Ir ao conteúdo

ASUS Prime H510M-E suporta Core i7-11700

Ir à solução Resolvido por Fyxe,

Posts recomendados

Postado

Estou montando um PC e queria saber se de alguma forma uma placa H poderia dar problema ao combinar com um i7-11700, mesmo a placa-mãe tendo suporte ao mesmo não tenho exata certeza se pode haver problemas no futuro. Por não ser a versão K do processador não acredito que possa comprometer os VRM da placa pois esse modelo específico da ASUS contém dissipadores próprios pra isso.

Pra mais detalhes, aqui estão todas informações do PC:

Placa-mãe: ASUS PRIME H510M-E

CPU: Intel Core i7-11700

GPU: ASUS RTX 3060ti

Memória: 2x Kingston 16GB DDR4 3200Mhz FURY Beast RGB

SSD: Kingston NV2 1TB NVMe M.2

Fonte: MSI MAG A650BN

Postado

A Intel 11ª geração teve um aumento de performance de ~5-10% em relação a anterior basicamente a custa do aumento do consumo.

Mesmo placas-mãe B560 tem muitos modelos que não consegue rodar os CPUs desta geração com o clock que a Intel informa sem que o VRM chegue perto dos 100 graus.

Até pode ser que uma H510 não "derreta" com um i7-11700 ou 11700F; ajustando o PL (power limit) em 65W,  mas vai limitar o clock e a performance do CPU. 

No "PC gamer" um i5-12400F (12ª)  tem performance próxima e em alguns jogos até melhor do que i7-11700F, custando menos, o i5-13400F (13ª) é ainda melhor, fica entre o 11700K e o 12700K.

Postado

@1lokos 

21 minutos atrás, 1lokos disse:

A Intel 11ª geração teve um aumento de performance de ~5-10% em relação a anterior basicamente a custa do aumento do consumo.

Mesmo placas-mãe B560 tem muitos modelos que não consegue rodar os CPUs desta geração com o clock que a Intel informa sem que o VRM chegue perto dos 100 graus.

Até pode ser que uma H510 não "derreta" com um i7-11700 ou 11700F; ajustando o PL (power limit) em 65W,  mas vai limitar o clock e a performance do CPU.

No "PC gamer" um i5-12400F (12ª)  tem performance próxima e em alguns jogos até melhor do que i7-11700F, custando menos, o i5-13400F (13ª) é ainda melhor.

Obrigado pela resposta! Porém a H510M-E contém suporte apenas para processadores Intel de 10ª/11ª geração, se eu fosse escolher entre um i5(11ª) e um i7(11ª) qual seria melhor? Levando em conta a capacidade dessa placa-mãe é claro.

Postado
53 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Fyxe Se está montando um pc novo, sugiro começar com uma placa-mãe decente. Ainda mais pra levar uma 3060 Ti.

Veja um kit mais novo, 12ª ou 13ª geração.

A placa-mãe já está em mãos, só estou com dúvidas sobre o processador.

Postado
33 minutos atrás, Fyxe disse:

A placa-mãe já está em mãos, só estou com dúvidas sobre o processador.

Vá com o i5-11400F mesmo, custa ~R$ 800,00 o 11700F é o dobro.

Veja esse teste do Peperaio do 11400F na ASUS Prime H510M-E, em jogos o VRM ficou tranquilo, mesmo com o ASUS Performance Enhancement habilitado, o que libera o PL para além dos 65 watts. Ele diz que para jogos deve suportar o i7-11700, mas não testou.

Postado

@1lokos

Em 20/06/2023 às 13:33, 1lokos disse:

Vá com o i5-11400F mesmo, custa ~R$ 800,00 o 11700F é o dobro.

Veja esse teste do Peperaio do 11400F na ASUS Prime H510M-E, em jogos o VRM ficou tranquilo, mesmo com o ASUS Performance Enhancement habilitado, o que libera o PL para além dos 65 watts. Ele diz que para jogos deve suportar o i7-11700, mas não testou.

Será que não dá pra mim pegar o i7-11700 e usar por enquanto na H510? Acabei de sair de um i5 e não queria pegar outro, poderia trocar somente a placa-mãe no futuro ou é muito arriscado?

Postado

@1lokos

12 minutos atrás, 1lokos disse:

Arrisque, se for o caso deixe o Performance Enhancement desativado, o TDP fica limitado em 65W e o consumo "civilizado".

Tem loja vendendo "PC Gamer" com i7-11700F em H510, em gabinete com vidro colado nos fans frontais.

Tranquilo! Sobre o gabinete eu estou usando um bem ventilado e nada de Water Cooler, isso iria estressar ainda mais os VRM que ficariam sem ventilação alguma, optei por um Air Cooler bem robusto que extrai bem a temperatura  do Processador e joga pra fora, também coloquei várias Fans em locais estratégicos pra um melhor fluxo de ar e vou utilizar uma pasta térmica de alta condutividade fabricada por marca reconhecida.

Ao completar a Build dou mais detalhes!

Postado

@RS Faria

16 minutos atrás, RS Faria disse:

@Fyxe

O problema do dos Core i7 é que o consumo dele quase dobra, em relação ao Core i5 "solto".. O 11400 sem limite, puxa 120 Watts..

Opa, valeu pela resposta! Mesmo limitado? Não pretendo usar ele muito com o Performance Enhancement habilitado, ou seja, ele ficaria capado aos 65 TDP descrito pela Intel, pelo menos até eu conseguir investir em uma placa-mãe mais avançada, até porque trocar de placa-mãe fica mais barato do que trocar de processador.

Postado

@Fyxe

Eu não sei o que pretende fazer com o PC, mas vai perder um tanto considerável de performance com isso.. Se for pra jogos, o consumo é bem menor.. Talvez, nem precisaria desligar a opção.. Só olhar o vídeo que o @1lokos postou lá em cima.. Mas, vai da sua necessidade..

Postado

@RS Faria

2 minutos atrás, RS Faria disse:

@Fyxe

Eu não sei o que pretende fazer com o PC, mas vai perder um tanto considerável de performance com isso.. Se for pra jogos, o consumo é bem menor.. Talvez, nem precisaria desligar a opção.. Só olhar o vídeo que o @1lokos postou lá em cima.. Mas, vai da sua necessidade..

No vídeo mencionado o criador comenta que até processadores i7 podem ser usados na placa-mãe, como ele estava testando um i5 da 11ª eu suponho que o i7 mencionado seja da mesma geração, porém o mesmo não fez o teste. Sobre o uso pretendo trabalhar e jogar de vez quando, se tiver alguma recomendação ou dica, estou aberto a novas opções! Os detalhes da build estão no primeiro post.

• Solução
Postado

Montei o computador e.... Bom, só tenho a elogiar essa plataforma, deu tudo certo sem nenhum tipo de gargalo ou temperatura alta, até mesmo em estresses complexos e longos se manteve em uma temperatura aceitável de 70~75 graus com Air Cooler, dito isso, tenho só a confirmar que essa combinação se prova uma ótima escolha pra quem quer começar a montar um PC parrudo que deve durar bastante.

Um dos Youtubers mais conhecidos de informática do Brasil até recomendou essa combinação então pode ter certeza que é sucesso!

Obrigado a todas as respostas e espero que esse tópico sirva de inspiração pra futuras builds!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...