efeitos RGB)

- A ventoinha do cpu cooler gira sem problemas (não testei se o RGB do cpu cooler funciona porque não conectei o cabo 3pin 5v RGB), e o led do SSD liga

Posso tentar arrumar um jeito de ter uma LGA 1700 barato (por exemplo celeron g6900), outra placa-mãe e outra ram para testar as peças individualmente, mas antes gostaria de pedir a opinião de vocês sobre a parte de trás do cpu

setup:

Core i5 12400

msi pro h610m b DDR4 (já mandei de volta para a loja, vou comprar outra (talvez placa-mãe gigabyte) para testar a cpu)

2x8GB xpg d50 3200mhz

msi mag ab650b

cpu.jpeg

cpu 2.jpeg

cpu 3.jpeg

cpu 4.jpeg

cpu 5.jpeg

cpu socket.jpg

dram.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!