Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans do gabinete parando de girar


Posts recomendados

Olá, tudo bem?

 

Estou com problema em 3 fans de um kit Rise Mode ARGB 120mm e queria uma ajuda pra tentar entender o que pode estar acontecendo.

image.png.d8dec6dcd8f379d2f5175133c225d8b5.png

 

Montei um PC semana passada e desde então tenho feito testes e monitorando as temperaturas. Acontece que por 2 vezes, 'do nada', as fans desse kit Rise pararam de girar. Quando ligo o PC novamente elas voltam. Se eu apenas reinicio, elas continuam paradas, então eu preciso desligar e religar para que elas voltem. O meu gabinete é um Superframe Lion, com 3 fans na frente (esses estão ok). Os fans que pararam são 2 superiores e 1 na parte inferior e estão ligados em um controladora, esta ligada à placa-mãe e na fonte através de um cabo sata. A controladora possui um controle remoto, mas não o utilizei (está inclusive dentro de uma gaveta aqui).

 

Sei que esses fans não são realmente bons, mas como minha configuração é tranquila com relação às temperaturas, acabei pegando pelo custo-benefício e praticidade do momento.

 

Alguns aplicativos que estou usando para testes e monitoramento: CPU-Z e HWinfo. (inclusive uma das vezes que os fans pararam foi no carregamento do CPU-Z, mas testei outras vezes e não parou mais)

Não alterei a velocidade de fans em aplicativo algum. A única coisa que eu fiz foi alterar a cor do RGB no programa RGB Fusion da Gigabyte. 

Quanto às temperaturas, em idle o processador não passa de 40 graus e a GPU não passa de 30 graus.

Não sei se existe alguma configuração desses fans que não estou sabendo que acaba fazendo com que eles parem de rodar ou se alguma coisa está interferindo. 

 

Alguém já passou por algo similar? 

 

Minha configuração:
R7 5700X
B550M Aorus Elite (v1.03)

RTX 4070 MSI Gaming Trio
2x Kingston Beast Fury 16gb 3200mhz
2x Kingston SSD NVMe 1tb
XPG Core Reactor 850W

DeepCool AK400

Kit Rise Mode Smart ARGB 120mm (3 fans)

Gabinete Superframe Lion

 

Agradeço qualquer luz.



 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!