Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho dúvidas sobre qual caminho seguir, eu tenho mais receios e insegurança sobre water cooler, mas sou leigo.

Eu pretendo por 4 fans no meu PC e estou em duvida se escolho WC ou Air Cooler pro processador e etc.

Meu PC é focado pra jogos, jogar casualmente e sim, são jogos mais pesados da geração atual. Segue as info:

Ryzen 7 5700x 

RTX 3060 12gb 

Tuf b550m plus

Fonte XPG 850w 

memória RAM: 2x16gb (32gb)

SSD 1Tb NVMe M.2

Faltam as fans + water cooler pro processador ou Air cooler. 

Eu n pretendo fazer overclock ou algo a mais, até porque n manjo disso,por enquanto só quero jogar de boa com o PC bem refrigerado e de preferência mais silencioso.

Postado

O Ryzen 7 5700X tem TDP de 65W, não precisa de Water Cooler, um air cooler DeepCol AG400 mantem temperatura boa, por exemplo em jogos.

Então WC - que custa mais caro;  é gasto desnecessário, o valor economizado pode ser usado na copra de bons fans (PWM, CFM 60 ou mais, pressão ~2mmH2O).

Muita gente usa WC nestes processadores de baixo TDP porque acha ... "bonito". 😜 

• Obrigado 1
Postado
48 minutos atrás, 1lokos disse:

DeepCol AG400

Eu tinha me interessado por esse air cooler:

Cooler Master MasterAir MA410P, Intel/AMD, RGB, Preto - MAP-T4PN-220PC-R1

você considera uma boa opção também? 

Screenshot_20230628-200949_KaBuM!.jpg

Postado

A performance do MA410P  com o 5700X deve ser um pouco abaixo dos modelos que citei porque esse é um modelo antigo - tem teste em 2018. Mas opção ruim porque custa mais caro, se esta escolhendo por causa dos LED RGB (o que é padrão obsoleto) tem o

DeepCool AG400 ARGB por R$ 153,94 - aproveita porque na P'chau, T'byte subiram o preço.

Uma vantagem do AG400 é o fato dos heatpipes serem inclinados para trás, assim o fan fica fora a area das memórias e a altura total do cooler mais baixa 5mm.

No MA410P o fan pega em memória com dissipador alto.

• 2 semanas depois...
Postado

@1lokos E ai mano, eu vou comprar o DeepCool AG400 pro meu Ryzen 7 5700x no mes que vem e dai vai faltar só esse air cooler + 4 fans e 1 gabinete ideal para o meu PC, o que voce me recomendaria man? PC:

RTX 3060 12GB

Ryzen 7 5700x

placa-mãe ASUS tuf b550m plus

Fonte XPG 850W

memória RAM 2x16gb (32gb) kingston

SSD 1TB Kingston KC3000, M.2 2280 PCIe, NVMe

Dai falta só o DeepCool AG400 + 4 FANS + Gabinete, o que voce recomendaria de modelo das 4fans e qual GABINETE?

Eu tinha visto opções de Kit da Cooler Master para as fans, mas seria kit com 3 fans, a principio quero 4 e não sei se tem opções mais viaveis, fui ver avaliações dessas fans, são boas, silenciosas e possuem bom RGB

Postado

A maioria dos fans à venda no mercado servem basicamente para "enfeite" - por causa dos LEDs; ou para juntar poeira no interior do PC, porque são fracos de CFM e pressão, criando pouco fluxo de ar.

Modelos com especificações adequadas de CFM, pressão e que PWM*; e que não custam < R4 50,00 muito caro são os

PCYes Nix 2

Cooler Master Slickeflow 120

Aigo AR12PRO **

** Apesar deste modelo ser o de maior CFM - 74, um usuário do forum disse que são piores que o Nix 2 de  CMF 62.

* Sendo PWM você pode controlar a rotação dos fans e consequentemente o nível de ruído.

Postado

O Pichau Kazan 2 esta com bom preço ~R$ 180,00.

Frente mesh, que tem bom espaço interno, suporta VGA de até 330mm e os 4 fans incluídos prometem um bom fluxo de ar.

• Fluxo de Ar: 69,28 ± 10% CFM @ 1.500 RPM
  • Pressão de Ar: 1,59 ± 10% mmH2O @ 1.500RPM
Postado

@1lokos O Pichau Kazan 2 é interessante, mas fui ver as avaliações das fans inclusa, elas não passam mt confiança, a maioria reclama delas nas avaliações e também por conta do ruído, barulho.. eu a principio procuro um gabinete bom sem as fans para eu comprar já 4 de qualidade mesmo

@1lokos O que você acha desse da ReDragon? Se você tiver outra recomendação sem fan inclusa de preferência, agradeço,  pode ser até um pouco mais caro. O problema que vi é que esse gabinete da red dragon n tem suporte pra fan traseira,  apenas em cima, frontal e na base.Screenshot_20230710-193714_KaBuM!.thumb.jpg.a4b9023695153407a131bd1bb19462a0.jpg

• Solução
Postado

Esses modelos genéricos de aquário não são bons de fluxo de ar, o foco é o "show."

SuperFrame Overtake é um bom gabinete, e tem versão sem fans.

Postado
Em 07/07/2023 às 14:51, MathDog disse:

gabinete ideal para o meu PC,

Em 07/07/2023 às 14:51, MathDog disse:

Fonte XPG 850W

Em uma configuração dessas não economizaria justo no gabinete, porque pela escolha da CPU você está querendo VGA parruda.

Tá ruim de gabinete nesse momento porque faltam muitos modelos com frente "mesh", mas recomendo:Cooler Master MB511 

Quanto ao fonte acho que está superdimensionada, a menos que vá comprar uma dessas VGA de $10.000

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!