Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede doméstica - aumento de portas


Ir à solução Resolvido por djfulano,

Posts recomendados

Estou prestes a montar uma rede doméstica em minha nova casa.
Vou precisar de 7 pontos.
Minha internet é de fibra, de 500 Mb.
Meu roteador é o TP-Link, modelo Archer C7 (AC1750). Ele tem apenas 4 portas LAN.
A empresa que fará disse ser melhor usar apenas uma porta LAN do roteador pra ligar um switch, e a partir dele conectar todos dos 7 cabos (cat-6).
Estou em dúvida. Não seria melhor usar as 3 portas restantes do roteador pra colocar os pontos de maior uso, deixando os outros 4 pontos no switch?
Faz diferença ou não?

 

OBS: ainda não comprei o switch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Ronaldo Moretto Para uma rede domestica não fará diferença nenhuma, usar as portas do Roteador ou do Switch. Tanto faz.
Não terá mais ou menos desempenho por conta disso.

Compre um Switch bom e não terá problemas.
Segue uma recomendação:
image.thumb.png.e2ff15ab5bc34384342a474419fb7ce2.png

https://www.tp-link.com/br/home-networking/soho-switch/ls1008g/v3/#overview

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronaldo Moretto Há uma mínima diferença de latência, maior para o que estiver ligado a partir do switch.

 

E uma óbvia realidade de que tudo o que passar para o switch vai ter que passar pelo cabo que o liga ao roteador.

 

1 hora atrás, djfulano disse:

Não terá mais ou menos desempenho por conta disso.

 

5 horas atrás, Ronaldo Moretto disse:

Não seria melhor usar as 3 portas restantes do roteador pra colocar os pontos de maior uso, deixando os outros 4 pontos no switch?

 

Se sua rede existir apenas para acessar a internet, com modesto meio gigabit pra dividir entre todos os dispositivos conectados a 1 GB então não fará diferença.

 

Mas se tiver mais tráfego em sua rede local --- por exemplo um servidor de mídia tipo o Plex --- que acesse muito de uma ou outra estação e TV então é claro que deve deixar esses dispositivos do mesmo lado da rede, ou no switch ou no roteador, nunca um de cada lado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!