Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Guys boa noite, fiz uma compra uma placa-mãe nova e fui fazer a atualização da BIOS, porém na hora de ligar os cabos eu acabei trocando o ATX 12V com o do PCIe da minha GPU. No momento estou usando o PC sem gabinete e estou dando start pela chave de fenda, o problema é que o Led da minha memória Ram liga porém todo o restante não da sinal de vida. Eu reverti a alocação dos cabos, coloquei cada um no lugar certo e mesmo assim a maquina não da sinal de vida, nenhum cooler liga e muito menos consigo dar start pra entrar na BIOS. Alguém pra dar uma luz de como prosseguir, medo de ter queimado minha placa de Vídeo. 
Minhas specs
B550M Aorus Elite Rev 1.3
4x8GB 3200Mz Team Force
Processador Ryzen 5 3600
GPU Gigabyte RX 6000 8GBRAM

SSD NVMe 2.0 Samsung 980 Pro 1TB 

Postado

@Sturyn Fez uma baita de uma besteira.

A polaridade dos conectores EPS e PCI são invertidos, ou seja, onde um manda 12V, o outro manda Negativo.

Se ligou, já danificou algo na primeira vez que iniciou o pc, e nesse caso, vai embora placa-mãe, placa de vídeo, as vezes processador e ram no processo.

É sempre recomendado ficar atento aos conectores, não é difícil de confundir, pois cada um se separa em locais diferentes.

Jmm0CQQ.png

Postado

Bom infelizmente eu conectei os cabos errados e liguei o PC dessa maneira, então possivelmente danificou. Fiz mais alguns testes e quando eu tiro a bateria de lítio pra resetar as BIOS o PC starta sem a placa de Vídeo, porém quando coloco a placa o PC volta a não ligar de novo. Nesse caso, posso considerar que somente a placa de Vídeo foi de F ? E alguma chance de tentar recuperar?

• Membro VIP
Postado

@Sturyn Boa noite

Qual o modelo da fonte de alimentação.

Provavelmente a fonte desarmou e por isso que não está dando vídeo.

Remova da tomada por uns 15 segundos e volte a ligar.

Você deveria ter pego dois pentes de 16Gb ao contrário de pegar 4 pentes de 8Gb 🙄.

Difícil vai ser fazer esses 4 pentes a 3200Mhz.

Postado

Olá bom dia

Minha fonte é possivelmente de uma marca não tanto conhecida(Imagem da marca e do modelo) Enfim, ela é uma fonte de 550w com PFC Ativo e com selo 80 Plus Bronze(Assim como diz no anuncio da qual eu comprei e sim, ela tem RGB já um tempo que comprei essa fonte) 

No caso das memórias Rams eu acabei não lendo o anuncio direito, e me confundi nas opções de compra. Eu testei sobre deixar fora da tomada, porém mesmo assim continua o mesmo problema. As Rams ligam, mas nada da sinal de vida

bla.webp

Uma breve atualização, eu continuei mexendo na questão dos cabos, cheguei até a abrir a fonte pra ver se encontrava algo, porém nada. Mas nesse meio tempo que eu desconectei tudo e deixei fora da tomada, depois que liguei o PC ele iniciou normalmente direto na tela da BIOS (SSD ta desconectado) dando a mensagem de que o arquivo da BIOS foi resetado, eu não mexi em nada mais e uns 2 minutos depois ele desligou por completo e no momento não estou conseguindo ligar novamente. Fiz uma compra do botão power pra estar ligando o PC sem a chave de fenda, só que eu queria saber o porque do PC não estar ligando quando eu aproximo a chave de fenda nos dois Pinos. 

Desde que eu comecei a mexer notei que o RGB é o primeiro a acender assim que eu conecto a fonte na tomada ou mesmo ativo a chave, porém em alguns momentos dos testes que fiz percebi que o Led só ligava depois de eu tentar ligar o PC em si com a chave de fenda. Assim que eu encosto a ponta da chave nos pinos, ela pisca e então 2 segundos depois acende. Isso ocorreu umas três vezes já. 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Sturyn disse:

Olá bom dia

Minha fonte é possivelmente de uma marca não tanto conhecida(Imagem da marca e do modelo) Enfim, ela é uma fonte de 550w com PFC Ativo e com selo 80 Plus Bronze(Assim como diz no anuncio da qual eu comprei e sim, ela tem RGB já um tempo que comprei essa fonte) 

No caso das memórias Rams eu acabei não lendo o anuncio direito, e me confundi nas opções de compra. Eu testei sobre deixar fora da tomada, porém mesmo assim continua o mesmo problema. As Rams ligam, mas nada da sinal de vida

bla.webp

Uma breve atualização, eu continuei mexendo na questão dos cabos, cheguei até a abrir a fonte pra ver se encontrava algo, porém nada. Mas nesse meio tempo que eu desconectei tudo e deixei fora da tomada, depois que liguei o PC ele iniciou normalmente direto na tela da BIOS (SSD ta desconectado) dando a mensagem de que o arquivo da BIOS foi resetado, eu não mexi em nada mais e uns 2 minutos depois ele desligou por completo e no momento não estou conseguindo ligar novamente. Fiz uma compra do botão power pra estar ligando o PC sem a chave de fenda, só que eu queria saber o porque do PC não estar ligando quando eu aproximo a chave de fenda nos dois Pinos. 

Desde que eu comecei a mexer notei que o RGB é o primeiro a acender assim que eu conecto a fonte na tomada ou mesmo ativo a chave, porém em alguns momentos dos testes que fiz percebi que o Led só ligava depois de eu tentar ligar o PC em si com a chave de fenda. Assim que eu encosto a ponta da chave nos pinos, ela pisca e então 2 segundos depois acende. Isso ocorreu umas três vezes já. 

Tente ligar sem a placa de vídeo espetada no PC.

Tente ligar a fonte usando o método do clips, mais desliga tudo da fonte e veja se a ventoinha se gira.

testetando+fonte+de+alimenta%25C3%25A7%2

Postado
7 horas atrás, Sturyn disse:

Nesse caso, posso considerar que somente a placa de Vídeo foi de F ? E alguma chance de tentar recuperar?

É possível que tenha danificado a GPU então.

Se a GPU queimou por ligar errado, não sei se a garantia iria cobrir reparos, mas isso só poderia ser feito sem abrir a placa.

2 horas atrás, Sturyn disse:

Baita coragem usar essa fonte ai.

Na imagem já da pra ver a marca, BRX, marca de fonte genérica.

Eu recomendo é a troca dessa fonte também, isso é fonte bombinha com cara de fonte boa, essa marca já esteve no mercado com produtos bem piores também.

Postado

Pois então a fonte segue funcionando perfeitamente. Antes de fazer o teste do clips, eu tentei ligar mais uma vez com a placa e sem a placa de vídeo ambos deram não ligaram, tirei todos os cabo fiz o teste do clips e a fonte ligou normalmente, coloquei os cabos de volta e tentei ligar sem a placa e o cooler da CpU ligou, além de claro a fonte também ligoi normalmente ou seja o PC em si ligou. Testei com a placa de vídeo e ele também ligou e deu vídeo pra config da placa-mãe. Cara eu realmente não estou entendendo o que ta rolando, porque tem hora que liga e hora que não liga. Desliguei e Liguei mais umas três vezes e funcionou perfeitamente. 

Sobre essa fonte eu já estou com ela já tem uns 4/5 anos eu já deveria ter trocado a muito tempo kkkkkkk mas ela tem me servido bem. 

• Curtir 1
Postado

@Sturyn Ficou bem estranho mesmo, hora funciona e hora não, o que dá pra dizer é que isso não é normal.

10 horas atrás, Sturyn disse:

Sobre essa fonte eu já estou com ela já tem uns 4/5 anos eu já deveria ter trocado a muito tempo kkkkkkk mas ela tem me servido bem. 

Já deveria mesmo, quase 5 anos com essa fonte.

Do jeito que a marca já esteve no mercado com produto ruim, é sorte não ter queimado o pc até agora.

Recomendo já trocar ela logo antes que danifique mais peças.

• Solução
Postado

Bem, até o momento o computador já não esta mais apresentado nenhum sinal de problema. A fonte já estou a par para comprar uma nova o quanto antes, nesse momento estou usando o PC tranquilo sem quaisquer problemas adicionais. Valeu pela atenção de vocês 🙂 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...