Ir ao conteúdo

mosfet da placa-mãe queimado após fonte fumaçar

Ir à solução Resolvido por SAFEDISK,

Posts recomendados

Postado

Oi, vim aqui pra perguntar o que pode ter acontecido com a minha placa-mãe ou fonte, comprei tudo novo, nunca tinha usado antes nem nada, montei tudo certinho e tal e o Pc não dava sinal de vida nenhum, testei ligar a fonte sozinha com o clips e ligou normal, depois conectei tudo de volta e nada, desconectei tudo novamente deixando só o sys fan conectado na placa-mãe e liguei a fonte de novo, dessa vez a fonte ligou e começou a soltar fumaça e subiu um cheiro de queimado, desliguei na hora e depois de umas horas fui checar a placa-mãe de novo e tava com o mosfet queimado bem ao lado de onde os fans estavam conectados, não sei se o problema é na fonte ou na placa-mãe, tentei olhar a fonte com uma lanterna pela lateral e vi o que parecia ser fio derretido.

Screenshot_2023-07-30-22-54-25-111_com.miui.gallery.jpg

Screenshot_2023-07-30-22-56-31-311_com.miui.gallery.jpg

• Solução
Postado

@nikag5 Amigo, qual o modelo da sua placa?

@nikag5 Bem, o que talvez tenha acontecido foi o seguinte:

• o MOSFET queimado é identificado como FBDU1, responsável pela proteção de outros chips da placa e especialmente do PCI Express e que é alimentado obviamente pela sua fonte ATX de 24 pinos.
  • ele opera na tensão de 12V, que consequentemente é a mesma tensão dos pinos que o alimentam da entrada ATX.
  • Sua fonte provavelmente passou uma corrente maior que a esperada, ou então o MOSFET teve um subdimencionamento, alguma fase foi invertida o que gerou um curto nos pinos (um desses provavelmente é o de aterramento), queimando o MOSFET. (A cauca precisa ser analisada melhor).

Isso é o que eu penso que possa ter acontecido, já que parece ser o mais plausível.

Acredito eu que seu computador nem liga correto?

(Encontrei uma possível causa interessante, o 2 "pino" do mosfet, impedindo a SYS_FAN de uma descarga, a mesma que você deixou conectada, e se vê claramente que é essa que está queimada. Pode ser essa também a possível causa do curto).

image.png.22fe7d54b67d56fcbb040a12a5d5142b.pngimage.thumb.png.c1af4a314a6c0210de7afe470f999f2a.pngimage.png.0ac596ccbe28f1e59c48caa9e81a9ac2.png

• Obrigado 1
Postado
13 horas atrás, gMelendez disse:

Qual modelo da fonte que você comprou? e sua config completa

a fonte é uma XPG Pylon 650w e as configs são:
Ryzen 5 5600
RX 6600
32gb ram
B550m aorus elite

13 horas atrás, SAFEDISK disse:

@nikag5 Amigo, qual o modelo da sua placa?

@nikag5 Bem, o que talvez tenha acontecido foi o seguinte:

• o MOSFET queimado é identificado como FBDU1, responsável pela proteção de outros chips da placa e especialmente do PCI Express e que é alimentado obviamente pela sua fonte ATX de 24 pinos.
  • ele opera na tensão de 12V, que consequentemente é a mesma tensão dos pinos que o alimentam da entrada ATX.
  • Sua fonte provavelmente passou uma corrente maior que a esperada, ou então o MOSFET teve um subdimencionamento, alguma fase foi invertida o que gerou um curto nos pinos (um desses provavelmente é o de aterramento), queimando o MOSFET. (A cauca precisa ser analisada melhor).

Isso é o que eu penso que possa ter acontecido, já que parece ser o mais plausível.

Acredito eu que seu computador nem liga correto?

(Encontrei uma possível causa interessante, o 2 "pino" do mosfet, impedindo a SYS_FAN de uma descarga, a mesma que você deixou conectada, e se vê claramente que é essa que está queimada. Pode ser essa também a possível causa do curto).

image.thumb.png.c1af4a314a6c0210de7afe470f999f2a.pngimage.png.0ac596ccbe28f1e59c48caa9e81a9ac2.png 

Então, a placa é uma B550M Aorus Elite, o PC não chegou a ligar em momento nenhum, só os fans do gabinete, nada que estava conectado na placa-mãe ligou... Testei a placa-mãe sozinha com outra fonte após o ocorrido e não liga mais também
O problema então pode ter sido causado pela própria fonte mesmo?

Postado
6 minutos atrás, SAFEDISK disse:

@nikag5 Com certeza!

Bom saber disso, vou ver o que faço com relação a garantia da fonte e tudo mais... obrigado pela ajuda e atenção!!

Postado

@nikag5 Eu daria uma olhada na placa antes, leve em um profissional especializado em conserto de placas e peça um diagnóstico. E claro, se possível troque a fonte, e cuide com possíveis problemas de aterramento da fonte que podem gerar curtos no setup inteiro. Espero que tenha ajudado, e marca como solucionado pra que outras pessoas possam depois ver a possível solução caso tenham o mesmo problema.

Postado
33 minutos atrás, SAFEDISK disse:

@nikag5 Eu daria uma olhada na placa antes, leve em um profissional especializado em conserto de placas e peça um diagnóstico. E claro, se possível troque a fonte, e cuide com possíveis problemas de aterramento da fonte que podem gerar curtos no setup inteiro. Espero que tenha ajudado, e marca como solucionado pra que outras pessoas possam depois ver a possível solução caso tenham o mesmo problema.

Vou fazer isso mesmo!! Pode deixar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!