Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vale a pena sair do processador i5-9400f para o i5-13400f? Estou querendo um processador que rode jogos atuais a pelo menos full HD, 60 fps e pelo menos em configurações de vídeo no Alto

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

Sim, tem um bom ganho de desempenho de um para o outro.

9 minutos atrás, Lucas Cas disse:

em configurações de vídeo no Alto

Isso é mais trabalho para a placa de vídeo...

Atente-se que, para trocar o processador também é necessário a troca da placa-mãe.

• Curtir 2
Postado
58 minutos atrás, Lucas Cas disse:

Vale a pena sair do processador i5-9400f para o i5-13400f?

Não. Se vai comprar placa-mãe nova e não vai trocar a RAM para DDR5, fique com um Ryzen 5600 que tem o mesmo desempenho por muito menos preço.

• Membro VIP
Postado

@Lucas Cas Boa noite

1 hora atrás, Lucas Cas disse:

Vale a pena sair do processador i5-9400f para o i5-13400f? Estou querendo um processador que rode jogos atuais a pelo menos full HD, 60 fps e pelo menos em configurações de vídeo no Alto

Sim vale a pena, você pode pegar placa-mãe que usa DDR4, desempenho da 13ª geração é excelente.

Recomendo pegar o processador no Aliexpres a diferença de preço é grande.

Postado

Valer a pena, vale, a questão é o custo-benefício relativo as suas expectativas. Precisa de uma placa-mãe que também suporte o i5-13400f, e estamos mais ou menos numa troca geracional de memória (DDR4 para DDR5), e por incrível que pareça tem DD5 mais em conta que DDR4! Talvez seria interessante você pegar uma placa-mãe que aceite DDR5... e aí precisaria comprar memórias DDR5 também!

Fazer upgrade sempre é bom, mas na minha humilde opinião o 9400F nem é lá um processador tão defasado assim. Talvez seja mais interessante você investir em placa de vídeo (GPU).

PC gaming parece estar ficando complicado pois os tais "jogos atuais" (os mais pesados) requerem uma boa GPU e com o advento de Ray Tracing e Upscaling as desenvolvedoras tem ficado meio "preguiçosas" na otimização dos jogos, aumentando ainda mais a necessidade de GPU pra "rodar liso na base da força bruta" (no caso a RTX4090 é exemplo top de força bruta!).

Existem jogos melhor otimizados e também os que foquem mais na CPU ao invés da GPU, porém isso varia de jogo para jogo e você tem que pesquisar cada jogo em específico (por exemplo eu jogo bastante DOTA2 e ele utiliza bem mais a CPU, não precisa de GPU potente pra rodar liso com tudo max).

Espero ter ajudado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...