Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, boa noite.
Estou com uma duvida sobre o NVMe adquirido recentemente.

Tenho o PC com as seguintes configurações:

1. placa-mãe: TUF GAMING X570-PLUS_BR

2. Processador: AMD Ryzen 5 5600X

Ambas configurações estão dentro dos requisitos estipulados para conseguir ter uma leitura e escrita no NVMe em torno de 8k GB/s. porém o problema começa no novo hardware recebido. Ao adquirir este novo NVMe (KingSpec-NVMe Disco Rígido PCIe para Desktop, SSD Interno, PCIe Gen 4 Drive, M.2 SD Cache, HDD, SSD, 1TB) estou tendo um resultado muito limitado, esta em media lendo e escrevendo em 1.8k GB/s.

Para comparar com o problema relatado, tenho outro NVMe que tem capacidade de leitura em 3.5k GB/s. Testei nas duas entradas disponíveis na placa, ambas entradas o NVMe tem a leitura/escrita conforme fabricante.

Pesquisando alguns programas, fiz comparação de ambos no CrystalDiskInfo e visualmente a única diferença entre ambos eh no campo Modo de Transferência.

NVMe antigo: PCIe 4.0 x4 | PCIe 4.0 x4 - Lendo e escrevendo conforme previsto pelo fabricante. 

NVMe novo: PCIe 4.0 x1 | PCIe 4.0 x1 - Lendo e escrevendo em media 1.8k, menos da metade do valor previsto pelo fabricante. Este NVMe deveria entregar por volta de 7.4 GB/s Leitura e 6.5 GB/s Escrita. 

Talvez a duvida e/ou pergunta parecem ser meio evidentes, mas minha a duvida principal seria, eh possível modificar PCIe 4.0 x1 | PCIe 4.0 x1 para PCIe 4.0 x4 | PCIe 4.0 x4 via software ou BIOS, se possível fazer essa alteração, testarei novamente para verificar se consigo alcançar a velocidade prometida pelo fabricante. Ou se possivelmente o vendedor me enviou um produto diferente do anunciado.

NVMe "limitado"

nvme.png

NVMe "limitado"

nvme1.png

NVMe "Ok - Leitura e escrita conforme fabricante"

nvme2.png

Postado

@Jonas Hamerski Sinceramente você teria que ver se essa marca da algum suporte e se há por exemplo alguma atualização de firmware.

O problema pode ser físico. Faltando algum contato, já vi um NVMe da Kingston que os contatos estavam caídos em um embalagem lacrada.

O problema do seu SSD pode ainda ser maior, um SSD de 32gb marcado como 1Tb. Procure algum tutorial de como testar a capacidade real de um Flash Drive.

Eu não recomendaria a compra de SSD da China - pelo simples fato de existirem muitos produtos contrafeitos e se porventura fosse comprar escolheria a loja oficial da loja. Minha ultima compra foi um TWS da Xiaomi e o produto era falso - com código de 20 dígitos funcional e igual ao original. E muitos dos detalhes eram iguais o original, só ganhei a disputa porque a bateria parecia genérica e tinha especificações piores do que a original. Então sempre procure lojas oficiais para comprar produtos eletrônicos.

Postado

@Gui GC Fiz a compra da China, este problema estou enfrentando justamente com este NVMe recebido de lá. Vou procurar fazer o teste de Flash Drive. Farei comentários em seguida sobre sua dica de capacidade. Em paralelo, estou questionando o vendedor com as evidencias que adquiri nos testes realizados.

Teste feito utilizando H2testw, o programa cria arquivos de 1GB no NVMe em questão, aparentemente tem o tamanho mencionado pelo anunciante. Aguardarei retorno do vendedor, também solicitei ajuda ao suporte do fabricante (agora aguardarei). Assim que souber algo, postarei o resultado para compartilhar com todos.

Obs.: Quem precisar testar o tamanho real do HD, recomento H2testw, ele executa um  teste Flash Drive eficiente

Resultado do teste de 100GB:

nvme3.png

• 2 semanas depois...
Postado

Passando para deixar o feedback sobre o "problema" relatado. Em contato com fabricante ele mencionou que possivelmente houve alguma incompatibilidade com a placa-mãe. A compra foi em questão foi ressarcida.

Postado

@Jonas Hamerski Incompatibilidade definitivamente não é, teria que estar escrito PCIe 4.0 x 4 | PCIe 4.0 x 1. A primeira parte é a especificação do produto e a segunda é em qual velocidade está rodando no seu PC.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...