Ir ao conteúdo

Quero instalar mais memória no meu notebook Dell Vostro 3460

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Meu nome é Mauro. Tenho um notebook Dell e procuro alternativas para maximizar o desempenho dele. Trabalho com contabilidade, normalmente com várias abas da internet abertas, duas telas conectadas, vários sistemas abertos, planilhas,...

Seguem especificações:

Modelo: Vostro 3460

Processador Intel (R) Core (TM) i5-320M CPU @ 2.60GHZ, 2601Mhz

Sistema Operacional: Windows 10 Pro

Substituí o HD por um SSD Kingston SA400S37240G.

memória RAM: 6,00 GB (utilizável: 5,86 GB)

Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64

Etiqueta de serviço: xxxxx

Pois bem, o motivo do meu contato é:

Preciso otimizar e melhorar o processamento do notebook. Vocês têm alguma opção para mim? Posso trocar o processador dele? O que me sugerem para aumentar o desempenho dele? Instalar mais memória RAM?

Gostaria muito que pudessem sugerir algo.
Grato!

• Moderador
  • Solução
Postado

@Mauro Luís Müller Olá, Mauro. A primeira coisa que eu teria recomendado você já fez que foi instalar um SSD no notebook, a diferença é gritante. Se ainda assim o notebook não está com uma performance que te agrada, levando em conta que você disse que trabalha com vários programas abertos simultaneamente, é possível que apenas 6GB de memória seja pouco, mas também tem a questão do processador, que não é potente e é bem antigo.

Antes de gastar com mais memória eu primeiramente teria a certeza de que não há nenhum programa em segundo plano gastando recursos demais de forma desnecessária. Alguns antivírus por exemplo, como já vi o Avast fazer, podem acabar reduzindo muito a performance da máquina quando o notebook tem configurações modestas. Estou usando antivírus como um exemplo, pode ser que tenha diversos outros processos rodando em segundo plano no seu notebook, às vezes se iniciam automaticamente com o Windows e você nem percebe. Você pode impedir que determinados programas executem automaticamente ao ligar o computador através do Gerenciador de Tarefas, na aba "Inicializar".

Outra coisa que pode reduzir a performance da máquina com o tempo é a sujeira. Se o computador não receber manutenção (limpeza e troca de pasta térmica), pode ser inevitável que ele comece a apresentar problemas eventualmente. Isso também pode colaborar para um notebook mais barulhento.

Ademais, fazer uma nova instalação, limpa, do sistema operacional pode ajudar também. Além de tentar manter o sistema sempre atualizado e também configurar o Windows desativando quaisquer opções que não te interessam e possam consumir recursos computacionais desnecessários.

Sobre a troca de processador eu não entendo nada sobre isso em notebooks, é bem mais complicado do que se fosse um computador de mesa. A essa altura eu já pensaria se não seria melhor comprar um notebook novo.

Enfim, se nada dessas coisas que eu falei resolverem, talvez seja interessante colocar mais memória RAM no aparelho, mas novamente eu acho que ficar gastando com um notebook muito antigo não é uma ideia tão boa, quando se pode simplesmente comprar um novo que será superior em todos os aspectos. Ou quem sabe um computador de mesa, pois são bem mais simples de fazer upgrades ao longo do tempo, além de ter um preço mais em conta, a não ser que você precise mesmo da portabilidade de um notebook.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!