Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, gostaria de solicitar um auxílio do melhor caminho de upgrade do meu processador e da placa-mãe.

Minha config atual:

Processador: Ryzen 5 3600X

placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H

GPU: RTX 3060 TI ASUS Dual NVIDIA GeForce O8G Mini V2 OC

Fonte: Corsair CX550

Gabinete: Montech Air X

RAM: Asgard 16GBx2 3600MHz CL14

Air Cooler Gammaxx

SSD: Crucial BX500 240GB

NVMe: 1TB XPG Adata

Queria gastar até R$2000,00, e ainda pensando em arriscar pegar um kit do Ali se tiver algum bom.

A ideia é ter mais um slot de NVMe e fazer o setup rodar melhor.

Se acharem necessário upgrade na fonte também posso investir mais um pouco, mas quero atualizar o processador e a placa-mãe.

Consigo rodar alguns jogos já em 4K, queria deixar mais estável com o DLSS ativo.

Agradeço desde já pelo suporte.

• Membro VIP
Postado

No seu lugar eu não substuiria a placa-mãe e com esse orçamento compraria um Ryzen 7 5800X3D, se o outro slot M.2 for realmente muito necessário, eu sugiro você esperar um pouco e aumentar o orçamento, com 2000 reais você não vai comprar um kit processador+placa-mãe que realmente seja um upgrade real em cima do Ryzen 5 3600X, até tem o Ryzen 7 5700X é um exemplo, mas eu não acho justificável substiuir a placa-mãe por causa de um slot M.2, talvez se fosse pra ir pra uma plataforma Intel mais recente/ AM5, faria sentido, mas não cabe nesse orçamento

A B550 Aorus Elite é um modelo interessante com bom custo-benefício, tem dois conectores M.2. e um kit dela com o Ryzen 7 5700X cabe no seu orçamento.

Postado

@KoGoo Gostei da recomendação, anteriormente vi algumas pessoas falando muito bem desses modelos X3D e o "topo" da Ryzen 9 7950X3D (que tá bem longe de fazer sentido no meu orçamento, rs).

Queria o outro slot de M.2 porque não queria perder o meu atual e ia fazer um boot nesse novo M2.

Identifica algum possível gargalo com a B550 e o Ryzen 7 5800X3D, ou recomendaria outra placa-mãe pra encaixar nesse pedido de 2 slots?

Vou caçar algumas promoções pelo Ali para tentar encaixar nesses R$2000,00, mas se extrapolar um pouco ainda consigo suportar.

E obrigado pela rápida resposta 😉

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, notViktor disse:

Identifica algum possível gargalo com a B550 e o Ryzen 7 5800X3D, ou recomendaria outra placa-mãe pra encaixar nesse pedido de 2 slots?

Eu recomendei essa placa-mãe porque ela tem margem, ela consegue alimentar um CPU High End como o 5800X3D e é capaz de eventualmente fazer algum overclock nesse CPU, mas sim, daria pra talvez utilizar até uma placa-mãe mais simples, só sugiro tu evitar modelos da BIOSTAR e de marcas chinesas, que não costumam ter construção muito boa e também vai ser difícil encontrar uma com dois slots M.2

Eu encontrei também este modelo da ASRock com chipset X570 que está em promoção na TerabyteShop, pode ser interessante se você precisar de uma placa-mãe mais robusta e/ou dos recursos adicionais relacionados à conexão do chipset X570, ela tem mais conectores SATA em comparação com a placa B550 da Gigabyte por exemplo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!