Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conflito de memórias ou outra coisa??


Posts recomendados

Boa tarde. Tenho um PC com 16GB (2x8) RAM DDR4 3200 MHz Geil em um Ryzen 5 5600x + placa-mãe ASUS Prime B550-PLUS + RTX 3060 12GB OC da Pine. Comprei mais 2 módulos (2x8) da mesma memória só que, me enviaram 3600Mhz ao invés de 3200Mhz. Ocorre que, não me preocupei muito com isso, pois sei que o sistema "teoricamente" faria as 3600 rodarem a 3200Mhz, nivelando pelas menores mas, não está ocorrendo isso, o Windows trabalha e logo trava. Baixei o CPU-Z e estava mostrando Dual Channel a 3600 MHz, só que o Ryzen 5 5600X não trabalha com memória a 3600, no máximo a 3200Mhz. Entrei no Setup, desabilitei o XMP, setei as memória para tudo em auto e mesmo assim o problema continuou, mas, baixando as memos para 2133Mhz e, o Windows continou a travar após alguns minutos de uso. Atualizei a BIOS para a última versão, formatei o pc, seteis as memórias para trabalharem a 3200 MHz, o que é mostrado no CPU-Z mas o problema continua. testei ambos os pares em separado e tudo normal, fiz os testes de memórias, por sftware e pelo teste de memória do Windows e nenhuma problema foi detectado. Aí eu peço a ajuda de vcs, o que pode ser ou o que fazer neste caso? Sei que uma das sugestões seria devolver as 3600 e solicitar 3200Mhz mas isso, pelo logísitica, levará entre 30 a 40 dias, então, estou buscando uma solução antes de tomar essa decisão. espero ter sido claro nas explicações. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem várias coisas para comentar:

  1. Você não deveria ter comprado mais RAM, 16gb é mais que suficiente.
  2. Se você está nos 0.1% da população que tem uso para 32gb, deveria ter comprado um pente de 16gb, ao em vez de mais 2 de 8.
  3. Na verdade o sistema deveria fazer o PC inteiro trabalhar em 2133 até que você mande a placa-mãe fazer o contrário. Pelo que você descreveu, ativou o XMP e selecionou o perfil de overclock dos pentes novos ao em vez dos antigos.
  4. O 5600x faz 3600mhz sem dificuldade sim. Inclusive, passa disso.
  5. Mas peraí... quando você mexeu manualmente, lembrou também de mudar os timings e a tensão? Se não fez isso, já era esperado que ia ter problema.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Na verdade, quando mandei fazer o XMP, estava com com 4 módulos de memória e foi direto para 3600Mhz, ficou instável. Quando setei para 3200 ficou instável e, em 2133Mhz em Auto, ficou instável. Sabemos que o sistema nivela por baixo, então, não deveria ficar instável em 2133Mhz ou, nem mesmo em 3200Mhz. Quando setei manualmente em 3200Mhz, ele alterou os timing basendo-se não sei por qual das memos, da 3600 ou da 3200. Com relação a ter ou não 32GB de RAM, já é uma questão pessoal, precisando ou não ou pensando em futuros Upgrades. Sei que o correto seriam 2 módulos de 16GB mas, eu já tinha 2 de 8GB e comprei mais 2 de 8GB da mesma marca e modelo, só veio com frequência diferente e, provavelmente os timings tb são diferentes mas, hj em dia o sistema costuma nivelar tudo pelas menores, então, em princípio não me preocupei com isso. Na sua opinião, devo setar manualmente pelos timings das 3200Mhz?? Alguma outra sugestão? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Adauto Garcia disse:

Sei que o correto seriam 2 módulos de 16GB mas, eu já tinha 2 de 8GB e comprei mais 2 de 8GB da mesma marca e modelo,

Na verdade o que eu quis dizer foi ficar com (2x8) + 16 ao em vez de comprar outros 2 pentes de 8.

 

48 minutos atrás, Adauto Garcia disse:

Na sua opinião, devo setar manualmente pelos timings das 3200Mhz?? Alguma outra sugestão? Obrigado.

Comece colocando em 3200, os timings do kit de 3600, e 1.4v de tensão. Comece por aí e veja se assim funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Adauto Garcia disse:

@Imakuni Neste caso, colocar em 1.4V, não estarei fazendo um overvolt já que ambas trabalham em 1.35V, não pode causar problemas nas memórias ou mais instabilidade ainda?

1.4 é bem de boas e pode ajudar a dar aquele gás para aumentar a estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!