Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! Onde moro sofro bastante com maresia e, recentemente, ao abrir meu pc ele estava infestado de maresia. Limpei ele completamente, mas acabei perdendo a placa-mãe. Agora, quero fazer algumas mudanças para diminuir esse problema, equilibrando a refrigeração do PC e a diminuição de oxidação/maresia. Não irei mais adotar o esquema recomendado de fluxo de ar para o gabinete (coolers frontais soprando para dentro do pc o ar frio e coolers traseiro e no topo soprando o ar quente para fora do pc),

Gostaria de recomendações nesses 2 itens e levando em conta as observações:

1- GABINETE - não colocarei coolers "soprando" para dentro, para diminuir a umidade dele. Frontal isolado. Topo com 3 coolers soprando pra fora e Traseira com um cooler soprando pra fora. Qual gabinete vocês recomendariam que de alguma forma diminua o problema com oxidação/maresia (gabinete com mais partes em acrílico? aumínio? Lembrando que é para diminuir, sei que não dá para evitar (pelo menos não um gabinete acessível) - Entre R$ 300,00 e R$ 600,00, qual seria? 

2- Water Cooler - Eu sei que AIR Cooler é um melhor custo-benefício para esfriar o processador, mas prefiro o WC por questões de poeira - desde que adotei um não tive mais problema de sujeira na placa-mãe e gabinete. Entre R$ 300,00 e R$ 700,00 qual o melhor custo-benefício? Como não terei uma fluxo de ar recomendado (sem coolers soprando pra dentro), preciso de um WC que dê conta de manter o CPU em boas condições.

Eu sei sobre o uso de CorrosionX, desumidificadores, processos de limpeza e etc, mas esse não é o meu objetivo com esse tópico. Meu intuito é apenas qual combo de Gabinete + WC você recomendariam. Obviamente não irei conseguir resfriar tanto quanto um bom gabinete com Air Cooler e um ótimo pluxo de ar com um setup bem-feito de ventoinhas nele.

Meu PC como está atualmente:

Processador:    Ryzen 5 5600x

Placa de vídeo: RTX 3070 GAINWARD 

SSD Kingston A400 480GB

+ 1 HD Seagate BarraCuda, 1TB, 3.5´, SATA - ST1000DM010

Watercooler Corsair h80i V2 (deu problema, atualmente com o cooler box até comprar outro WC)

Mémoria Kingston HyperX Fury 2133mhz:  16,0 GB (2x 8ram, dual channel)

placa-mãe: Gigabyte A520m DS3H (minha ASUS TUF GAMING b550m plus deu problema)

FONTE: XPG CORE REACTOR 850w - 80 PlusGold

Gabinete Gamer Riotoro, Prism RGB, Full Tower – 3 coolers no topo jogando ar quente para fora e 2 coolers frontais jogando o ar frio para dentro. (retirado os coolers frontais soprando para dentro)

Filtro de linha ICLAMPER DPS

Obrigado!

Postado
8 horas atrás, dmarks disse:

1- GABINETE - não colocarei coolers "soprando" para dentro, para diminuir a umidade dele. Frontal isolado. Topo com 3 coolers soprando pra fora e Traseira com um cooler soprando pra fora.

Esse arranjo tende a piorar a situação. Os 4 fans* soprando para fora vão criar pressão negativa - um semi vácuo; dentro do gabinete, que é o mesmo principio de funcionamento de um aspirador de pó, ou seja não vai diminuir a entrada de pó e umidade, mas aumentar.

O contrário, com mais fans de entrada do que saída cria pressão positiva dentro do gabinete, o que diminui entrada de poeira.

Mesmo um gabinete grande, com com frente mesh bem livre e sem filtros, e que deixasse sem nenhum fan, ainda haverá circulação, pois o ar aquecido sobe, logo será substituído por ar na temperatura ambiente, movimento que carregará poeira e umidade e ainda terá efeito "aspirador de pó", criado pelos fans da placa de vídeo. 

Dois extremos:

ASUS AP201 é todo mesh.

Montech Air 2000 Silent é isolado (acusticamente).

A propósito, apesar do "popular winsdom" recomendar os fans no topo soprando para cima, porque "ar quente sobe", o fan no topo mais para a frente soprando para dentro pode ser benéfico - quando não usado em WC:

Veja o que acontece quando este fan esta soprando para fora: expulsa o ar frio que entra pelo fan da frente, de cima.

• Curtir 2
Postado

Pessoal, uma correção:

*Olá pessoal! Onde moro sofro bastante com maresia e, recentemente, ao abrir meu pc ele estava infestado de maresia.

Eu quis dizer: "... ao abrir meu pc ele estava infestado de s a l i t r e".

@1lokos Obrigado! Interessante o que você disse!

Quer dizer que ter os coolers frontais soprando para dentro não necessariamente aumenta a oxidação? Eu sempre pensei isso pois, em meu gabinete, é justamente a parte frontal - a "grade" da frente do gabinete - que está com seus "furos" quase todos oxidados.

Poderia me explicar melhor o que é essa pressão negativa/positiva? Ou algum link que explique claramente?

Além disso, uma informação que esqueci de dar: quando descobri o maresia dentro de meu PC, essa grade frontal do meu PC estava "úmida", até com pequenas gotas em seus furos, como se a umidade estivesse condensado ali (foi isso que me deixou preocupado e me fez abrir o gabinete)

Postado

@dmarks

Bom dia de terça-feira.

Esse maresia e umidade você talvez pudesse evitar dentro de um local fechado com ar-condicionado.

Outro modo seria usar os anticorrosivos tipo WD40 ou CorrosionX em toda a máquina e não dar importância a esse maresia que não irá corroer nada.

Postado

@Henrique - RJ Bom dia! Obrigado pelas dicas

16 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Esse maresia e umidade você talvez pudesse evitar dentro de um local fechado com ar-condicionado.

Sim, teoricamente seria uma bom solução, uma vez que o ar-condicionado diminui a umidade do ar, mas o custo é o problema: além de ter que preparar o ambiente (não tenho ar-condicionado), eu deveria manter o ar-condicionado ligado sempre que usasse o computador e, como trabalho com ele, seria o dia inteiro ligado - o custo disso tudo no final do mês me faz procurar por soluções mais baratas.

19 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Outro modo seria usar os anticorrosivos tipo WD40 ou CorrosionX em toda a máquina e não dar importância a esse maresia que não irá corroer nada.

Dei uma pesquisada sobre eles. O WD40 não é tão indicado assim para pcs - seu uso é mais para outros maquinários. Já o CorrosionX realmente é mais indicado para pcs - uma desvantagem é que, por aplicar uma espécie de "gosma" em cima da placa-mãe, por exemplo, camadas de poeira iriam "grudar" facilmente nela, fazendo com que a limpeza periódica de poeira feita no comnputador se transformasse em uma lavagem profunda. Mas sim, é uma solução, com seus prós (acabar com a oxidação) e contras (juntar mais poeira, dificuldade de limpeza e aumento de temperatura por causa da camada mais espessa de poeira em cima). Deixarei essa solução guardada, enquanto tentarei achar outras antes para comparação.

Encontrei essa matéria "Como proteger o PC da maresia e praia: tudo que precisa saber!" e fiquei curioso com algumas dicas e gostaria da opinião de vocês!

https://www.gamerinfo.com.br/como-proteger-o-pc-da-maresia/

1- Limpá-lo com álcool isopropílico, ao menos uma vez no mês;

2- Deixar o PC diretamente no chão;

3- Evitar coolers frontais que jogam o ar para dentro;

4- Usar saquinhos de sílica para reter a umidade do gabinete de seu PC.

Quanto a 2: Deixar o pc no chão? Sempre li que essa é uma posição horrível para ele e praticamente em todo lugar aconselha a mantê-lo numa posição mais alta, como numa mesa, por causa da poeira. Por que vocês acham que ele no chão diminuiria o problema com maresia?

Quanto a 3: @1lokos  Levando e mconsideração o que você falou e essa dica sem coolers frontais, o que você acharia de um setup assim: ----Frontal sem coolers e sem mesh

-Topo com um WC 240 jogando o ar para fora + um cooler mais a frente jogando o ar para dentro (como sugerido por você, vi o vídeo e achei interessante)

-Traseira com um Cooler jogando o ar para fora

Isso deixaria o mesmo número de fans jogando o ar para fora (as duas do WC) das jogando o ar para dentro (o cooler no topo mais a frente e o cooler traseiro).

Eu poderia "desequilibrar" isso adicionando um quinto cooler embaixo jogando ar para dentro (ficando assim mais cooler soprando para dentro do que tirando o ar, como sugerido aqui:

22 horas atrás, 1lokos disse:

O contrário, com mais fans de entrada do que saída cria pressão positiva dentro do gabinete, o que diminui entrada de poeira.

Postado

@dmarks

Pense bem, aplicando o anticorrosivo ou não a poeira irá se misturar ao maresia e umidade e isso o irá obrigar a lavar a placa-mãe após um ou dois anos mesmo que tome todos os cuidados.

O que pode talvez tentar fazer é deixar o comodo todo fechado sem muita circulação de ar que com isso evita entrar poeira e maresia enquanto estiver usando o PC.

Postado
Citação

Qual o sentido disso, já que o PC vai sugar poeira do chão.

PC marinizado tem o hardware coberto por uma camada de Epoxy, mas o custo é muito maior do que o convencional, e são sem fans.

Postado
Em 18/07/2023 às 11:25, Henrique - RJ disse:

@dmarks

Pense bem, aplicando o anticorrosivo ou não a poeira irá se misturar ao maresia e umidade e isso o irá obrigar a lavar a placa-mãe após um ou dois anos mesmo que tome todos os cuidados.

Faz sentido. Normalmente a manutenção de limpeza que costumo fazer na placa-mãe é limpar a poeira com um pincel apropriado (aqui não costuma juntar poeira nela e ter um WC ajuda), por isso fiquei receoso de aplicar essa espécie de "óleo/gosma" anti-corrosivo e acabar com essa facilidade de limpá-la). Sempre fico inseguro em fazer uma higienização mais profunda por ter que desmontar tudo e remontar novamente, por isso tento não chegar a esse ponto.

Você teria algum link explicando como aplicar o CorrosionX, de quanto em quanto tempo e dicas de aplicação? Dei uma pequisada mas eram vídeos de "particulares" fazendo isso - queria achar uma fonte mais confiável.

Em 18/07/2023 às 13:06, 1lokos disse:
Citação

Qual o sentido disso, já que o PC vai sugar poeira do chão.

Sim, também achei estranho isso.

Tenho visto dois modelos de Watercoolers que costumam ser recomendados aqui, ambos de 240mm.

Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 - R$ 422,21

https://www.kabum.com.br/produto/129350/water-cooler-cooler-master-masterliquid-ml240l-v2-240mm-mlw-d24m-a18pk-r2

DEEPCOOL LE500 - R$ 469,29

https://www.kabum.com.br/produto/391527/water-cooler-deepcool-le500-RGB-240mm-intel-e-amd-r-le500-bklnmc-g-1

Vocês recomendariam um desses em especial ou estarei bem servido com qualquer um desses dois?

Ou também teriam algum outro modelo para recomendar, até uns R$ 600,00?

Detalhe: Achei esse de 360mm com o preço parecido com os acima de 240mm; Normalmente eu não levaria em consideração a compra de um 360mm quando um de 240mm já estaria bem servido, mas como o preço dele está na mesma faixa...

SuperFrame ISENGARD, ARGB, 360mm - R$ 422,35

https://www.terabyteshop.com.br/produto/21866/water-cooler-superframe-isengard-argb-360mm-intel-amd-controladora-black-sf-w360?gclid=CjwKCAjwtuOlBhBREiwA7agf1mbBhvsOrLZbhbqCkpFoPivdk8fbmJoButg1tvDrjvRiaKIN8GLyBhoCMiAQAvD_BwE

Vale a pena? O quão melhor seria esse de 360mm comparando com os de 240mm acima? Eu sei que não é só o tamanho que importa e que devo levar em consideração a marca e a qualidade do componente (deepcool e cooler master são bem reconhecidas no mercado), por isso a dúvida!

• 2 semanas depois...
Postado

Comecei a utilizar um desumidificador dentro do gabinete em uma posição segura (em 2 semanas atingiu a metade do limite de água dentro dele) e irei usar o CorrosionX caso eu perceba que será necessário. Obrigado pela ajuda.

Uma última dúvida, para não precisar criar outro tópico.

Comecei a utilizar um desumidificador dentro do gabinete em uma posição segura (em 2 semanas atingiu a metade do limite de água dentro dele) e irei usar o CorrosionX caso eu perceba que será necessário. Obrigado pela ajuda.

Uma última dúvida, para não precisar criar outro tópico.

@1lokos

Comprei o Deepcool LE500 e ao instalar ele notei que a backplate ficou um pouco "folgada" ao colocar os parafusos do WC que seguram ela. Não é uma folga absurda e nem ela está "sambando", mas achei estranho já que até hoje esses parafusos que vem com os cooler para CPU costumam deixar a backplate bem firme

Exatamente nesse ponto, com esses parafusos com essa pequena parte preta: https://youtu.be/f2wtmDPF-0c?t=78

Devo me preocupar? Ou é assim mesmo?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!