Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, beleza? Seguinte, uma ventoinha do cooler do meu processador parou de girar, acredito que seja a que puxa o ar... simplesmente parou do nada.. a temperatura nesse momento com algumas páginas abertas e ouvindo música no youtube varia de 38 a 45 dependendo do que estou fazendo... monitorei a temperatura enquanto jogava valorant e a temperatura máxima foi a 65 graus, variando entre 62-65

vou deixar algumas imagens para que vocês possam ver o modelo do meu cooler e cpu..

minha config é um i7 3770 - 16gb - GTX 1050ti - fonte 550w - gabinete é um GABINETE GAMER TGT JESTER, MID-TOWER...

estou preocupado apesar da temperatura aparentemente estar ok  ........ edit: abri o pc e conectei uma fan de quatro buraquinhos em um lugar com três, está funcionando por enquanto...

WhatsApp Image 2023-08-11 at 21.16.43 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-08-11 at 21.16.43.jpeg

Postado

@ducstt Se o cooler parou de girar, é sinal que estragou, e nesse caso só trocando.

Se ele for um cooler de 120mm, é só comprar um novo e colocar no lugar, e é até fácil de achar esses de 120mm.

Você pode pegar esse outro extra que está na parte de trás, e colocar ele no lugar desse preto que parou.

E se esse cooler estragou, certamente tem um motivo, e um desses pode ser relacionado a má alimentação, proveniente de fonte ruim.

Postado

Este símbolo do "foguinho" ai no meio já diz tudo. 😉

Dois fans nestes air cooler com um dissipador fazem pouca diferença - como você já notou na pratica; é 1-2 graus, faça como o Elder disse, passa o fan de trás para frente e deixa só um.

Postado

pessoal, troquei a entrada dele na placa-mãe que é de quatro buracos e coloquei em outra que é de três encaixes e está funcionando por enquanto... Elder, acredito que essa fonte que está no computador realmente não seja de boa qualidade.. com essas configurações que eu uso, qual seria uma fonte ideal? que seja de custo-benefício 

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, ducstt disse:

Elder, acredito que essa fonte que está no computador realmente não seja de boa qualidade.. com essas configurações que eu uso, qual seria uma fonte ideal? que seja de custo-benefício 

Pylon 450, MSI MAG A550BN, e Pichau Nidus 500.

E nada de estabilizadores.

Só use filtro de linha que realmente ajuda na proteção.

Postado

Obrigado Elder... uma questão, sobre trocar o cooler, é fácil? e como eu sei o tamanho do meu cooler?

outra dúvida... digamos que ele pare de girar novamente, tem algum problema em eu usar com ele parado? se a temperatura continuar normal, é claro..

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, ducstt disse:

uma questão, sobre trocar o cooler, é fácil?

Sim, é só soltar aquelas presilhas laterais do cooler e puxar ele pra frente.

Não precisa nem tirar da placa-mãe, é só soltar a parte do cooler mesmo, e depois voltar para o lugar com um cooler novo.

A presilha que me refiro é isso aqui: f8e90eb8db7f0e8ab08f3d2e761dcfc0

Seu cooler já tem, é só soltar com a mão.

e como eu sei o tamanho do meu cooler?

Site do fabricante do AC, procurando o modelo exato do AC no google mesmo.

Ou então medindo o cooler, se der 12cm é 120mm.

outra dúvida... digamos que ele pare de girar novamente, tem algum problema em eu usar com ele parado? se a temperatura continuar normal, é claro..

Não.

Isso seria dissipação passiva.

Contanto que mantenha o gabinete sendo bem refrigerado, pode manter sem o cooler mesmo.

Se o cooler parar, você pode tirar ele do lugar, e colocar outro fan do gabinete ligado no CPU_FAN, só para a placa-mãe não atrapalhar quando ligar, e usar.

A temperatura estando boa e o gabinete sendo bem refrigerado, não vai dar problema, só não exagere muito em manter esse tipo de uso, pois esse AC não é tão grande e indicado para uma dissipação passiva.

Um modelo que já vi de dissipação passiva é um da Noctua, onde não tem fan algum, literalmente, porém é caro.

91eMwO+tm+S.jpg

Postado

Muito obrigado pela ajuda... após o ocorrido eu troquei o conector de lugar e após horas de uso ele não parou... 

essa é uma img da net... o cabo que sai da fan tem quatro buracos  e estava conectado em um lugar de quatro encaixes.. porém eu o conectei em um lugar que só tem conexão para três e até agora após horas e horas de uso ela não parou...

cap8-23_html_m36c87b73.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!