Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu r5 4600g em jogos pesados bate 4283 MHz e 1,4v e está tudo padrão

Sobre os Chips e processadores sendo de silício e um podendo ser mais eficiente e frio e outro menos eficiente e afins, seria normal?

Postado

Você considera que ganhou na loteria do silício quando seu processador consegue manter uma boa frequência numa tensão bem baixa, ou consegue fazer um bom overclock sem subir muito a tensão. A tensão de 1.4V é considerada alta e pode acabar causando maior aquecimento do que deveria. Mas é normal os processadores AM4 ficarem meio "desregulados de fábrica", meu Ryzen 5 3600 também pegava fácil 1.4V em stock e acaba esquentando bastante e estresse máximo, mas desde que comecei a usar ele (isso já faz quase 2 anos) eu apliquei um undervolt para que ele trabalhe bem mais frio e tranquilo. Como meu processador foi fabricado recentemente, e não é daqueles primeiros 3600 que sairam, ele veio bem refinado e eu consigo tensões bem baixas, tipo estou agora rodando a 1.15V a 4.2GHz, consigo também 1.25V a 4.4GHz, e se quiser mais frio posso suar 1.07V a 4.0GHz.

• Amei 1
Postado

@GuilhermeGB caramba entendi, é porque estão falando que uma tensão acima de 1,350 ferra o processador, mas em stock ele pega uns 1,2 mas em um estresse consideravel o máximo foi 1,4, agora estou com uma pulga atrás da orelha, se piorar é recomendável um leve undervolt né?

Postado
16 minutos atrás, Patrick de Lima disse:

@GuilhermeGB caramba entendi, é porque estão falando que uma tensão acima de 1,350 ferra o processador, mas em stock ele pega uns 1,2 mas em um estresse consideravel o máximo foi 1,4, agora estou com uma pulga atrás da orelha, se piorar é recomendável um leve undervolt né?

O que o pessoal fala por aí é que não é muito bom você travar seu processador acima de 1.35V no overclock, ou seja, você estará forçando seu processador num clock mais alto e ainda forçando uma tensão alta. Eu não me sinto muito confortável com a BIOS empurrando essas tensões altas no meu processador, principalmente porque eu sei que O MEU processador aguenta rodar confortavelmente com tensões bem mais baixas. Como a AMD não tem um controle de qualidade muito bom na fabricação dos seus chips, eles precisam nivelar as coisas pro pior caso, e como existem processadores aí que não aceitam de jeito nenhum rodar com tensões menores, todo mundo acaba rodando do mesmo jeito.

Depois de conversar com alguns donos de Ryzen 5 3600 e também ver algumas outras disussões na internet, notei que é um problema dos Ryzen 5 3600 mesmo, eles rodam em tensões elevadas por padrão e podem até acabar aquecendo bem mais do que o esperado. Se eu deixar meu processador stockzão e colocar um teste de estresse mais pesado, ele vai beirar os 80-90ºC, mesmo eu tendo um cooler mais decente. Do jeito que está agora, dificilmente vai passar dos 70ºC, e rodando jogos fica bem mais tranquilo, entre 55-65ºC.

Se você não está confortável com a forma que seu processador está rodando, você pode tentar um undervolt. Mas pra fazer um undervolt eficaz você também vai precisar travar o clock, pois se você só reduzir a tensão e deixar o clock automático, a boost automático vai fazer o processador rodar com clocks mais baixos. Claro, mexer com multiplicador com clock só vai funcionar em placas-mãe desbloqueadas para overclock, como as B450 e B550, por exemplo, não vai funcionar com A320 e A520.

• Amei 1
Postado
1 minuto atrás, Patrick de Lima disse:

@GuilhermeGB entendi... Então no fim seria muito problemático usar ele a 1,4? Engraçado que o CPU fan fica em torno de 1500rpm e a temperatura está ok batendo no máximo 70c em um stress considerável mas o máximo do CPU é 2500rpm 

Acredito que não, só veria um problema se o processador estivesse esquentando mais que o normal. E, como eu disse, o problema parece ser mais no Ryzen 5 3600 mesmo, pois o pessoal aí rodar Ryzen 5 5600 em stock e mesmo assim conseguem manter o CPU frio, ele não superaquece nem com o cooler original da AMD (se o gabiente for bem ventilado). Qual cooler você usa aí?

Postado
3 minutos atrás, Patrick de Lima disse:

@GuilhermeGB olha eu uso o cooler box padrão que veio e o meu gabinete é bem ventilado contando com 1 atrás e + 3 fans na frente, airflow dele é as 3 fans da frente jogam ar frio pra config, e a fan de trás joga o ar quente pra fora 

Está bom demais então, não tem com o que se preocupar.

• Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, Patrick de Lima disse:

@GuilhermeGB muito obrigado maninho! É que falaram por aí que 1,4 a 1,5 degrada o processador em ci e fui pesquisando e percebendo que isso pode encaixar em diferentes silicios e N fatores e afins kkkkk

Por nada, mano. E tem muita gente por aí rodando com processador assim nessas tensões sem saber e não se vê relatos de problemas, pelo menos eu nunca ouvi falar.

• Obrigado 1
Postado
Em 24/06/2023 às 09:36, Patrick de Lima disse:

@GuilhermeGB cara como eu vejo meu processador beirando os 4300mhz no boost, de eu limitar ele a 4200mhz no boost já vai dar um diferença né?

Não, na prática não tem diferença. Meu processador pegava mais de 4100MHz no automático, quando eu travei ele a 4000MHz com undervolt, a pontuação nos benchmarks até deu uma leve melhorada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...