Ir ao conteúdo

GeForce RTX 3060 12GB causando travamentos no computador

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Bom dia recentemente comprei uma 3060 12GB da PNY para colocar em um pc que monte só faltava a GPU ,só que ao instala-la no meu PC ela trava tanto na BIOS quanto em jogos , não chega a congelar ou travar a tela mas o fps em jogos fica entre 7~10 fps , e na BIOS também não roda a imagem fluida , eu tenho um outro Pc também que tinha uma 1060 e essa mesma 1060 no pc mais novo roda td certinho tanto BIOS quanto em jogos, e ja no pc antigo testei a 3060 e la ela funcionou direitinho , a 1060 funciona tanto no pc antigo quanto no novo e a 3060 so ta funcionando no novo

Config do Pc mais velho:

i7 4790k

16 GB DDR3 1600mhz

Fonte 500w evga

Hdd 1 tb Western Digital 

placa-mãe G1 sniper b5 LGA 1150

Win 10 pro

Config do PC mais novo

Ryzen 5 5600

16 GB DDR4 3200 MHz

Fonte 650w core reactor Xpg

Nv2 kingston 500Gb + 1Tb hdd seagate

placa-mãe B550 aorus elite v2

Testei tanto com win 10 e 11

Solicitei a troca da GPU ,mas também estou suspeitando da placa-mãe pelo fato de os fps  na BIOS também ficarem baixos e porque no pc velho a 3060 funciona e também porque a GPU é mais fácil de trocar do que a placa-mãe.

também tentei passar o DDU em modo segurança e reinstalar todos os drivers de Vídeo só que também não funcionou atualizei a BIOS para a mais recente e nada

Formatei também e nada ,fiz de tudo que tava no meu conhecimento e nada 

Alguém pode me dar uma luz quanto a essa questão?

Desde ja agradeço a todos que colaborarem!

Abaixo segue o link dos vídeos que eu gravei

Fortnite com a 3060

• Solução
Postado

@fabiohenrique329  Verifique na BIOS se tem alguma opção para alterar o protocolo de PCIe e teste tanto em 3.0 como em 4.0. Talvez retirar do auto resolva.

Postado

@fabiohenrique329 Tente desativar o CSM e usar apenas UEFI, nesta BIOS da Gigabyte, talvez seja apenas desabilitar o CSM e ativar a opção "Windows 8/10 WHQL" (tem que entrar no Advanced Mode). Mas mesmo assim, é estranho e é possível um defeito da GPU. O ideal seria poder testar em outra placa-mãe, mas só de estar com problema na sua já é um bom argumento para devolução se estiver nos 7 dias.

• Curtir 2
Postado

@fabiohenrique329  Existe algum problema pela GPU não estar funcionando corretamente em PCIe 4.0. Se é a GPU, placa-mãe ou até mesmo a CPU.

Dando uma pesquisada rápida: algumas pessoas encontraram esse tipo de problema usando riser para GPU e supõem que o problema poderia ser que o cabo não tenha suporte a 4.0.

Encontrei um tópico na ASUS com as RTX da série 40, que eram problema com a BIOS.

Postado

@fabiohenrique329  O ideal seria testar em outro PC que suporte 4.0 para ter certeza que o problema não é o hardware da GPU. Eu optaria pela garantia se ocorresse em outros computadores.

Poderia só ser um problema de software. As vezes o fabricante até fornece atualizações de BIOS no site para problemas conhecidos.

Postado

@Edvaldo J. Frederico chegar em casa eu rodo e te mando os resultados 

@Gui GC tipo não tenho outro pc vom pcie 4.0, a 3060 que ta aqui comigo ta funcionando certinho no 3.0 ,vi algumas comparações do 3.0 Vs 4.0 que a perca de fps é minina chegando entre 1~3 fps , só queria saber se pode dar algum B.O no hardware por isso , porque devolver é muito complicado pra mim !

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, fabiohenrique329 disse:

@Edvaldo J. Frederico então o que você acha , GPU ta em pcie 3.0 , acho que não vou solicitar a devolução por agora não , devolver pra mim e mais complicado !

Não tem necessidade de trocar, viu como o resultado da GPU estão bem parecidos, e olha que estou com a placa rodando em PCI-E 4.0.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...