Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
37 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

@aphawk No caso de um capacitor x de filtro emi, é assim que ele funciona para interferências, ele diminui muito a resistência dele e funciona como curto e por isso ele reduz a tensão a zero porque a resistência dele é quase zero? ele é tipo este curto da imagem quando a interferência chega?

 

Um capacitor diminui a impedância conforme a frequência aumenta, então para a frequência da rede de 60Hz o capacitor simplesmente não existe, pois apresenta uma impedância muito alta.

As interferências do tipo EMI ( Eletromagnetic Interference ) são causadas por fontes externas ao local, e podem ser entendidas como interferência via rádio frequências ( muito acima dos 60 Hz da rede ) , e nessas frequências o capacitor se comporta como uma impedância muito baixa, atenuando bastante a amplitude do sinal.

 

Não chega a ser um curto, mas tem um valor baixo.

 

Paulo

 

Postado

@aphawk Mas, já que o capacitor x se comporta como um resistor fraquinho em paralelo com o circuito (já que ele funciona abaixando a reatância para a frequência da interferência), a tensão não deveria ser a mesma na direção do resto do circuito e no caminho do capacitor? Eu vi que, quando dois resistores são ligados em paralelo, a tensão que vai na direção dos dois é a mesma independente dos valores deles. Como que o x simplesmente impede que a tensão vá na direção do circuito então se ele só funciona como uma resistência baixa em paralelo com o circuito?

Sem Título-1.png

Postado

O comportamento depende da frequência por que a reatância varia com a frequência. A fórmula do módulo da reatância capacitiva: Xc = 1/(2.pi.f.c), f = frequência do sinal em Hz e C a capacitância em Farad. Então para um sinal com frequência muito alta o capacitor se comporta como uma impedância de baixo valor e praticamente "mata" esse sinal. E para uma frequência baixa se comporta como uma impedância de valor alto e o sinal se "mantém".

 

Um exemplo numérico: Para f = 60 Hz e C = 0,1 µF, Xc = 26500 ohms e para f = 1 MHz Xc = 1,5 ohms.

Então um sinal de 60 Hz é pouco afetado e o sinal de 1 MHz é praticamente curto-circuitado.

  • Curtir 2
  • Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...