Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoa, estou montando um PC e gostaria de uma recomendação de Air Cooler ou Water Cooler para este processador:

PREFERÊNCIA PARA MODELOS MAIS SILENCIOSOS POSSÍVEL

NÃO LIGO PRA LED

• ASUS TUF B760
  • Intel Core I5 13600K
  • 16GB DDR4 3.200
  • RTX 3060 TI

GABINETE AINDA NÃO TENHO DEFINIDO (ACEITO SUGESTÕES)

Vi uma recomendação desse pelo Miguel da MW Info - Gabinete Gamer SuperFrame Flow

Postado

WC AIO Cooler Master ML240L 240mm, tem versão sem LED e com LED ARGB

WC AIO DeepCool LE500 240mm, tem versão sem LED, com LED Rainbow (horrível) e com LED ARGB.

Ambos na faixa dos R$ 350,00

Um Air Cooler que refrigere bem o i5-13600K vai custar mais caro e é difícil encontrar em estoque, como DeepCool AG620 ou AK620, Scythe Fuma 2 Rev B. Semana passada a T'byte vendeu um lote do Montech Metal DT24 Lite, que é adequado, por R$ 199,00 mas este modelo tem fans ruidosos e é bem pesado ~1.6 kilos.

Postado

@1lokos Das recomendações que você deu, pensando em longevidade, escolheria Air Cooler ou Water Cooler?
Vi algumas pessoas dizendo que 5 anos é a vida útil de uma WC. Procede?

Postado

É basicamente isso mesmo, a durabilidade de um WC AIO é de 3 a 6 anos, supondo que seja modelo de boa qualidade.

Já do air cooler é teoricamente décadas - mas deve ficar obsoleto antes perdendo a capacidade de refrigerar novos CPUs lançados, a continuar a tendência de aumento de consumo a cada geração; pois mesmo que o fan pife pode ser substituído.

A questão é que para o i5-13600K/KF, salvo no caso de promoção - rara; como a do Montech Metal DT24 Base, o WC de 240mm vai ser a opção mais barata.

• Curtir 2
Postado
13 horas atrás, 1lokos disse:

É basicamente isso mesmo, a durabilidade de um WC AIO é de 3 a 6 anos, supondo que seja modelo de boa qualidade.

Já do air cooler é teoricamente décadas - mas deve ficar obsoleto antes perdendo a capacidade de refrigerar novos CPUs lançados, a continuar a tendência de aumento de consumo a cada geração; pois mesmo que o fan pife pode ser substituído.

A questão é que para o i5-13600K/KF, salvo no caso de promoção - rara; como a do Montech Metal DT24 Base, o WC de 240mm vai ser a opção mais barata.

Esse air cooler montech metal dt24 tá 469 no mercado livre, vale a pena pro i5 13600kf?

Esfria bem ?

Postado

Refrigera, mas se esta disposto a gastar R$ 400,00+ com air cooler, compre o

DeepCool AG400 - R$ 399,90

Marca tradicional e reconhecida, teste do AK620 - que tem a mesma performance;* com o i5-13600K, em uso extremo (Blender) manteve  o CPU na casa dos 70-80 graus, em jogos na casa dos 60 graus.

* O AG620 é mais novo e baixa 1-2 graus a mais, por usar um fan mais forte.

• Curtir 2
Postado

@1lokos anotado, deepcool ag620 pro i5 13600kf

você acha que está a config boa ?

-Gigabyte b660 aorus elite

-GTX 1050ti (daqui 1 ano vou trocar pela 3060ti 12 gb)

- deepcool ag620

-I5 13600kf

- Fonte cx500 corsair 

memória RAM pensei em pegar uma xfury 3200 MHz, 2 pentes de 16gb

Gabinete é algo que não faço ideia qual pegar 

Não ligo pra RGB nem nada do tipo, quero apenas qualidade e função, não ligo pra estética 

Postado

Configuração boa, tirando o preço (alto) do i5-13600K.

Gabinete dê uma olhada no SuperFrame Overtake - R$ 270,00 

Frente mesh com bom espaço interno, suporta VGA de até 380mm.

Tem modelos adequados na faixa dos ~R$ 200,00 mas em geral são mais curtos, então é preciso saber o comprimento da VGA a ser usada para verificar a compatibilidade.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

Refrigera, mas se esta disposto a gastar R$ 400,00+ com air cooler, compre o

DeepCool AG400 - R$ 399,90

Marca tradicional e reconhecida, teste do AK620 - que tem a mesma performance;* com o i5-13600K, em uso extremo (Blender) manteve  o CPU na casa dos 70-80 graus, em jogos na casa dos 60 graus.

* O AG620 é mais novo e baixa 1-2 graus a mais, por usar um fan mais forte.

Ajudou bastante, principalmente com o vídeo do teste!
Iria perguntar sobre o 13600K, sem o F, mas o vídeo respondeu.

Procurei pelo AG620, mas não tem estoque, infelizmente.
(Retificando, acabei de achar na Pichau)

Sobre o gabinete:
Pra você achar um ideal, basta apenas conferir a altura total do air cooler e procurar um gabinete com espaço interno maior que essa altura, ou tem algum macete, como: altura do air cooler + 5cm / 10cm?

Postado
51 minutos atrás, felipeolliveira disse:

Pra você achar um ideal, basta apenas conferir a altura total do air cooler e procurar um gabinete com espaço interno maior que essa altura, ou tem algum macete, como: altura do air cooler + 5cm / 10cm?

O DeepCool AG620 tem 157mm de altura, então se o gabinete diz que suporta air cooler de 160mm esta OK.

O SuperFrame Overtake suporta air cooler:

• Liberação cooler CPU: 180mm  (liberação é tradução inapropriada de "clearence",  que no caso deveria ser "espaço livre").

Eu suponho que esta medida divulgada pelos fabricantes de gabinetes prevê alguma folga, tipo 5mm. Basta que o topo do cooler não encoste no vidro lateral.

Via de regra gabinetes com ~200mm de largura suporta air cooler de até 160mm de altura.

• Curtir 2
Postado

@1lokos eu vi aqui o Montech x3 MESH (com 6 fans por 250reais) o que você acha dele ? o que eu perderia pegando ele invés do SuperFrame Overtake?

por enquanto estou com uma GTX 1050ti, mas sera que no futuro caberia uma 3060 12gb?

Postado

@1lokos Saquei! Prestarei atenção nesses dados.

Acabei de pegar um AK620 Zero Dark (3mm mais alto), saiu um pouco mais caro que o AG620, porém é mais bonito. Paguei uns 50 reais a mais pela beleza (por conta de um cupom, se não seria mais caro)

Valeu pela dica do gabinete, vou pesquisar equivalente a esse que você me indicou

Postado

O X3 Mesh é um bom gabinete e as fans incluídas são eficientes (vide review do Gamers Nexus), mas não são PWM nem ARGB, são ligadas direto na fonte com conector Molex.

O X3 é um pouco mais curto - só 370mm de comprimento; então o suporte para VGA é mais limitado:

• Comprimento máximo VGA: Até 305mm de comprimento

O que é suficiente para uma RTX 3060Ti "triple fan", vide esta da Galax:

Dimensões:

• Com suporte: 329 x 130 x 61 mm (CxLxA)
  • Sem suporte: 317 x 113 x 61 mm  (CxLxA)

Cheque o tamanho da VGA que pretende comprar, antes de comprar o gabinete.

Postado

@1lokos as fans que vem no superframe overtake são aRGB?

Se for prefiro ficar com ele pra poder desligar as luzes, não quero muito usar fan com luz no dia a dia kkk

E são PWM? (Não sei direito o que significa)

Postado

No anuncio da versão do Overtake com (3) fans  (R$ 340,00) não tem informação do tipo fan usada, mas pelo acréscimo de preço ~R$ 70,00 da para supor que seja tipo "Rainbow" (3 ou 6 LEDs nas cores fixas R, G e B), que em geral nem opção de desligar tem, já que o anúncio também não menciona controladora.

Salve raras exceções, os fans incluídos em gabinetes só servem "de enfeite", são fracos em CFM e pressão, não leve em consideração como fator de compra. Bom fans custam relativamente caro - R$ 50,00 para cima.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!