Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Ryzen 5600x chegando a 95 °C jogando


Posts recomendados

Fala galera, preciso de uma ajuda referente ao superaquecimento do meu processador.

 

Recentemente troquei minha placa de vídeo (sai de uma 1050ti para 4060ti) e comecei a jogar jogos que não costumava jogar (AC Valhalla, RDR 2, etc), tudo no talo.

 

Porém comecei a sentir um cheiro relativamente forte de algo queimando, como se fosse alguém cabo. Cheirei o PC inteiro, tirei os fios, abri o gabinete e não localizava nenhuma peça danificada ou com o odor de queimado.

 

Novamente, iniciei esses jogos mais pesados e logo após 10-20min jogando, o cheiro voltava. A princípio achei que poderia ser a fonte, porém o cheiro não vinha dela, a placa de vídeo também não parecia ser. A única coisa que era nítido é que o PC esquentava bastante, na região onde fica o processador, e o cheiro do calor falor, da a impressao de algo queimando.

 

Utilizei o AIDA64 e fiz um teste in game e um teste de stress, e vi que o processador estava chegando na casa do 90-95% nos testes. Acredito que não seja normal, porém não sei o que fazer para diminuir essa temperatura. Abaixo um print da temperatura após o teste:

 

OBS: o processAdor chegou a 90 graus jogando Valorant hoje.

 

TESTE STRESS AIDA64                                                                                                          PC EM USO NORMAL

image.png.b68323d9f7441bd0cc4aa663c2a4c4e8.png image.png.f58d13d6e7d414698c626399adf35346.png

 

Algúem tem alguma noção do que possa ser? 

 

Setup Atual:

Ryzen 5 5600x (cooler box padrão)

Gigabyte A520M DS3H

RTX 4060 Ti INNO3D

Corsair Cx550

2x8gb Crucial Ballistix 3600Mhz

SSD Crucial bx500 + HD 1TB Seagate

Monitor AOC HERO 144HZ

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As medidas que você pode tomar para abaixar a temperatura do processador são: tentar reduzir a tensão, fazer a troca da pasta térmica fazendo a aplicação de forma correta, e por último comprar um novo cooler mais dimensionado para seu uso.

 

Eu recomendaria também fazer uma análise do airflow do seu gabinete para ver se as fans estão nas posições corretas e se está tendo uma boa circulação de ar.

 

Lembrando que no Aida64 se você fez o teste em FPU, é preciso levar em consideração que esse teste de stress utiliza instruções AVX que fogem do comportamento cotidiado do processador, realmente vai esquentar bastante. No entanto, como você disse que mesmo em jogos está atingindo uma alta temperatura, é bom tentar reverter isso.

 

Sobre o cheiro de queimado, realmente pode ser que a alta temperatura esteja ocasionando este odor no dissipador ou algo do tipo. Mas, não é algo normal de acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MauricioBMS Meu gabinete é um Corsair Spec-04, eles vem por padrão com duas fans na parte da frente.

 

Fiz um novo teste (Red Dead Redemption 2), e tive o resultado abaixo:

image.png.489f60ea52f02d93a58b04182ef2d30a.png

 

Em relação a pasta térmica, troquei a uma semana e inicialmente, tinha "resolvido" o problema (em jogo, a temperatura não passava dos 80 graus).

 

Nesse caso, deveria me preocupar em trocar o coolerbox, ou teria outro componente do PC que eu deveria olhar com mais carinho (placa-mãe, fonte, etc)?

 

Obs: Diminuir a tensão do processador não faz ele perder desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iell7 Sua CPU está rodando bem quente, ainda mais para uma sessão de jogo.

 

O melhor a se fazer nesse momento é adquirir um aircooler melhor, com mais capacidade de arrefecimento. Diversos aircoolers na faixa dos R$ 150 vão te providenciar um desempenho muito bem-vindo comparado ao coolerbox.

 

Sobre a redução de tensão (undervolt) do processador, se você reduzir drasticamente a tensão, terá que reduzir a frequência. Mas, você pode encontrar um equilíbrio entre suas frequências atuais e uma tensão mais baixa. A melhora de temperatura fica bem evidente após o undervolt, e dependendo da sua sorte, seu chip pode reduzir bastante a tensão e ainda manter estável. 

 

Eu sugiro que você pesquise sobre o undervolt nos Ryzen pelo YouTube, pois é necessário entender algumas coisas e você vai levar um tempo até achar esse equilíbrio entre tensão e frequência que mencionei.

 

Sobre o aircooler, eu dei uma procurada e posso te indicar este daqui que já tive experiência com uma montagem, sei que faz o trabalho bem. Ele está na promoção por R$ 140 à vista, e acaba sendo um preço ótimo para ele. A temperatura do processador irá cair significativamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que gabinete voce usa?

Dependendo do modelo pode ser responsável por uns 5 - 10 graus desta temperatura.

 

Air Cooler 4 heatpipes, fan de 120mm que refrigera bem até o Ryzen 5700X com PBO - num gabinete bem ventilado, frente mesh;é o

DeepCool AG400. - R$ 129,90 - Vide teste do Guiga Games.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização galera:

 

O cheiro de queimado era do benjamin que torrou na tomada, ja troquei e o cheiro parou, porém, meu problema com a tempetaratura do processador in game (jogos mais pesados principalmente) continua.

 

Hoje o PC chegou a delisgar (acredito por ter chegado na casa dos 100 graus) durante o Red Dead Redemption 2.

 

Alguma recomendação de AirCooler ou WC até uns R$200-300 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!