Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Processador Ryzen 5 4600g/ placa-mãe tuf gaming a520m ASUS plus II Pelo que sei a tensão era pra estar no máximo a 1,350v mas em algum estresse considerável bate 1,400v é normal??

Pois pesquisei alguns processadores da AMD sofrendo por tensão errada de BIOS da placa-mãe ASUS (não sei se a história está se repetindo aqui!?).

Não consegui colocar a foto, mas basicamente no software da placa-mãe deu 1,400v  no CPU core voltage.

Postado

@Patrick de Lima o ideal seria pesquisar a tensão padrão e procurar a configuração correta pra ela na BIOS. tambem tive problemas com meu i5 em uma ASUS. a tensão ficava entre 1.3 e 1.4v em idle, esquentava muito. descobri que era a versão da BIOS que tava usando uma configuração problematica que fazia a tensão ficar elevada. agora ta em torno de 1.15v e superfrio.

• Amei 1
Postado

Verifiquei o meu e estava a 1.35 com OC para 4300Mhz, mas já removi e deixei em stock. Está alta mesmo essa tensão aí (quando em idle)...

Em idle, fica +/- 1.08V e em stress 1.38V. (Então meu processador estava com baixa tensão no fim das contas...)

• Amei 1
Postado

O meu está com tudo no Auto (menos a iGPU, essa eu setei mesmo 1.25V e 2200Mhz). Mas a placa-mãe por ter o PBO em Auto ela dá uma leve aumentada no clock, desde que tenha refrigeração.

Eu não me preocuparia com essa tensão, só fique de olho na temperatura... O meu não passa de 70 graus mesmo com o OC na iGPU.

• Amei 1
  • mês depois...
Postado

@Rodrigo J Polette Fala Rodrigo! Beleza? Pode me tirar uma dúvida? Você que fez OC na iGPU também, pode reparar pelo HWmonitor ou ate mesmo na tela inicial da BIOS se a temperatura da CPU fica dando uns picos em 63º? Comigo aconteceu isso tanto na antiga B450M s2h, quanto na minha atual B450 AORUS M, ambas com o 4600g em OC.

Postado

Oi @brunofernan7, vou ver sim!, Eu estava tendo uns problemas com crash de vídeo, usando memórias em alta frequência, pois o máximo do 4600G é 1900Mhz no FCLK, e para isso ainda precisava aumentar umas outras tensões na BIOS, que só achei elas nesse fim de semana... Mas vou experimentar retornar o OC na iGPU também, que tinha feito a 2.2Ghz... e aumentado a tensão para 1.2V se não me engano... (agora mesmo está em stock...) Vou verificar qual a tensão correta para usar e depois eu coloco aqui, mas acredito que tenha deixado em Auto, pois setando manualmente, estava dando 100% de corrente no iGPU... e no Auto isso não acontece... Hoje verifico e coloco umas fotos...

Mas quanto a temperatura, sim, ele esquentava mais rápido mesmo...

Postado

@Rodrigo J Polette Acabei de gravar um vídeo mostrando o que acontece com o meu após o  OC completo. Se quiser da uma olhada pra entender o que estou falando: https://share.icloud.com/photos/05bjtSiYGbIJt9WOJxX3PNraQ

3 minutos atrás, brunofernan7 disse:

@Rodrigo J Polette Acabei de gravar um vídeo mostrando o que acontece com o meu após o  OC completo. Se quiser da uma olhada pra entender o que estou falando: https://share.icloud.com/photos/05bjtSiYGbIJt9WOJxX3PNraQ

Botei Clock fixo em 4.2Ghz a 1.35v, iGPU em 2200Mhz a 1.225v.

• Curtir 1
Postado

Ahhh esqueci de colocar os resultados...

Em situação normal (sem OC no iGPU), o TDC (SOC) e EDC (SOC), vistos no Ryzen Master, ficam entre 54% (o TDC) e 63% (o EDC) quando o vídeo está a 100%.

Quando eu seto alguma tensão fixa na iGPU, mesmo sem alterar o clock, o EDC (SOC) sobe para 100% quando uso o vídeo, e fica mais em uso do que o normal mesmo não usando algo 3D...

Outra coisa, só consegui fazer OC no iGPU, juntamente com OC nas memórias, fazendo OC apenas nas memórias na BIOS, e no iGPU pelo Ryzen Master, cheguei a 2375Mhz a 1.25V.

Percebi também, que a tensão que seto no iGPU, nunca fica exatamente o que seto durante a utilização, normalmente ficando um pouco menos... cheguei a setar 1.4V, para ver se reduzia a corrente de uso (os TDC SOC e EDC SOC), mas sem redução aparente.

Outro detalhe, é setar alguma tensão no iGPU, em qualquer valor e situação, que a temperatura do processador sobe de 35º/40º para 70º, as vezes mais, chegou até a reiniciar num teste mais extremo... quando fiz OC no iGPU e mais um pouco no CPU... Estou achando que minha placa não é tão indicado para fazer OC, apesar de suportar...

• 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!