Ir ao conteúdo

B450 STEEL LEGEND NÃO SOBE COM 2 memórias

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, seguinte, troquei meu processador pra um Ryzen 5 5600, na placa-mãe b450 steel legend, estava com dois pentes de memória HyperX FURY RGB 3000Mhz, e quando fui ligar o PC, o cooler sequer ligou, chegou a ligar o RGB das memórias mas o cooler sequer ligou, testei tirando um dos 2 pentes de memória RAM do pc e bum, o pc funcionou, mas apenas com 8GB, aí eu pensei que o problema fosse com o outro pente de memória então comprei dois outros novos de 3600mhz cl18 XPG Spectrix D50, chegou aqui hoje, botei, o PC continuou na mesma, o cooler Gammaxx 400 sequer liga o LED, e depois de um tempo o pc desliga e reinicia, alguém sabe o que pode ser??? Eu botei apenas um pente no Slot 2 e ele subiu com um pente da memória nova, com a memória antiga tambem subia, mas quando coloco outro pente, ele simplesmente não quer subir e depois o pc reinicia, nem Vídeo dá, nem o cooler liga, alguém sabe o que pode ser? Quando ele sobe apenas com um pente, depois de eu tentar com os dois, precisei ligar o XMP novamente, pois pareceu que a BIOS resetou.
Ja testei no Slot 1 e 3, 2 e 4, e não vai.

Postado

@cabralzzin  Se a única coisa que você trocou foi o processador, e antes da troca do processador dois pentes funcionavam. É bem provável que um dos canais de memória do processador esteja com defeito.

Acontece o problema com XMP ligado e desligado?

E já tentou atualizar a BIOS?

Postado

@Gui GC O problema acontece com XMP ligado e desligado. O que acontece é que quando eu ponho a outra memória, a memória acende e tal, só que o Led do Cooler nem liga, e o PC reinicia, e quando eu tiro a memória e entro na BIOS, a BIOS resetou. Eu testei aqui agora e percebi que só funciona se eu por a Memória no Slot 2 (Com 1 pente só), testei no 3 e no 4 e não deu Vídeo, ficou igual antes,  só não testei no 1.

E sim, eu atualizei a BIOS, ela tá na versão 4.60, antes eu estava na 4.30 e estava com o mesmo problema.

Tenho suspeita de que possa ser algo conflitando com a placa-mãe e o processador, pelo fato de só funcionar no Slot 2 e só 1 pente. Acha que devo entrar em contato com um técnico pra ele fazer o teste pra mim em outra placa-mãe?

Antes eu estava com um Ryzen 5 3400g.

• Solução
Postado
8 minutos atrás, cabralzzin disse:

@Gui GC O problema acontece com XMP ligado e desligado. O que acontece é que quando eu ponho a outra memória, a memória acende e tal, só que o Led do Cooler nem liga, e o PC reinicia, e quando eu tiro a memória e entro na BIOS, a BIOS resetou. Eu testei aqui agora e percebi que só funciona se eu por a Memória no Slot 2 (Com 1 pente só), testei no 3 e no 4 e não deu Vídeo, ficou igual antes,  só não testei no 1.

Grandes chances do processador estar com problema em um dos canais. Se ligar com os dois pentes nos slots 1 e 2, é praticamente certeza que tem algum problema no canal B.

O máximo que você pode fazer é tirar o processador e colocar de novo. Reze para ter ficado alguma poeira ou algo do gênero que vai sair tirando e colocando de novo... fora isso, não tem o que fazer.

Postado

@cabralzzin Se ainda estiver com o processador antigo testaria com ele se o problema ocorre.

Ou pelo menos verificaria se não há nenhum pino quebrado no processador, principalmente se não for novo.

Postado

@Imakuni Acha que vale a pena levar em um tecnico o processador pra ele testar em outra placa-mãe junto da memória RAM pra ver se pode ser algo na placa-mãe dando incompatibilidade com o processador?
@Gui GC Já vendi o processador antigo, infelizmente. Com ele não acontecia esse problema, mas era um Ryzen de uma geração passada, era um 3400g. Vocês acham que vale a pena levar em um tecnico pra ele testar? Eu comprei o processador no AliExpress, tem menos de 15 dias que recebi, acho que vou tentar o Reembolso do produto.

Postado
1 minuto atrás, cabralzzin disse:

@Imakuni Acha que vale a pena levar em um tecnico o processador pra ele testar em outra placa-mãe junto da memória RAM pra ver se pode ser algo na placa-mãe dando incompatibilidade com o processador?

Assim né... eu não acho que valha a pena, é muito claro qual o problema. E mesmo que teste... você vai fazer o que? O problema continua em voga.

2 minutos atrás, cabralzzin disse:

Eu comprei o processador no AliExpress, tem menos de 15 dias que recebi, acho que vou tentar o Reembolso do produto.

Pois é, não compre no Ali.

Postado

@Imakuni Vou tentar o reembolso do produto então. Obrigado amigo.

@Imakuni Amigo, queria te agradecer pela solução.
Provavelmente é algum problema no Canal B mesmo, acabei de fazer o teste no slot 1 e 2 e eles subiram tranquilamente as memórias, reconheceu as duas, mas no slot 3 e 4 não sobe, creio que seja problema no processador mesmo, obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...