Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC em Ryzen 5 5600 - Reiniciando sozinho/Tela azul


Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Opa Galera, Beleza?

Sou um pouco iniciante pra OC e vendo alguns vídeos eu vi 3 maneiras pra fazer… Diretamente na BIOS, PBO e pelo aplicativo da AMD Ryzen Master.

 

Pelo fato de ser iniciante nesse quesito e não saber exatamente como deixar um bom preset que não danifique os componentes eu optei por usar os presets pronto AMD Ryzen Master, ou seja, habilitei o CONTROL MODE para “Auto OC” e o CURVE OPTIMIZER MODE selecionei o “All cores” e deu tudo certo… Meu Ryzen passou a rodar com 4.550Mhz a uma temperatura média de 55C (no Tarkov) com a tensão não passando de 1,1V e uns quebrados.

 

porém, depois de umas 2 horas mexendo ele reiniciou do nada e continuou reiniciando (chegou a dar tela azul).. Só parou comigo desativando as opções, o que pode ter acontecido?

Falta de tensão?

 

Meu PC:

Ryzen 5 5600 (WC Rise-Mode 240mm)

TUF Gaming B550M-Plus

RTX 3070TI

32GB 3200Mhz 

Super Flower 750w Gold 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Maravilha, abri aqui e selecionei novamente a opção do “Auto OC” com a opção “Per core” e dei um Start Optimizing está previsto pra demorar uns 50min aí depois dou um ”Apply” para ver como vai se sair.. Belê?

 

Essas opções bem “Standard” não tem perigo de dar B.O na CPU né? Por ser um “leve” OC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Vitor Requena disse:

dei um Start Optimizing está previsto pra demorar uns 50min aí depois dou um ”Apply” para ver como vai se sair.. Belê?

Isso, é possível que o sistema reinicie várias vezes durante o processo, cada vez tem que abrir o Ryzen Master de novo que ele continua de onde parou.

 

 

6 minutos atrás, Vitor Requena disse:

Essas opções bem “Standard” não tem perigo de dar B.O na CPU né? Por ser um “leve” OC

Sim. O que o curve optimizer faz na verdade é undervolt, deixa o processador mais frio e aumenta a vida útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Isso, é possível que o sistema reinicie várias vezes durante o processo, cada vez tem que abrir o Ryzen Master de novo que ele continua de onde parou.

 

 

Sim. O que o curve optimizer faz na verdade é undervolt, deixa o processador mais frio e aumenta a vida útil.

Então meu rei, coloquei o “Auto OC” e o “Per Core” mas infelizmente acabou de dar tela azul novamente.. agora foi quase no fim da Optmization, será que estou fazendo algo errado? 

Melhor dar só o Per core e não colocar Auto OC? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Vitor Requena disse:

Então meu rei, coloquei o “Auto OC” e o “Per Core” mas infelizmente acabou de dar tela azul novamente.. agora foi quase no fim da Optmization, será que estou fazendo algo errado? 

Melhor dar só o Per core e não colocar Auto OC? 

Normal, abre o programa de novo e deixa terminar o processo, ele tá testando os limites de até onde é estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Shaman93 disse:

Normal, abre o programa de novo e deixa terminar o processo, ele tá testando os limites de até onde é estável.

Certo, então vou refazer já que fiquei com “medo” e parei o Optimizing… Então mesmo que dê tela azul e eu tenha que reiniciar pelo botão de Restart do Gabinete eu continuo até chegar em 100%.. Correto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Só com o tempo pra saber. Se enfrentar mais alguma instabilidade, vê os cores que tiveram maior undervolt (o valor mais negativo) e soma +1; se continuar instável, soma +1 nos demais cores também. Por curiosidade, ficaram em quanto os valores? Meu 5600G faz -14/-12/-13/-17/-10/-18.

Seguinte... Em "All Core" realmente reinicia sozinho e dá algumas telas azuis, setei pra "Per core" e quando finalmente consegui mesmo setar, ele está até o momento super estável e sem nenhum problema em testes de benchmarks e games.

 

Em relação aos valores, ficaram o seguinte:

Clock Max 4.550Mhz - Max de 60C em Stress (Games não passa de 55C) - tensão em torno de 1,030V á 1,1V e uns quebrados

Já em relação Undervolt ficou o seguinte:

-20/-25/-19/-16/-17/-18

 

Tudo em ordem e funcionando perfeitamente..

Creio que, deu certo? 

Os valores estão OK ou muito descrepantes?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shaman93 disse:

@Vitor Requena Tá excelente, se aparecer alguma instabilidade só fazer isso que mencionei de reduzir manualmente o undervolt. Nesse caso tentaria primeiro -19/-24/-19/-16/-17/-18 e caso continuasse instável -19/-24/-18/-15/-16/-17.

Maravilha meu rei, fechado.. Vou ficar de olho e na “pior” das hipóteses eu mexo manualmente no Undervolt

 

Obrigado pela ajuda irmão, de coração ♥️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...