Ir ao conteúdo

Quero colocar mais um fan no meu Air cooler!

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Tenho um Sage V2 da pichau, ele ja vem de fabrica com um fan na frente do heatpipe, mas eu quero colocar mais um para refrigerar ainda mais o processador.

porém, estava com duvida em relação as conexões da fan em si, a que veio de fabrica com o air cooler, eu conectei na CPU_FAN e ta funcionando padrão!

Ai eu queria saber se caso eu compre outra fan, se eu posso colocar no conector de 4 pinos, o CPU_PUMP.

Tem problema colocar o fan nessa porta?
ImagemdoWhatsAppde2023-08-19(s)17_39_38.jpg.7ec60d246563352a39ea2c058d63cef0.jpg

• Moderador
  • Solução
Postado

@patrekis Pode colocar. Só que acredito que a FAN vai ficar em 100% da rotação por padrão, então você teria que modificar isso aí na BIOS, assumindo que a sua permita isso.

Você também pode pegar um splitter pra conectar as 2 fans em um único header.

Postado

Se já tiver o fan pode colocar e ligar no CPU_PUMP ou num SYS_FAN.

Mas se for o fan comprar não compensa, o segundo fan em air cooler de torre única faz pouca diferença, e um bom fan PWM com CFM e pressão adequados vai custar no mínimo uns R$ 80,00.

Exemplo, teste com um Noctua NH-U14S, com 2 fans deu 1,6 graus de diferença em relação a 1 fan na frente do dissipador, como vem de fábrica.

2,2 foi com este fan na traseira do dissipador, posição que nenhum air cooler usa.

Air-cooler-1x2-fans.jpg

Postado
19 horas atrás, 1lokos disse:

Se já tiver o fan pode colocar e ligar no CPU_PUMP ou num SYS_FAN.

Mas se for o fan comprar não compensa, o segundo fan em air cooler de torre única faz pouca diferença, e um bom fan PWM com CFM e pressão adequados vai custar no mínimo uns R$ 80,00.

Exemplo, teste com um Noctua NH-U14S, com 2 fans deu 1,6 graus de diferença em relação a 1 fan na frente do dissipador, como vem de fábrica.

2,2 foi com este fan na traseira do dissipador, posição que nenhum air cooler usa.

Air-cooler-1x2-fans.jpg

É que eu vou tampar meu pc de fan,pra ficar o mais refrigerado possível, mas pelo visto uma fan ja da conta.
valeu!

Postado
38 minutos atrás, patrekis disse:

É que eu vou tampar meu pc de fan,pra ficar o mais refrigerado possível,

Isso também é outra ilusão, tem casos que encher o gabinete de fans até chega a atrapalhar.

Em geral 3 ou 5 é suficiente, em todo caso, cada gabinete é um caso. 😉

Um exemplo, e com gabinete moderno da Thermaltake, que tem fans de entrada na frente, em baixo e atrás. Acrescentando 9 fans (de 140mm) aos 3 que vem de fábrica baixou 1,1 grau no CPU e 4 graus na VGA, agora imagina o custo de 9 fans de 140mm da Thermaltake. Em amarelo as fans do WC.

3x11-fans.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!