Ir ao conteúdo

upgrade SSD - SSD tradicional vs SSD pcie

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

tenho um SSD de 480gb, mas queria fazer um upgrade de SSD para pelo menos +1tb de SSD. na verdade, gostaria de pegar um NVMe, mas a minha placa-mãe não suporta de forma nativa. então pesquisando, pensei em pegar um SSD tipo aqueles da intel, que parece uma gpu, mas achei esse carinha aqui https://www.amazon.com.br/Henniu-Expansion-Adapter-Interfaces-Protocol/dp/B0BQLWRVMP/ref=asc_df_B0BQLWRVMP/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=649558352549&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=12463253817188500177&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001566&hvtargid=pla-1990817481106&psc=1 alguém já usou isso ou algo parecido? e sabe me dizer se comprar isso, os NVMe consegue ter a mesma velocidade ou algo parecido com a velocidade de um NVMe direto na placa-mãe? vale a pena? ou é melhor pegar um SSD sata tradicional (tipo um evo da vida)?

motivos pelo quais quero fazer o upgrade: trabalho com desenvolvimento e as vezes preciso copiar máquinas virtuais, e tenho algumas máquinas com 70/100gbs (desktops/servidores windows), fora que as vezes preciso pegar alguns backups que estão no HD (já que no SSD não comporta tudo).

meu pc:

placa-mãe: h81m-c/br

processador: i7-4770s

cooler: hyperx 212x

gpu: intel HD 4600 (minha Radeon HD 7770 foi de f 😧) (provavelmente devo pegar uma rx 6600 na blackfraude 🤡)

SSD: kingston a4 480gb

HD: 1tb seagate

fonte: thermaltake white 600w

estou aberto as sugestões (menos sugestão de migrar de plataforma pra usar o NVMe nativo na placa-mãe, pois no momento a grana tá curta. então ou pego ssds novos e a gpu ou migro de plataforma. os dois não da)

• Solução
Postado

Não vale a pena comprar uma placa só para colocar um SSD, até porque provavelmente sua placa-mãe nem permite fazer boot via PCIE (isso é uma parada mais moderna). Se precisa porque precisa de espaço, compre um SSD sata; se não, fique com o seu mesmo.

Postado

@Imakuni desculpa a demora em responder o seu comentário. acontece, que no mesmo dia havia entrado em contato com a ASUS para ver qual o posicionamento da fabricante sobre essa dúvida e disseram algo parecido com o que você informou (não que eu tenha duvidado do que você falou. pois eu já imaginava que teria algum tipo de limitação. mas o meu contato foi mais para ter um posicionamento da própria fabricante, caso outros usuários venham ter essa mesma dúvida).

segue a resposta da ASUS:

Citação

Prezado(a) Guilherme Silva,

Bom dia

Agradecemos pelo seu contato e compreendemos sua dúvida a respeito da utilização de um dispositivo NVMe via adaptador em seu modelo de motherboard, lhe auxiliaremos da melhor forma para esclarecer essa informação:

Como está motherboard se trata de um modelo mais antigo e não possui nativamente o suporte a dispositivos M.2 NVMe, realmente poderá ter muitos problemas para configurar o boot através deste dispositivo caso opte por utilizar um adaptador PCIe.

Por se tratar de uma adaptação também não dispomos de um processo definido que possa configurar adequadamente para inicializar o boot via PCIe normalmente, alguns usuários utilizam boot loader de terceiros para que seja possível essa inicialização e carregamento do sistema.

Para essa motherboard recomendamos utilizar SSDs SATA 3, pois as velocidades apesar de inferiores em comparação com um dispositivo NVMe, ainda tem um ótimo desempenho para diversas tarefas cotidianas.

Ficamos agradecidos pela sua compreensão e estamos a disposição. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!