Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, quero fazer um upgrade elevando ao máximo o kit que tenho sem precisar trocar placa-mãe, gostaria da opinião de vocês minha configuração é, Processador Ryzen 5 5600x, 16 gb 3600MHz xpg d45, RTX 3070 Eagle OC, Fonte Core Reactor 850w, placa-mãe B450 Aorus Elite, 1 Tb HD, SSD M.2 ADATA Falcon 512 gb. Watercooler Rise Mode 240ml e muito RGB. 

Minha dúvida é:

"Essa placa-mãe seria o suficiente para esse processador Ryzen 7 5800x3d sem ficar dando tela azul ou desligando o PC ou outro tipo de problema ?

Esse Watercooler consegue manter ele  na casa dos 70 graus? 

Se não for ideal, qual processador vocês me indicam pra extra o máximo dessa configuração? 

Postado

O VRM dessa placa-mãe é 75 Ampères, o que é OK até para um 5700X - em stock.

O ideal do 5800X, 5800X3D é placa-mãe com VRM pelo menos 100 Ampères.

Se já tem a placa teste, caso o VRM esteja esquentando muito coloque um fan forte soprando sobre o circuito.

Agora se for comprar, pegue uma B550 com VRM reforçado, exemplo ASUS TUF. Combinar CPU caro com placa-mãe barata não é boa ideia.

Postado

Provavelmente o que vai acontecer com a limitação do VRM é do clock do CPU ficar um pouco abaixo do teórico, nada que faça diferença em  jogos - razão de comprar  5800X3D. Vide este caso (Reddit - Google Translator):

Citação

Tenho uma placa-mãe MSI B450 PRO VDH PLUS e instalei um processador Ryzen 5800x3d.

Após extensa pesquisa, descobri que a escolha ideal para o Ryzen 5800x3d seria uma placa-mãe com VRM de no mínimo 100A.

No entanto, minha placa-mãe B450 tem um VRM de 75A (configuração 4+2).

Mesmo assim, realizei testes de estresse usando o Cinebench R23 por 20 minutos, e a temperatura do VRM permaneceu em torno de 65°C (com temperatura ambiente de 20°C), conforme observado com o HWinfo.

O processador estava consumindo 120W e mantendo uma utilização de 100% com todos os núcleos rodando a 4.330GHz, com a temperatura atingindo aproximadamente 79°C.

Vale ressaltar que o BIOS possui o recurso Kombo Strike (3) ativado. Esses valores me parecem bons, mas gostaria de saber se o VRM de 75A da minha placa-mãe pode ser um fator limitante ou um possível problema no futuro, colocando estresse excessivo no VRM.

- O VRM definitivamente está limitando as velocidades do 5800x3d. Com Kombo 3, você deve obter 4450mhz (pico de 4550mhz).

Neste exemplo perdeu ~3 - 5% do clock teórico, numa situação de uso de 100% do CPU, o que não ocorre em jogos, nada para se preocupar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!