Ir ao conteúdo

Upgrade de placa-mãe Dell Inspiron N4050


Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

 

Tenho estudado uma forma de melhorar o Note Dell Inspiron N4050, Core i3-2330M, 4 GB DDR3 665 MHz. Até onde vi, posso colocar até 16GB DDR3 1600 MHz, processador i7-2860QM, SSD. Acontece que o bendito está com tela cinza com centro preto e acho que placa-mãe já deu tchau. Então que placa uso para substituir ? A placa original é a 0X0DC1.

Postado

@brunoc7 Salve brow!! Mano, que doidera!! Não compensa gastar grana numa máquina assim. Porque não vende pelo que conseguir e pega uma máquina nova? Parece mais lógico e inteligente. Que acha? Maaassss.... Talvez seja só a tela ruim. Se acha que compensa gastar nele, investiga isso! Certo maninho?

Postado

Cara, esse note é considerado muito bom, tanto que resistiu durante 11 anos. E ele tem capacidades de ser feito upgrade nos componentes. O uso dele é pra assistir vídeos no Yt, digitar documentos e planilhas e ver fotos. É da minha mãe. Eu tenho um igual que ainda jogo RPG e CoD 2 e colocar 8GB resolve.

Pelo que achei de informação não se muda a placa-mãe. Isso procede ?

Postado

Procede brow, procede sim. Notebook não é como PC. Raramente conseguirá a mesma placa para reposição a não ser usada que esteja funcional. Se é para uso tão baixo de capacidade, só memória e SSD seriam o máximo que vale a pena. Processador? Para ver vídeos e coisinhas sem peso? Eu não faria. 11 anos venceu todas as atualizações que existem. Para certas aplicações não servirá mais. E sim, é ótimo equipamento, como todos que a Dell produz e duram muito, mas o tempo vai passando e eles ficam obsoletos, entende? Não estou desmerecendo ele, tá? Minha opinião é de que não vale a pena gastar dinheiro em upgrade de uma base ultrapassada, correto? Só isso brow!

Postado

Agradeço a opinião e ela é bem fundamentada. Vou a cata de uma solução, pois não quero gastar em um note novo e quero a diversão de mexer nele. Hoje vou desmontar os dois e testar as memórias. O CPU-Z  diagnosticou a memória do meu em 667 MHz. Eu pensei que fosse 1333.

Até o momento, a possibilidade que eu vi foi colocar uma placa-mãe idêntica 0X0DC1 e evoluir processador, memória 8GB 1600 MHz, trocar pasta e colocar adesivo térmico e limpar o sistema de refrigeração. Mas aí na placa é que está a dúvida. Será que posso colocar uma placa de 4ª ou 5ª geração? O N4050 de minha mãe funciona redondo, abre de leve o Win7. Já o meu é lento pois o HD está surrado. É notável a diferença da inicialização e abertura e fechamento de programas em ambos.

Postado

Se tem duas, deveria estar em dual channel: 667 x 2 = 1.337.

Postado

Temos um Dell 3567 da minha esposa. Veio com Win10, 4 GB e não inicializava após 45 min, reiniciava do nada. Comprei um SSD e 8 GB e é outra maquina. 

Crazy só tem um pente de 4GB. Vou tirar foto dele mais tarde e postarei aqui.

  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Eu comprei uma placa-mãe nova para o meu N4050, sem me preocupar em escolher a mesma configuração, simplesmente peguei a mais barata porque tinha um coprocessador e está funcionando muito bem, comparado a um velho tanque de guerra restaurado, passa em qualquer terreno e manda bala:

 

  • Membro VIP
Postado

É melhor falar por aqui que é post original.

 

"Sim é este post. Na placa-mãe vi que tem escrito 989.

Nesse link teve umas soluções interessantes para diminuir a temperatura de operação:

 

https://www.hardmob.com.br/threads/667445-Upgrade-em-Notebook-HP-Core-i7-2860QM-ainda-e-um-bom-processador/page2

 

Polimento do cooler, limpeza, aplicação de adesivo térmico azul + pasta, base com cooler. Eu tenho lixa 1200 que deixa o alumínio um espelho.To de olho pra fazer isso no de casa."

 

Tem um material muito bom na net sobre atualização do N4050, pena que não consegui encontrar, em resumo existe a opinião de engenheiros da Dell que trabalharam exaustivamente, a opinião de interessados em fazer a atualização que não tem noção donde estão se metendo e a opinião de quem já fez a atualização e passou por problemas e como resolveu ou não.

São três mundos diferentes e três visões muito diferentes sobre o mesmo assunto.

Para se entender melhor como ocorre esta interação uso o exemplo fictício de um grupo de engenheiros que desenvolveram o fusca com motor a combustão, outro grupo de engenheiros que desenvolveram aeronave com motor a jato e dois grupos de usuários, os que querem colocar o motor a jato no fusca e os que colocaram o motor a jato no fusca mas não estão conseguindo levantar voo.

Os grupos de engenheiros trabalham com uma metodologia científica e o resultado de seus trabalhos é retido na empresa, o máximo que eles podem divulgar é "pode fazer isto" e "não pode fazer isto", para o notebook X pode usar os processadores A, B e C, ai vem o usuário e pergunta: Mas, o processador Z encaixa na placa, porque eu não posso usar? Ai vem os engenheiros e respondem: Nós só podemos dizer que não pode usar o processador Z no notebook X.

Ai entra o grupo de usuários que colocou o processador Z no notebook X, um deles queimou a placa-mãe, o outro queimou o cooler, o outro queimou o processador, o outro queimou a fonte e o outro usou normalmente sem qualquer problema só que não conseguiu observar uma mudança significativa na performance.

Tudo neste mundo trabalha em três tipos básicos de condições:

1- Condição nominal, é a condição para o qual foi desenvolvido o projeto;

2- Condição de estresse, é a condição 10X superior a nominal e

3- Condição de destruição, é a condição 100X superior a nominal.

Na condição 1, a nominal, que é a original de fábrica, seu notebook funcionará por anos a fio sem qualquer problema.

Uma brincadeira que dizem por ai é que o N = normal, 40 = 40 anos e 50 = 50 anos então N4050 = vida normal entre 40 a 50 anos de uso. Risos.

Quando se muda a condição original, a nominal, o material entra nas condições de uso 2 e 3, estresse ou destruição.

Por exemplo: um usuário que nunca limpa o cooler nem troca a pasta térmica vai entrar nas condições de estresse porque a poeira nas aletas do cooler vão impedir a passagem do ar juntando com a perda de eficiência da pasta térmica vai reduzir a troca de calor entre o processador e o cooler, gradativamente ao longo do tempo o equipamento nestas condições acaba entrando na condição de destruição que é exatamente a queima de algum componente, isso vai variar de uma situação para outra.

Outro exemplo, em especial o cooler, o acumulo de poeira a ponto de travar ou impedir as hélices de girar não vai causar dano algum ao cooler, limpou está novo, já os outros componentes como processador e pasta térmica vão sofrer as consequências, ainda no cooler considerando que ele esteja limpo e que a troca do processador por um mais potente que gere mais muito mais calor ai o cooler vai sair da faixa nominal de trabalho dele que é girar um pouco de vez em quando para girar o tempo todo na velocidade máxima entrando na faixa de estresse e com o decorrer do tempo ele vai abrir o bico e vai entrar na faixa de destruição, vai desgastar o eixo e começar a oscilar enquanto que o processador mais potente vai gradualmente esquentando mais e saindo da faixa de trabalho nominal dele.

No exemplo da fonte de 60 ou 90W, para o caso do projeto que prevê a de 60W, não tem problema algum em usar a de 90W porque o consumo do sistema sempre será mais baixo e nunca vai solicitar mais da fonte, já o contrário, a fonte de 60W usada no projeto de 90W vai ser muito mais solicitada, vai sair da sua faixa nominal e durar muito menos do que deveria enquanto que o sistema que fica puxando a carga de 90W não vai conseguir desempenhar seu trabalho dentro do esperado, vai trabalhar com menos energia.

Outra consideração; esse negócio de polir a superfície do processador tem algumas facetas a serem consideradas, o projeto original prevê apenas o uso de pasta térmica, nestas condições, a vida útil será longa e a partir do momento em que se altera alguma coisa, no caso o polimento da superfície, independente se vai melhorar ou não a eficiência da troca de calor, este polimento remove uma fina camada de proteção que com o passar do tempo vai criando uma camada de oxidação em seu lugar que inevitavelmente vai piorar a situação de troca de calor, obrigando o usuário a realizar novos polimentos regulares ou então aceitar a variante de perda de eficiência e entrada na condição de estresse.

Ufa! Espero ter me expressado.

Eu não faço parte do grupo de engenheiros, estou no grupo de usuários que não tem a menor dó do equipamento e pouco me importa se vai ser destruído ou não, contanto que não seja o meu N4050, o mais importante para mim é aprender com os erros dos outros e tentar não cometer os mesmos erros.

Então, vai fundo cara! Conta para nós como está sendo a sua experiência.

  • 2 semanas depois...
Postado

Abri o link e o valor tá doido, mais de 2000 mil, mas acha com outros vendedores. Não sei se dá certo uma placa de 4ª geração por causa da compatibilidade. Eu não sei precisar se uma placa com vídeo onboard de 4gen eu posso substituir a original de 2gen.

  • Curtir 1
Postado

Eu encontrei outros fóruns e o pessoal relata que não tem como trocar de geração. Os pinos de encaixe não casam, os conectores de periféricos idem. Em notebook é bem limitado o que pode ser feito em termos de upgrade. Então é devaneio meu, por inexperiência, vou adquirir a placa "nova" e o i7-2860QM. Penso em polir o dissipador, trocar pasta e aplicar adesivo térmico. Quando eu fizer, posto os resultados.

 

Cogito de mandar minha placa para manutenção pra ver o orçamento.

A geração da placa-mãe tem que coincidir com a do processador. Achei de 10ª Gen placa e processador por 940,00 no Kabum. Mas é aquela estória dos encaixes...

  • Curtir 1
  • 10 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Eu não consegui porque o processador que comprei não foi entregue.

Depois eu fiquei acompanhando os preços que não baixaram ou tiveram alguma oferta até agora.

Também desanimei em comprar por causa das recentes incertezas na importação.

  • Curtir 1
  • 7 meses depois...
Postado
Em 28/06/2023 às 10:58, Pincipi disse:

É melhor falar por aqui que é post original.

 

"Sim é este post. Na placa-mãe vi que tem escrito 989.

Nesse link teve umas soluções interessantes para diminuir a temperatura de operação:

 

https://www.hardmob.com.br/threads/667445-Upgrade-em-Notebook-HP-Core-i7-2860QM-ainda-e-um-bom-processador/page2

 

Polimento do cooler, limpeza, aplicação de adesivo térmico azul + pasta, base com cooler. Eu tenho lixa 1200 que deixa o alumínio um espelho.To de olho pra fazer isso no de casa."

 

Tem um material muito bom na net sobre atualização do N4050, pena que não consegui encontrar, em resumo existe a opinião de engenheiros da Dell que trabalharam exaustivamente, a opinião de interessados em fazer a atualização que não tem noção donde estão se metendo e a opinião de quem já fez a atualização e passou por problemas e como resolveu ou não.

São três mundos diferentes e três visões muito diferentes sobre o mesmo assunto.

Para se entender melhor como ocorre esta interação uso o exemplo fictício de um grupo de engenheiros que desenvolveram o fusca com motor a combustão, outro grupo de engenheiros que desenvolveram aeronave com motor a jato e dois grupos de usuários, os que querem colocar o motor a jato no fusca e os que colocaram o motor a jato no fusca mas não estão conseguindo levantar voo.

Os grupos de engenheiros trabalham com uma metodologia científica e o resultado de seus trabalhos é retido na empresa, o máximo que eles podem divulgar é "pode fazer isto" e "não pode fazer isto", para o notebook X pode usar os processadores A, B e C, ai vem o usuário e pergunta: Mas, o processador Z encaixa na placa, porque eu não posso usar? Ai vem os engenheiros e respondem: Nós só podemos dizer que não pode usar o processador Z no notebook X.

Ai entra o grupo de usuários que colocou o processador Z no notebook X, um deles queimou a placa-mãe, o outro queimou o cooler, o outro queimou o processador, o outro queimou a fonte e o outro usou normalmente sem qualquer problema só que não conseguiu observar uma mudança significativa na performance.

Tudo neste mundo trabalha em três tipos básicos de condições:

1- Condição nominal, é a condição para o qual foi desenvolvido o projeto;

2- Condição de estresse, é a condição 10X superior a nominal e

3- Condição de destruição, é a condição 100X superior a nominal.

Na condição 1, a nominal, que é a original de fábrica, seu notebook funcionará por anos a fio sem qualquer problema.

Uma brincadeira que dizem por ai é que o N = normal, 40 = 40 anos e 50 = 50 anos então N4050 = vida normal entre 40 a 50 anos de uso. Risos.

Quando se muda a condição original, a nominal, o material entra nas condições de uso 2 e 3, estresse ou destruição.

Por exemplo: um usuário que nunca limpa o cooler nem troca a pasta térmica vai entrar nas condições de estresse porque a poeira nas aletas do cooler vão impedir a passagem do ar juntando com a perda de eficiência da pasta térmica vai reduzir a troca de calor entre o processador e o cooler, gradativamente ao longo do tempo o equipamento nestas condições acaba entrando na condição de destruição que é exatamente a queima de algum componente, isso vai variar de uma situação para outra.

Outro exemplo, em especial o cooler, o acumulo de poeira a ponto de travar ou impedir as hélices de girar não vai causar dano algum ao cooler, limpou está novo, já os outros componentes como processador e pasta térmica vão sofrer as consequências, ainda no cooler considerando que ele esteja limpo e que a troca do processador por um mais potente que gere mais muito mais calor ai o cooler vai sair da faixa nominal de trabalho dele que é girar um pouco de vez em quando para girar o tempo todo na velocidade máxima entrando na faixa de estresse e com o decorrer do tempo ele vai abrir o bico e vai entrar na faixa de destruição, vai desgastar o eixo e começar a oscilar enquanto que o processador mais potente vai gradualmente esquentando mais e saindo da faixa de trabalho nominal dele.

No exemplo da fonte de 60 ou 90W, para o caso do projeto que prevê a de 60W, não tem problema algum em usar a de 90W porque o consumo do sistema sempre será mais baixo e nunca vai solicitar mais da fonte, já o contrário, a fonte de 60W usada no projeto de 90W vai ser muito mais solicitada, vai sair da sua faixa nominal e durar muito menos do que deveria enquanto que o sistema que fica puxando a carga de 90W não vai conseguir desempenhar seu trabalho dentro do esperado, vai trabalhar com menos energia.

Outra consideração; esse negócio de polir a superfície do processador tem algumas facetas a serem consideradas, o projeto original prevê apenas o uso de pasta térmica, nestas condições, a vida útil será longa e a partir do momento em que se altera alguma coisa, no caso o polimento da superfície, independente se vai melhorar ou não a eficiência da troca de calor, este polimento remove uma fina camada de proteção que com o passar do tempo vai criando uma camada de oxidação em seu lugar que inevitavelmente vai piorar a situação de troca de calor, obrigando o usuário a realizar novos polimentos regulares ou então aceitar a variante de perda de eficiência e entrada na condição de estresse.

Ufa! Espero ter me expressado.

Eu não faço parte do grupo de engenheiros, estou no grupo de usuários que não tem a menor dó do equipamento e pouco me importa se vai ser destruído ou não, contanto que não seja o meu N4050, o mais importante para mim é aprender com os erros dos outros e tentar não cometer os mesmos erros.

Então, vai fundo cara! Conta para nós como está sendo a sua experiência.

 Como aplicar essa fita azul térmica? No heatpipe, em cima do dissipador, envolta do dissipador ou envolta do heatpipe?

  • Membro VIP
Postado
13 horas atrás, GuilhermVBM68 disse:

Como aplicar essa fita azul térmica? No heatpipe, em cima do dissipador, envolta do dissipador ou envolta do heatpipe?

Algum tempo depois eu li vários artigos na internet de pessoas que constataram que a fita azul é ineficiente na dissipação do calor do heatpipe e que aplicada em qualquer posição possível acaba atrapalhando a troca de calor que ocorre internamente dentro do tubo.

Em resumo a opção mais eficiente seria manter o heatpipe livre da fita azul a qual é apropriada para uso em outros casos.

  • mick 07 fechou este tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...