Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia, tinha um 3600x 4.0 a 1.26 volts, mudei para o 5500, coloquei 4.2 a 1.25 volts e soc 1.15, coloquei todos os boost em disable, só o scalar q não conseguir, deixei manual e um 1x, retirei do auto, o max cpu boost override, não consigo mudar ele no auto, nem para manual, nem para disable, passou cinebench e também no occt sem nenhum erro, só que minhas memórias são corsair vegeance pro 3600, está ativado o xmp, lembro q uma vez no 3600x, fui tentar deixar elas 16-16-16-38, o windows até inicio, mas depois dava um congelamento igual estou tendo agora, só q dessa vez estou usando as memórias só com xmp ativo sem modificar nada, será q está tendo um problema de compatibilidade com o 5500? usando a mesmo placa-mãe b550m tuf plus wifi 2, obrigado

Postado

É, comece atualizando a BIOS para a versão mais recente (o que é outra forma de dizer que você deve resetar). Depois ative apenas o XMP. Garanta a paridade 1:1 da frequência da RAM e UCLK / Uncore. Mexa só nisso e teste a estabilidade, sem sair também mexendo em um monte de outras coisas ao mesmo tempo.

• Obrigado 1
Postado

você sempre aqui, esqueci de mencionar, atualizei a BIOS antes de mudar o processador, então esse já está na BIOS nova, sim as memórias estão 1:1, vou testar em stock então, é q stock manda a tensão para 1.3 alguma coisa, esquenta, watercooler as ventoinha faz barulho demais, se caso freezar assim, problema no processador? sendo q no meu 3600x, os dois estão com o mesmo windows, eu renderizava vídeo, abria 300 abas de navegador e etc

2 minutos atrás, Imakuni disse:

É, comece atualizando a BIOS para a versão mais recente (o que é outra forma de dizer que você deve resetar). Depois ative apenas o XMP. Garanta a paridade 1:1 da frequência da RAM e UCLK / Uncore. Mexa só nisso e teste a estabilidade, sem sair também mexendo em um monte de outras coisas ao mesmo tempo.

Postado
4 minutos atrás, BITICA disse:

você sempre aqui, esqueci de mencionar, atualizei a BIOS antes de mudar o processador, então esse já está na BIOS nova, sim as memórias estão 1:1, vou testar em stock então, é q stock manda a tensão para 1.3 alguma coisa, esquenta, watercooler as ventoinha faz barulho demais, se caso freezar assim, problema no processador? sendo q no meu 3600x, os dois estão com o mesmo windows, eu renderizava vídeo, abria 300 abas de navegador e etc

Você pode mexer na curva de fan se quiser, isso não vai importar... de qualquer forma, o que você quer num primeiro momento é isolar as variáveis. Não necessariamente é problema no processador, mas fica mais fácil começar a diagnosticar a partir daí do que sair mexendo em um monte de coisa ao mesmo tempo.

• Obrigado 1
Postado

sim, entendi, só perguntei se processador pode causar esses congelamento, como usei o meu 3600x por 300 anos e nunca tive problema e também não acompanhou forum de hardware, estou por fora das causas, obrigado vou fazer os testes e retorno, tenha um ótimo dia.

11 minutos atrás, Imakuni disse:

Você pode mexer na curva de fan se quiser, isso não vai importar... de qualquer forma, o que você quer num primeiro momento é isolar as variáveis. Não necessariamente é problema no processador, mas fica mais fácil começar a diagnosticar a partir daí do que sair mexendo em um monte de coisa ao mesmo tempo.

Postado

testei hoje com a BIOS em configurações padrões de fábrica, só ativei o svm, xmp e configurei a rotação das fans, não tive problema, esse é o primeiro cpu q pego q passa no cine e no occt, mas depois acaba congelando e a música fica igual disco arranhado, você consegue alternar entre as janelas abertas mas não consegue fazer mais nada, tem alguma dica para estabilizar o undervolt sem diminuir clock ou subir a voltage, o q posso tentar fazer para tentar estabilizar com a mesmo voltage e o mesmo clock? obrigado

Em 17/08/2023 às 10:48, Imakuni disse:

Postado
1 hora atrás, BITICA disse:

tem alguma dica para estabilizar o undervolt sem diminuir clock ou subir a voltage, o q posso tentar fazer para tentar estabilizar com a mesmo voltage e o mesmo clock? obrigado

Fácil: compre um processador melhor.

Não tem mágica... assumindo que você tenha diagnosticado para não ser problema de outra coisa (por exemplo, software buggado, placa de vídeo com defeito, OC de RAM instável, etc), suas únicas saídas para uma dada combinação de tensão e frequência que não funcione são:

1. Aumentar tensão.
  2. Diminuir o clock.
  3. Comprar outro processador e ver se o novo chip aguenta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...