Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Utilizar SSD Sata ou NVMe com Adaptador PCI Express


Ir à solução Resolvido por Diego Mendes Rodrigues,

Posts recomendados

Pessoal, tenho um SSD NVMe de 500GB na única entrada que minha B450 possui, porém como separei ele 2 partições, Windows e jogos/programas/ backups, porém não está mais me suprindo, estava pensando em comprar outro SSD de 240GB mesmo e acabei encontrando algo sobre adaptador NVMe para PCIE 1x ou 4x, queria saber se vale a pena investir nisso, se tem algum problema, ou melhor pegar um SATA 2.5" convencional.

 

Exemplos: 1x e 4x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Isso que eu pensei, mas queria saber se vale a pena, se os ganhos são maiores que um SATA normal usando o NVMe no adaptador essa é minha principal duvida, pois se valer a pena eu tento pegar um NVMe na china de 1TB e parcelo, se não valer eu pego um sata normal de 240gb so para windows e deixo o meu NVMe para backup e jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu uso um NVMe no adaptador, não ví nenhum problema até agora. 

1 minuto atrás, MouraFox disse:

eu pego um sata normal de 240gb so para windows e deixo o meu NVMe para backup e jogos.

É isso que para mim não faz sentido, vai pegar um SSD inferior para sistema operacional?

Deixe como está e só compre um SATA 2,5 e coloque os novos jogos no SATA novo. Não precisa tirar tudo que já está no NVMe para o SATA.

 

O desempenho do NMVe no adaptador é melhor que o de um SATA 2,5, mas para jogos vai ser indiferente.

Você pode ter o windows em um SDD, a Steam em outro SDD e os jogos em um terceiro SSD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Por conta de preços, já que vou comprar um SATA de 240GB deixaria ele somente para o Windows e programas, o NVMe para jogos e backups meus por questão de ter mais espaço e os loadings do jogos mais "rápidos" no NVMe. Preciso de mais espaço justamente por isso, meus backups são um pouco grandes fora os jogos que são pesados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@MouraFox , bom dia.

 

Sua placa-mãe ASUS TUF B550-PLUS (WIFI) suporta 2 discos NVMe M.2:

  • 1 - M.2 de até 64Gb/s PCIe 4.0 x4 & SATA mode
  • 1 - M.2 de até 32Gb/s PCIe 3.0 x4 & SATA mode

Caso já esteja usando o primeiro slot, coloque o NMVe M.2 Gen3 no segundo slot, sem utilizar um adaptador.

 

2_slots_m2.png

 

Sua placa-mãe também possui 6 conexões para SSD SATA III, que também podem ser uma excelente alternativa para você utilizar para armazenar jogos, programas e backups, sendo que esses discos funcionam com uma boa velocidade, além de valores baixos.

Algumas sugestões:

  • 1 SSD 1TB Kingston NV2 no Kabum está R$ 283,90, além de diversas outras opções no Mercado Livre.
  • 1 SSD 1TB pode ser encontrado no AliExpress por R$ 160,00.

 

6_conexoes_SSD.png

 

Caso você precise utilizar um NVMe M.2 com um adaptador para PCIe, sua placa-mãe possui 2 slots PCIe 4/0/3.0 x16.

Utilize um adaptador x8 ou x16, com um NVMe Gen3.0 ou Gen4.0, para conseguir ter a melhor velocidade de leitura e escrita no disco NVMe M.2.

 

adaptador.png

 

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
16 minutos atrás, MouraFox disse:

SATA de 240GB deixaria ele somente para o Windows e programas, o NVMe para jogos e backups meus por questão de ter mais espaço e os loadings do jogos mais "rápidos" no NVMe.

Mas quem precisa de mais velocidade é o Windows. O jogos rodam no SSD, ou até no HD. Você não vai ter ganho em jogos usando eles no NVMe ao invés do SATA 2,5.

 

Acredito que você não entendeu meu ponto. Deixe o NVMe como está e simplesmente use um SATA 2,5 para o que baixar a partir de agora. Não tem nenhuma necessidade de tirar o sistema operacional do NVMe para um SATA 2,5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Mendes Rodrigues Meu amigo, nossa muito obrigado pela atenção também, infelizmente não tenho mais essa placa mil perdões pois esqueci de trocar, ela veio com defeito e precisei comprar outra agora tenho uma Gigabyte B450M DS3H V2, por esse motivo queria saber sobre o adaptador NVMe, mas SSDs do Ali Express são confiáveis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MouraFox disse:

adaptador NVMe para PCIE 1x ou 4x, queria saber se vale a pena investir nisso,

Como sua MB tem uma PCI-e 4X aí depende. Uma placa adaptadora dessas você gastaria entre 40 e 70 reais, dependendo de onde compre.

Se suas aplicações envolverem muito I/O de dados como por exemplo:banco de dados, planilhas etc, acho que vale. Isso devido á maior velocidade de gravação(3X a 5X comparando com uma SATA)

Por outro lado a diferença de preços por GB das M.2 comparada á SATA não é muita hoje em dia.

Eu diria que vale a pena sim, mas esteja consciente que vai ocupar um SLOT PCI-e X4 que poderia ser usada por outro tipo de dispositivo.

3 minutos atrás, MouraFox disse:

por esse motivo queria saber sobre o adaptador NVMe, mas SSDs do Ali Express são confiáveis?

Ví depois esse POST. Bom, os adaptadores que vem da China são confiáveis até onde eu saiba, até comprei uma.

Quanto aos SSD NVMe acho que não vale a pena nesse momento porque os preços no BR estão bem razoáveis e tem a questão da garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Ah sim entendi, bem, no atual cenário não faria sentido eu comprar um SATA com menos de 500GB, porém não estou encontrando boas opções num preço acessível a mim, o @Diego Mendes Rodrigues comentou sobre SSD da kingston NVMe de 1TB e está num ótimo preço como segue na imagem, e o @PedraX falou sobre valer a pena, pois meu uso vai ser jogos e backups logo um sata ou NVMe me supriria e aproveitando essa promo da kabum, não seria mais jogo eu realmente colocar com o adaptador, o que acham? image.png.91d3f5d4a5f27c6f5bf4071b67f8953f.png

 

 

  

5 minutos atrás, PedraX disse:

Como sua MB tem uma PCI-e 4X aí depende. Uma placa adaptadora dessas você gastaria entre 40 e 70 reais, dependendo de onde compre.

Se suas aplicações envolverem muito I/O de dados como por exemplo:banco de dados, planilhas etc, acho que vale. Isso devido á maior velocidade de gravação(3X a 5X comparando com uma SATA)

Por outro lado a diferença de preços por GB das M.2 comparada á SATA não é muita hoje em dia.

Eu diria que vale a pena sim, mas esteja consciente que vai ocupar um SLOT PCI-e X4 que poderia ser usada por outro tipo de dispositivo.

Qual outro dispositivo você sugeriria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@MouraFox , entendi.

 

Sua placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2 possui 1 slot NVMe M.2 e 4 conexões SSD SATA III.

Quanto ao AliExpress, sim os componentes são confiáveis, compro sempre nesse site (adapatador, SSD, NVMe M.2, memória RAM, processador e etc).

Compre e seja feliz!

 

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Esse Hikvision é confiável? Pois ai entraria num outro assunto 😅

Tive 2 SSDs da Adata que tive que acionar garantia 3 vezes em ambos, logo estou bem amedrontado com relação a SSDs de marcas "inferiores" as mais conhecidas.

 

1 minuto atrás, Diego Mendes Rodrigues disse:

@MouraFox , entendi.

 

Sua placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2 possui 1 slot NVMe M.2 e 4 conexões SSD SATA III.

Quanto ao AliExpress, sim os componentes são confiáveis, compro sempre nesse site (adapatador, SSD, NVMe M.2, memória RAM, processador e etc).

Compre e seja feliz!

 

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

Tem alguma marca que recomende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, MouraFox disse:

Qual outro dispositivo você sugeriria?

Bom, primeiro preciso alertar que uma PCI-e 4X é compatível com 1X, só vai variar a velocidade de transferencia de dados, por isso tem que ver a especificação de cada dispositivo.

Dito isso, qq dispositivo adicionado, tais  como placas de edição de vídeo, placas de som, etc são compatíveis.

Até uma VGA pode ser colocada, só que vai limitar nos 4.000 Mbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Sabe se tem algum SSD no aliexpress que ta valendo a pena?1TB ou 500Gb?

 

Em pesquisa aqui no fórum encontrei esse da promo da kabum e que está mais em conta se for comprar no cartão como é meu caso. https://www.amazon.com.br/gp/product/B0BZFVCVSV/ref=ox_sc_act_image_1?smid=A6Y83QSOMBC8&psc=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhnnn, você enviou um link da Amazon e lá o fornecedor é uma de tal NETVendas.

O link da Kabum é:

https://www.kabum.com.br/produto/380745/SSD-1-tb-kingston-nv2-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-e-gravação-2100-mb-s-snv2s-1000g

Aliás, pode ver no link da NETVendas que as especificações são contraditórias.

Prefira a Kabum, como já disse, devido ás garantias.

1Tb ou 500GB é conforme seu uso. Se achar que precisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!